quarta-feira, abril 02, 2008

Donnie Darko Vs. Alucinações do Passado

























Aos fãs de Donnie Darko (2001): vocês já viram Alucinações do Passado (Jacob's Ladder, 1990), de Adrian Lyne? É um dos filmes mais originais e assustadores da década passada.

Recentemente, nós falamos de filmes subestimados e sei que muitos lembram de Donnie Darko. Pode ser obra do acaso, mas acho que há uma certa ligação entre as duas produções.

Em Alucinações do Passado, Tim Robbins é Jacob Singer, um veterano do Vietnã que é assombrado por criaturas e outras situações sobrenaturais. Traumatizado pela morte do filho, que aparece constantemente diante de seus olhos, Jacob decide descobrir o que realmente está acontecendo em sua vida.

Sem querer estragar o filme, a premissa pode ser diferente, mas a solução é totalmente Donnie Darko. Em 2001, o diretor Richard Kelly ganhou a admiração de vários cinéfilos com seu filme fantástico sobre o personagem-título interpretado por Jake Gyllenhaal. Muitos acharam seu trabalho original, mas quero saber se a maioria dos fãs de Donnie Darko viu Alucinações do Passado.

O diretor Adrian Lyne adora um thriller erótico (vide Atração Fatal, Proposta Indecente, Infidelidade), mas quando decidiu fazer algo diferente, ele surpreendeu e entregou seu filme mais intrigante. Talvez o melhor. Alucinações do Passado tem roteiro de Bruce Joel Rubin, que escreveu Ghost no mesmo ano.

Não estou dizendo que Donnie Darko é uma cópia de Alucinações do Passado. Mas vale como dica para conhecimento ou comparação, afinal a história do cinema não começou nesta década. Ou no ano do nascimento de qualquer fã da sétima arte.

15 Comments:

At 8:55 PM, abril 02, 2008, Blogger Kamila said...

Otavio, eu não gosto de "Donnie Darko", mas anotei aqui sua sugestão para tentar encontrar na locadora que frequento.

Beijos.

 
At 10:01 PM, abril 02, 2008, Blogger Dr Johnny Strangelove said...

Tá ai um fato curioso, muitas vezes pensamos que o filme é original levamos um baque e dizemos famosa palavra "f**&(&¨(¨" pelo menos sendo bem executado seja uma boa homenagem ... e pelo jeito ... esse ai é só baixando ...

 
At 10:11 PM, abril 02, 2008, Anonymous Anônimo said...

Prometo que vou procurar para ver. Mas é um filme que, como Larry Flynt, não tem aqui nas locadoras. Eu considero Donnie Darko um filme maravilhoso. Estava até revendo algumas partes hoje. Acho que não é nem o fato de ser original (apesar de eu considera-lo isso sim) mas a forma como foi conduzido, e o desafio à audiência. Isso tirando todo o entretenimento, incluindo minha trilha sonora preferido de todos os tempos.

Mas fica anotada a dica.

Ciao!

 
At 10:33 PM, abril 02, 2008, Blogger Unknown said...

Realmente o Lyne adora um thriller erótico - e somente "Atração Fatal" e "Infidelidade" escapam do imbecílico. Este "Alucinações do Passado" eu nunca vi pelas prateleiras da locadora, eu acho. Adorei o roteiro, pelo que você contou. È até melhor do que "Donnie Darko", um filme que admiro bastante. Vou olhar com mais calma por aí, quem sabe eu encontro...
Abraço, Otávio!

 
At 10:45 PM, abril 02, 2008, Anonymous Anônimo said...

Não entendi exatamente o motivo desse post, mas quando encontrar esse "Alucinações do Passado" deverei ver.

 
At 11:21 PM, abril 02, 2008, Anonymous Anônimo said...

Acho Alucinações do Passado infinitamente melhor. Donnie Darko é um bom filme, mas virou aquela coisa de adoração , de culto pelos nerds de plantão.

 
At 1:04 AM, abril 03, 2008, Anonymous Anônimo said...

Otávio,
Tem em DVD? Ou só VHS?

 
At 2:14 AM, abril 03, 2008, Anonymous Anônimo said...

Alucinações do passado infelizmente ainda não saiu em dvd. É um ótimo filme e foi uma boa lembrança e comparação interessante com Donnie Darko que vc fez, Otávio. Acho que a principal diferença entre os 2 filmes é o uso da trilha sonora pop rock em Donnie Darko, o que acabou gerando mais fãs e chamando a atenção das pessoas, pois o uso de imagens com canções que gostamos gera um sentimento mais identificador e intenso, mesmo num roteiro complicado que normalmente não funcionaria sem essa grande "ajuda sonora".

 
At 10:33 AM, abril 03, 2008, Blogger Otavio Almeida said...

A dica está dada, amigos! Eu prefiro ALUCINAÇÕES DO PASSADO, mas não acho nenhum dos dois filmes geniais. Interessantes, muito bem conduzidos, mas não acho geniais.

Vinicius, o post surgiu de uma discussão minha com um amigo sobre DONNIE DARKO e ALUCINAÇÕES DO PASSADO. Acho que vou fazer comparações entre filmes... similares em certas ocasiões. Para gerar discussões, trocar idéias, etc. Eu, por exemplo, preciso voltar a DONNIE DARKO.

Abs!

 
At 11:10 AM, abril 03, 2008, Blogger Marcus Vinícius Freitas said...

Sei que o criador do Silent Hill 2 se inspirou bastante nesse 'Jacob's Ladder', aquelas enfermeiras sem rostos e tal. Fiquei extremamente curioso, eu sempre quis vê-lo, mas nunca achei também. =/

 
At 11:58 AM, abril 03, 2008, Anonymous Anônimo said...

Otavio, o problema é que não considero "Donnie Darko" um excelente filme pelas razões que todos comentam sobre os fãs do filme. Vi o longa na minha adolescência num momento em que tudo aquilo tinha um pouco a ver com minha vida - ou seja, meio que tem um valor "sentimental" para mim, sem levar em conta seus méritos. Portanto não sei se é original ou não, só sei que me marcou bastante (questão de identificação, nada mais).

Abraço!

 
At 12:13 PM, abril 03, 2008, Blogger Pedro Henrique Gomes said...

Tô bem por fora pois não vi ambos os filmes.

Abraço!!!

 
At 1:12 PM, abril 03, 2008, Anonymous Anônimo said...

Bem, eu to com o Vinicius, concordo em genero, numero e grau. Quando o vi pela primeira vez, fiquei maravilhado. E até hoje não me recuperei, acho. Uma paixão minha do cinema. Inexplicável. Mesmo com esse valor sentimental, acho sim um genial filme, muito bem conduzido e escrito.

Ciao!

 
At 1:12 PM, abril 03, 2008, Anonymous Anônimo said...

Bem, eu to com o Vinicius, concordo em genero, numero e grau. Quando o vi pela primeira vez, fiquei maravilhado. E até hoje não me recuperei, acho. Uma paixão minha do cinema. Inexplicável. Mesmo com esse valor sentimental, acho sim um genial filme, muito bem conduzido e escrito.

Ciao!

 
At 12:04 PM, abril 05, 2008, Blogger Hugo said...

"Alucinações do Passado" tb é um filme muito interessante, porém achei "Donnie Darko" melhor.
Quanto a Adrian Line ele mostrou que poderia seguir um caminho diferente em seus filmes, mas como vc disse preferiu ficar nos dramas eróticos.

Abraço.

 

Postar um comentário

<< Home