quinta-feira, março 27, 2008

Grandes poderes trazem grandes responsabilidades


Muitos críticos e cinéfilos cultivam um certo preconceito quando um bom ator topa fazer um filme daqueles que alguns adoram dizer que... "não é sério". Lembro até hoje que li sobre um alerta do agente de Daniel Day-Lewis para que o ator não aceitasse o papel principal de O Último dos Moicanos, porque o filme de Michael Mann destruiria sua carreira. Bom, sabemos muito bem que Day-Lewis bebeu seu milkshake todinho e fez a festa.

Eu acho isso uma bobagem. A presença de um ator de primeira linha apenas engrandece a produção em termos de qualidade. Seja qual for o gênero. O problema é escalar os atores errados para um projeto - como Billy Zane, em O Fantasma, que não salvou o filme do desastre. Mas vamos nos concentrar em grandes nomes... como Dustin Hoffman e Warren Beatty, que pagaram mico no horroroso Ishtar. Ou Robin Williams, em A Revolta dos Brinquedos. Ou seja, nome não é garantia de sucesso, assim como camisa não ganha jogo de futebol.

Mas, às vezes, esquecemos dos bons exemplos. Em dramas e outros gêneros "sérios" nem é necessário citar. Porém, em fantasia, vale lembrar de Ian McKellen, perfeito como o mago Gandalf, em O Senhor dos Anéis. Não posso deixar de lado o respeitado Jack Nicholson, que deu um show como o Coringa, vilão de Batman, e simplesmente roubou o filme do herói interpretado por Michael Keaton.

Atualmente, esse peso está nos ombros de Robert Downey Jr. e Edward Norton, dois ótimos atores que, até outro dia, eu jamais arriscaria dizer que eles seriam, respectivamente, o Homem de Ferro e O Incrível Hulk. Os fãs desses heróis dos quadrinhos comemoram, mas muita gente ainda quer ver para crer.


Aos 42 anos, Robert Downey Jr tem uma indicação ao Oscar de Melhor Ator no currículo, por Chaplin, e atuações elogiadas em filmes como Assassinos Por Natureza, Zodíaco, Garotos Incríveis e Boa Noite e Boa Sorte. Além disso, Downey Jr. ganhou o Globo de Ouro de Melhor Ator Coadjuvante pela adorável série de TV Ally McBeal. Ele ainda não tem aquela tão cobiçada estatueta dourada, mas ganhou o devido respeito. Agora, surpreendentemente, Downey Jr. aceitou ser Tony Stark, ou melhor, o Homem de Ferro.

Já Edward Norton, aos 38 anos, foi notado em As Duas Face de um Crime e imediatamente recebeu uma indicação ao Oscar de Melhor Ator Coadjuvante, por sua extraordinária atuação. Não demorou muito e ele voltou ao Oscar - só que como Melhor Ator, por A Outra História Americana. Norton é um legítimo herdeiro de grandes talentos dos anos 1970, como De Niro e Pacino. Mas acho que ele andava meio desperdiçado. Bom, você sabe, em primeiro lugar, a Hollywood de hoje oferece os melhores papéis aos galãzinhos. Dificilmente, um boa pinta recusa um roteiro de verdade, então fica difícil ter algum espaço para Edward Norton. Mas eis que, de repente, ele revelou ser fã de Hulk. Imaginem só. O ator ajudou a Marvel a redefinir o herói ao escrever e protagonizar a nova aventura do gigante esmeralda.

Ainda é cedo para dizer qualquer coisa, mas acredito nos esforços de Robert Downey Jr. e Ed Norton. São atores talentosos e é isso o que importa. Claro que se O Incrível Hulk fracassar, Norton terá uma parcela de responsabilidade, afinal ele assina o roteiro. Mas acho que ambos merecem nossos votos de confiança.

Homem de Ferro
estréia no dia 30 de abril, enquanto O Incrível Hulk chega aos cinemas no dia 13 de junho.

10 Comments:

At 8:58 PM, março 27, 2008, Blogger Kamila said...

Otavio, perfeito! Os dois merecem, sim, nosso voto de confiança.

Vou me ater ao Norton, porque você sabe que sou uma super fã dele. Acho que ele arriscou ao decidir estrelar, produzir e escrever o novo filme do "Hulk". Eu confio nele e torço muito pelo sucesso dele. Espero que dê certo, porque eu acho que isso vai abrir portas para que Norton possa fazer os filmes que ele sonha realizar, como "Motherless Brooklyn".

Acredito também que os dois atores citados no texto aprenderam que, para sobreviver na Hollywood de hoje, os atores têm mesmo que fazer esse tipo de concessões. Veja o caso de George Clooney. Ele faz um blockbusterzinho aqui e realiza outros tantos filmes com sua produtora. É uma moeda de troca e eles sabem disso.

Beijos.

 
At 12:24 AM, março 28, 2008, Blogger Rodrigo Fernandes said...

não tenho nenhuma ansiedade em ver ambos os filmes... talvez veja, talvez não... já que não sou fã de quadrinhos ou não curto muito essa tematica de filme, enfim não curti o trailer do homem de ferro, achei bobo e ainda não vi nada desse novo hulk, mas vão ter que ralar muito pra tirar o passado negro da porcaria já feita com esse nome... se bem que agora tem o Norton e curto os trabalhos dele...
e espero mesmo que ambos se salvem nesses projetos...
abraços

 
At 12:30 AM, março 28, 2008, Blogger Dr Johnny Strangelove said...

Em Norton e Downey Jr ... eu confio ... se a Marvel não se ajeitar ... é melhor parar por ai ... tá lasca mesmo ...

porém ainda fico besta com a aparição de Downey em Tropic Thunder ...

abraços

 
At 11:37 AM, março 28, 2008, Blogger fabiana said...

Só uma coisa: onde eles estavam com a cabeça quando escalaram Michael Keaton para ser o Batman? Pelamordedeus!

Eu vou assistir Homem de Ferro por causa do Downey Jr. e talvez assista Huck por causa do Norton, pra você ver como um bom ator pode se tornar um chamariz para produções duvidosas.

 
At 12:49 PM, março 28, 2008, Anonymous Anônimo said...

O trailer e algumas cenas de O Homem de Ferro não me convenceram. Mas pode ser implicância minha.

 
At 10:33 PM, março 28, 2008, Anonymous Anônimo said...

Torço para que ambos os projetos sejam grandes sucessos - não só de público, como de crítica também, afinal os dois astros merecem.

 
At 11:25 PM, março 28, 2008, Anonymous Anônimo said...

"Bom, sabemos muito bem que Day-Lewis bebeu seu milkshake todinho e fez a festa." ...to rindo até agora, rsrsrsrsrsrs.

Bem, ambos estão com meus votos de confiança. Acho ambos excelentes atores, e, concordo, eles elevam o valor do blockbuster, não fazem papel de idiotas. Mas sinceramente, mesmo com Downey Jr. e Norton, além de Bale em The Dark Knight, tenho um sentimento de que quem vai roubar a festa e levar a maior dos arrasa-quarteirões será Heath Ledger.

Ciao!

 
At 3:49 AM, março 29, 2008, Anonymous Anônimo said...

não sou das maiores fãs de adaptações de super heróis, mas esses dois eu nao posso perder. adoro o edward norton, e simplesmente sou apaixonada pelo robert. ambos estao em uma excelente fase, tomara que façam sucesso!

 
At 11:10 PM, março 31, 2008, Blogger Otavio Almeida said...

Gente, não entrei na internet neste fim de semana e não respondi ninguém... Peço desculpas. E obrigado pela participação.

Abs!

 
At 10:26 PM, abril 02, 2008, Blogger Unknown said...

Bom, espero que "Iron Man" seja um pouco melhor do que minhas expectativas prevêem, porque não estou apostando muitas fichas neste filme. Já em "Hulk" estu apostando todas - não só pela presença de Norton, um excepcional ator - como pelos teasers que vi circulando na net, muito bons.
Abraço!

 

Postar um comentário

<< Home