quarta-feira, março 26, 2008

Quando a ignorância é uma bênção


Acho que o nome deste blog não merece os meus pensamentos nos últimos meses. Estou cada vez mais decepcionado com Hollywood. As boas idéias acabaram e os filmes ficaram adolescentes demais. Pois bem. Volto a tocar no polêmico tema dos remakes.

Sei que refilmagens não foram criadas nesta década. Isso sempre existiu. As versões de Ben-Hur e Os Dez Mandamentos com Charlton Heston não são originais, e O Homem Que Sabia Demais, com James Stewart, é um remake americano do próprio Alfred Hitchcock. Já tivemos vários Dráculas, três King Kongs e duas Guerras dos Mundos. Alguns até valeram a pena, mas a falta de imaginação está passando dos limites.

A bola da vez é Os Pássaros, que terá refilmagem já em 2009. O diretor é o Martin Campbell, que fez A Máscara do Zorro, 007 Contra Goldeneye e Cassino Royale. Esse cara gosta de um revival. Naomi Watts fica com o papel de Tippi Hedren. Com o King Kong, de Peter Jackson, no currículo, Naomi quer ser a musa dos remakes.

Mas se Alfred Hitchcock foi o mestre do suspense no cinema, qual seria o critério para a escolha de Martin Campbell? Se a refilmagem vai acontecer, será que não dá para convidar M. Night Shyamalan? Tim Burton? Ou qualquer outro bom diretor? Talvez porque esses caras não aceitariam. Os Pássaros não é um filme com efeitos visuais da década de 1930 ou uma produção B que merece uma atualização. Isso é um clássico. O DVD está aí e a imagem é ótima.

Vocês podem me chamar de "careta", "velho" ou "vintage", mas pergunto: Os Pássaros precisa de refilmagem? Quem faz remake em Hollywood defende a tese de que novas gerações precisam conhecer essas boas histórias. E que a criançada não tem paciência com filmes antigos. Nem mesmo com produções remasterizadas disponíveis em DVDs nas melhores locadoras. Balela. A criatividade está quase no fundo do poço e a grana fala mais alto. Duvido que o novo Os Pássaros seja resultado de um projeto sonhado por Martin Campbell há anos.

É por isso que prefiro um Indiana Jones de 60 anos a uma refilmagem com Tobey Maguire (ou outro jovem ator) como o arqueólogo criado por George Lucas. Já pensou uma refilmagem de Duro de Matar com The Rock? Sou mais o Bruce Willis sessentão. E que tal Denzel Washington no papel de Michael Corleone, em O Poderoso Chefão? Para curtir novas versões de filmes da nossa vida, só mesmo não tendo visto os originais. De outra forma, não dá. Vou chorar. Desculpe, mas eu vou chorar.

17 Comments:

At 3:09 PM, março 26, 2008, Blogger Rodrigo Fernandes said...

concordo contigo.. acho que existem filmes sim que devem ser refilmados devido a terem sido esqeucidos com o tempo, ou sofrerem com as influencias do tempo, mas é como vc disse o Dvd de Passaros taí com qualdiade de imagem e som resaturados... totalmente desnecessário...

Otávio, o que mais uso é o blog do cinema: Twentysometinhg... os outros as vezes posto e qdo faço isso alerto nesse de cinema...
abraços

 
At 3:26 PM, março 26, 2008, Blogger Otavio Almeida said...

Ok, Rodrigo! Tá linkado ali ao lado em ordem alfabética.

Abs!

 
At 3:29 PM, março 26, 2008, Blogger Daniell said...

Cara, se eu acreditasse em Deus eu rezava todo dia pra esse filme não sair do papel viu. Esse sim vai arrasar ao contrário.

A princípio eu não tenho nada contra refilmagens, o cinema é assim mesmo. O problema é que elas sempre ocorrem porque os americanos tem preguiça de ler legenda ou porque o filme é um pouco datado. No segundo caso eu até diria que é razoável. E aparentemente alguns diretores não se incomodam de fazer o mesmo filme de novo, como você bem citou o caso do Hitch. MAs acho que eles sempre dão um jeito de acrescentar algo de diferente (pelo menos os bons diretores).

Um outro caso que eu acho bacana é do Scarface, a refilmagem do De Palma não deve nada para a original, do Howard Hawks. E alguns dizem que é melhor.

Contar a mesma história não é sinal de problema, pois alguns cineastas mesmo dizem que fazem sempre o mesmo filme. A questão é reformular essa história de maneiras diferentes e que tenha algum sentido atual e atemporal ao mesmo tempo, se possível.

Uma refilmagem que me deixa com a pulga atrás da orelha é a da Psicose. Conhecendo Gus Van Sant, e a envergadura de seu cinema, eu me recuso a acreditar que ele fez tamanha bobagem sem perceber. Tenho pra mim que ele criou uma refilmagem que é uma tese. O filme é absolutamente horroroso, mas talvez o fato dele ser horroroso diga alguma coisa sobre o processo de se fazer refilmagens. Não sei se você sabe mas ele copiou, literalmente, quadro a quadro do filme original. Talvez com isso ele quisesse dizer que copiar ângulo por ângulo não replica uma obra de arte. Talvez ele tenha rido secretamente do fracasso do filme. Ou talvez não, talvez eu esteja viajando e ele fez um cagalhão mesmo, achando que estava indo bem e recebendo tapinha nas costas dos produtores.

 
At 3:36 PM, março 26, 2008, Blogger fabiana said...

Eu tenho medo de refilmagens! Prontoconfessei!

 
At 3:48 PM, março 26, 2008, Blogger Otavio Almeida said...

Daniell, interessante essa sua tese do PSICOSE do Van Sant. Vi no cinema e é um horror. Mas acredito que ele fez besteira mesmo. Gastar uma grana para fazer filme ruim? Não acredito. Acho que PSICOSE pode ser usado como parâmetro por críticos ou cineastas como você tão bem analisou.

Fabiana, também tenho medo. Algumas dão certo. Mas a maioria...

Abs!

 
At 4:31 PM, março 26, 2008, Blogger Kamila said...

Otavio, fazer remake de filmes de Hitchcock não dá!!!

O "Psicose" do Gus Van Sant já provou que essa é uma péssima idéia!

Aliás, não sei porque Hollywood insiste em fazer remakes.

Beijos.

 
At 5:42 PM, março 26, 2008, Blogger Romeika said...

ODEIO remakes! Confesso que gostei de "King Kong", mas o fato de que Peter Jackson foi o diretor fez toda a diferenca. Agora refilmar uma obra irretocavel como "Os Passaros" e convidar um diretor desse "calibre" pra comandar o projeto? E que desculpa mais esfarrapada essa de que a nova geracao precisa conhecer esses classicos, mas nao tem paciencia pra filme antigo..:-S

Hollywood esta mesmo um caso serio com essa crise de criatividade.

 
At 8:58 PM, março 26, 2008, Blogger Flávia said...

Ou é remake ou é adaptação de best-seller... Falta criatividade mesmo.

Bjs!

 
At 11:39 PM, março 26, 2008, Anonymous Anônimo said...

Sério que teremos esse remake? "Os Pássaros" é meu Hitchcock favorito e não vejo nenhuma justificativa plausível para tal projeto. Só espero que não seja uma bomba a la "Psicose" (de Van Sant)...

 
At 12:45 AM, março 27, 2008, Anonymous Anônimo said...

Como você disse, raramente funciona. Se forem acontecer, acho que precisam ser pela paixão e não pelo dinheiro, como ocorreu com o maravilhoso King Kong e o ótimo Guerra dos Mundos. Mas acho que em clássicos como de Hitchcock não se devem mecher. Eu comprei Os Pássaros recentemente e conferirei em breve. Espero gostar. Muitos dizem ser o melhor. Eu vi apenas Psicose e Um Corpo que Cai até agora, dois filmaços.

Agora, imagina O Poderoso Chefão refilmado?!?!? Não existe. Tem que chorar mesmo.

Ciao!

 
At 10:06 AM, março 27, 2008, Blogger Otavio Almeida said...

É... Mas confirmado mesmo só OS PÁSSAROS. O resto é tristeza minha. Espero não estar vivo no dia em que a refilmagem de O PODEROSO CHEFÃO acontecer.

Eu acho que OS PÁSSAROS é um dos melhores do Hitch. Mas meus favoritos são UM CORPO QUE CAI e JANELA INDISCRETA.

Abs!

 
At 12:59 PM, março 27, 2008, Blogger Marcus Vinícius Freitas said...

Tem coisas que devem permanecer intocáveis, como o caso de 'Os Pássaros'. Péssima notícia essa refilmagem, vão ferrar com outro clássico.

Também não quero estar vivo pra ver a refilmagem de O Poderoso Chefão, deusmelivre.

 
At 2:12 PM, março 27, 2008, Blogger Dr Johnny Strangelove said...

Rapaz ...
o povo ainda não aprendeu ...
tá complicado meu amigo Otavio. Acho que como diz no post acima ... é melhor copiar do que fazer remake ... tá osso e pior para quem é fã de filme oriental.

E tem obras que não precisam ter remake e logo de Hitch ... e pior para Naomi que poderá fazer o terceiro remake, quer virar Miss Remake apulso assim ultrapassando Scout Compton Taylor que já fez Halloween e A Noite das Brincadeiras Mortais ... e prepare -se por que a tendencia é piorar ...

Abraços

 
At 3:28 PM, março 27, 2008, Blogger Otavio Almeida said...

Nossa! A NOITE DAS BRINCADEIRAS MORTAIS é APRIL FOOL'S DAY, não é? Não vejo isso há tempos... que lembrança!

Abs!

 
At 5:10 PM, março 27, 2008, Blogger Dr Johnny Strangelove said...

Isso ai ...
Para você ver ...
e ai está a prova dos nove ...
http://www.imdb.com/title/tt1018817/
o mundo tá maus mesmo amigo
é por que fui ver Halloween de Zombie e tinha essa menina, a Scout, e sem querer vi que o nome dela está nesse remake ...

para ver como as coisas são ...

 
At 7:20 PM, março 27, 2008, Blogger Otavio Almeida said...

Nossa! Eu não sabia do remake de A NOITE DAS BRINCADEIRAS MORTAIS. Eu vi uma única vez, quando era moleque, e morri de medo.

E vão refilmar SUSPIRIA, do Dario Argento. Vc viu esse?

Abs!

 
At 12:27 AM, março 28, 2008, Blogger Dr Johnny Strangelove said...

Tá vendo ... o tempo passa
dessa de suspira já sabia ... preciso me redimir vendo um filme de argento ... tó lascado ... eeheheh
abraços

 

Postar um comentário

<< Home