segunda-feira, junho 02, 2008

Os Cinco de M. Night Shyamalan


Às vésperas da estréia de Fim dos Tempos, o novo filme de M. Night Shyamalan que provavelmente irritará um monte de gente, HOLLYWOODIANO faz uma lista com os cinco melhores filhotes do diretor indiano mais amado e odiado da indústria do cinema. Veja abaixo.

1- O Sexto Sentido (1999)

Um dos filmes mais influentes da década passada tornou os nomes de M. Night Shyamalan e Haley Joel Osment conhecidos em todo o mundo. É um filme de terror assustador e, ao mesmo tempo, um drama comovente. É sobre o menino Cole (Osment) e também sobre o psiquiatra Malcolm (Bruce Willis). Na verdade, O Sexto Sentido é sobre um monte de coisas e você descobre uma camada diferente em cada revisão. Shyamalan escreveu um dos melhores roteiros dos últimos anos e deixou o público vidrado com os sustos e o final surpresa mais extraordinário da história do cinema. Pena que os estúdios passaram a promover os filmes seguintes de Shyamalan em cima do sucesso de O Sexto Sentido. E o público caiu nessa.


2- Sinais (2002)

Sinais é um filme sobre a fé. Não. Não é exatamente isso. Sinais é sobre um homem que perde sua fé e a reencontra diante de um evento fantástico. Sinais também é sobre uma família que se une após uma tragédia terrível. Além disso, o filme analisa uma invasão alienígena de acordo com a perspectiva única de uma família no meio do nada. Tudo isso acontece para testar a fé de um homem e sua família. A fé que nos une. A fé que nos torna humanos. A fé que mostra o nosso verdadeiro lugar na Terra. O aviso vem lá de cima. E quase ninguém entendeu.


3- Corpo Fechado (2000)

O melhor filme sobre super-heróis saído de um roteiro original. Shyamalan ainda colhia os frutos de O Sexto Sentido e foi traído pelo oba-oba do estúdio durante a divulgação. O público não aproveitou esse filmaço sobre a mitologia dos quadrinhos, porque todos esperavam algo na linha do filme do menino que via gente morta. Aliás, a distribuidora aqui no Brasil fez o favor de vender Unbreakable com o título Corpo Fechado. Assim não dá mesmo... Cadê meu filme sobre umbanda?


4- A Vila (2004)

Ok. O filme não é fácil. Mas depois de O Sexto Sentido, Corpo Fechado e Sinais, o cinéfilo precisa entender que Shyamalan procura novas formas para a narrativa. Alguns dizem que O Sexto Sentido depende de seu final surpresa. Não concordo. Mas A Vila precisa muito de sua conclusão - o que não é exatamente um problema quando o filme é bom. Depois daquele final sensacional entendemos que A Vila é um estudo sobre o medo. E isso já estava evidente desde o começo, mas ninguém notou. Não é para dar medo, mas para estudar a origem e as conseqüências do medo no indivíduo e dentro de uma sociedade. É brilhante, mas não é um filme fácil.


5- Olhos Abertos (1998)

Não é que eu não tenha gostado de A Dama na Água, mas prefiro dizer que não entendi o filme. Tem passagens muito bonitas (como a cena da oração que representa a redenção do personagem de Paul Giamatti), mas o filme não me cativou. E acho que o roteiro não é dos melhores. Não para os padrões de M. Night Shyamalan. Ao selecionar os cinco melhores do diretor (e como ainda não vi Fim dos Tempos), prefiro lembrar do pouco visto Olhos Abertos. Antes do sucesso de O Sexto Sentido, Shyamalan fez esse filme comovente sobre um menino que precisa de uma prova da existência de Deus para compreender a morte de seu amado avô. É lindo. O filme já demonstra a preferência do diretor em abordar um evento extraordinário para discutir a família, a fé, o medo e a morte.

17 Comments:

At 5:48 PM, junho 02, 2008, Blogger Fábio Rockenbach said...

Enfim alguém que não em faça sentir uma ilha isolada - tenho que reescrever o post que fiz há duas semanas, porque não sou nem louco nem visionário. O Sexto Sentido é brilhante, mas meu filme favorito de Shyamalan é Sinais, porque a cada vez que assisto, descubro novas nuances e, caso esteja aberto, posso encontrar novas interpretações sobre destino, fé e os sinais que testam - e atestam - a existência de ambos ( e quantos filmes na história do cinema permitem isso?? )
Também acho que A Vila é um exercício brilhante de investigação, talvez prejudicado por um certo excesso de ego de Shy, mas ainda assim ótimo. É uma pena que os estúdios e o público, em sua maioria, ainda comprem o filme errado. Resumiu brilhantemente: O Sexto Sentido foi a dádiva e a perdição ao mesmo tempo.

 
At 6:02 PM, junho 02, 2008, Blogger Robson Saldanha said...

Shyamalan tem o dom pra coisa. O Sexot Sentido, sem dúvidas, é o melhor filme dele. super bem feito e com um roteiro de surpreender. Assisti também a A Vila que é fantástico e sabe conduzir a trama de forma excelente. Os outros ainda não pude ver, mas irei vê-los em breve. E quanto a Fim dos Tempos, como você mesmo falou, irá irritar a agradar a muitos, espero que me agrade!

 
At 6:10 PM, junho 02, 2008, Blogger Kamila said...

Não assisti "Olhos Abertos", Otavio. E, sinceramente, nem sabia da existência desse filme.

Dos filmes dirigidos e escritos pelo M. Night Shyamalan, meus favoritos são: "O Sexto Sentido", "A Vila" e "Corpo Fechado".

Não gosto de "Sinais" nem de "A Dama na Água".

O que eu vi a respeito de "Fim dos Dias" me intrigou bastante e espero que o Shyamalan volte à boa forma com esse filme.

Beijos!

 
At 6:21 PM, junho 02, 2008, Anonymous Anônimo said...

Ainda não vi "Olhos Abertos", portanto "A Dama na Água" tem que estar de qualquer jeito em meu top 5 - de qualquer forma, acho que é o segundo melhor filme do Shyamalan. Meu ranking ficaria assim:

1. O Sexto Sentido
2. A Dama na Água
3. Sinais
4. Corpo Fechado
5. A Vila

Ou seja, se não tivesse gostado tanto de "A Dama na Água", nossas listas estariam iguais. Bastante ansioso para "Fim dos Tempos"!

 
At 6:24 PM, junho 02, 2008, Blogger Otavio Almeida said...

Fabio, obrigado! O problema é Hollywood. Não M. Night Shyamalan. A indústria quer faturar em cima da marca do diretor. Só que ele não é um Jerry Bruckheimer. Shyamalan é autor e isso dificilmente dá grana em Hollywood. Seus filmes, então, já chegam massacrados nos cinemas pela expectativa causada pela divulgação atrapalhada.

Robson, também torço por Shyamalan e seu FIM DOS TEMPOS. Espero que não decepcione...

Kamila, vi OLHOS ABERTOS (Wide Awake), pela primeira vez, na HBO. Talvez você goste. Tem elementos da filmografia do Shyamalan, mas é bem leve e com uma abordagem diferente de seus maiores sucessos.

Abs!

 
At 6:25 PM, junho 02, 2008, Blogger Otavio Almeida said...

Vinicius, acho que vou rever A DAMA NA ÁGUA antes de encarar FIM DOS TEMPOS. Só vi uma vez. E no cinema.

Abs!

 
At 8:05 PM, junho 02, 2008, Anonymous Anônimo said...

Como você eu acho o Shaymalan um cara fantástico e muito incompreendido... Mas é duro um cara que faz um filme bem alternativo cair nas graças de Hollywood, parece Los Hermanos com Anna Julia, uma música boa mas muito mais pop do que as originais... No mais, a ordem tá muito boa por mais que eu não tenha visto o Olhos Abertos, e fiquei curioso, mas para mim (que não viu) o Dama na Água entra na lista... Abraços...

 
At 8:41 PM, junho 02, 2008, Anonymous Anônimo said...

Otávio, ficou sabendo que vai ser aberta a primeira sala IMAX no Brasil no Shopping Bourbon entre julho ou agosto? Abs.

 
At 10:20 PM, junho 02, 2008, Blogger Flávia said...

Adorei o post! Acho que minha lista seria igualzinha a sua, tirando o último que eu não vi. Adoro os filmes do Shyamalan acho que muita gente reclama porque não entende que os filmes dele nunca são sobre o que parecem... e se decepcionam. Espero que o filme novo seja bacana também.

Bjs!

 
At 10:51 PM, junho 02, 2008, Blogger Victor said...

Otávio, to de volta por aqui depois de longo período afastado...mas enfim! ehhe

A minha lista de Shyamalan é nessa linha também!

Sexto Sentido, Sinais, Corpo Fechado, A Vila, Dama na Água.

É impressionante como tem gente que odeia 'Sinais', eu acho o filme de uma mensagem danada também.
Já 'A Vila' não me passa, me acho totalmente enganado, parece que tudo no filme é construído pra que haja um final surpreendente, acho tudo muito forçado. A relação da cor vermelha, com a cega que não quer dizer qual a cor que 'enxerga' no rapaz, por exemplo, típico fator criado com o intuito apenas de 'enganar' o espectador..sei lá, posso tá sendo parcial demais, mas não gosto mesmo. hehe

E "A Dama na Água" foi uma fábula das mais infantis...mas que tinha uma propaganda de lançamento bem errada, como se fosse mais um suspense...

"Fim dos Tempos" tem tudo pra ser um filmaço! Torço muito por isso!



Abraço!

 
At 10:24 AM, junho 03, 2008, Blogger Pedro Henrique Gomes said...

Não vi os últimos dois mas gosto muito dos três primeiros. E gosto do Shyamalan.

Abraço!

 
At 11:17 AM, junho 03, 2008, Blogger Dr Johnny Strangelove said...

Assim, sou fã do diretor, porém só vi dois filmes dele no cinema que foi Corpo Fechado (para mim a obra prima dele) e A Vila (filme que despertou o que realmente o cinema dele) e sobre fim dos tempos ... só vi um trailer e depois não quis ver absolutamente nada sobre o filme ... quero manter a sensação surpresa de todos os filmes dele ...


e ps: eu gostei de a dama na agua ... um filme infantil reflexivo que só ...


abraços amigo

 
At 4:00 PM, junho 03, 2008, Blogger Gustavo H.R. said...

Um top de Shyamalan, mesmo com poucos filmes - afinal, ele ainda não é veterano -, decerto refletirá uma obra que vai de encontro a convenções hollywoodianas e que carrega uma temática e uma estética que permitem classificar o diretor como autor.

Não vi OLHOS ABERTOS (parece que não tem em DVD no Brasil), mas o meu top ficaria: 1 - O SEXTO SENTIDO; 2 - CORPO FECHADO; 3 - A VILA; 4 - SINAIS; 5 - A DANA NA ÁGUA.

Cumps.

 
At 4:15 PM, junho 03, 2008, Blogger Rodrigo Fernandes said...

O Shyamalan. ou ele é dificil de ser compreendido ou as vezes não quer ser compreendido...
acho os trabalhos dele fantasticos e originais, cada um ao seu ponto..
achei horrivel o Dama na agua, mesmoa ssim continuo o respeitando como garnde cineasta... os exto sentido não tem pra ninguem será o primeirao sempre!!!
e não conhecia esse "Olhos Abertos".. sempre vi a filmografia dele e nunca reparei nesse... tem um outro tbm chamado "Praying with anger" de 92 - a estreia dele nos cinemas com um longa... outro que tbm nunca vi...
abraços!!!

 
At 5:17 PM, junho 03, 2008, Blogger fabiana said...

Eu não sou fã do Shyamalan, mas quero muito ver esse 'Fim dos Tempos'.

 
At 10:59 PM, junho 03, 2008, Anonymous Anônimo said...

Ótimo post e concordo com tudo que escreveu sobre os 4 primeiros filmes da colocação. Eu vi Olhos Abertos mas confesso que não gostei. Não que seja horrível, mas achei fraquinho, mesmo com toda sua simplicidade.

Meu top 5 ficaria assim:

1.O Sexto Sentido
2.Corpo Fechado
3.A Vila
4.Sinais
5.A Dama na Água

Todos bons filmes, mas considero apenas os dois de cima possíveis obras-primas. Adoro Shy, aguardo o fim dos tempos.

Ciao!

 
At 11:13 AM, junho 04, 2008, Blogger Otavio Almeida said...

Amigos, eu acho que a única obra-prima é O SEXTO SENTIDO!

Abs!

 

Postar um comentário

<< Home