O mundo conhece Sandra Corveloni
Desde ontem que não se fala em outra coisa quando o assunto é cinema. Pelo menos, aqui, no Brasil. Neste domingo, a paulistana Sandra Corveloni desbancou favoritas como Angelina Jolie ao merecer o prêmio de Melhor Atriz do 61º Festival de Cannes, por seu desempenho em Linha de Passe, o novo filme de Walter Salles e Daniela Thomas.
Linha de Passe conta a história de Cleuza (Sandra Corveloni), empregada doméstica e mãe de quatro filhos (e à espera do quinto). Um deles cultiva o sonho de se tornar um jogador de futebol.
Linha de Passe conta a história de Cleuza (Sandra Corveloni), empregada doméstica e mãe de quatro filhos (e à espera do quinto). Um deles cultiva o sonho de se tornar um jogador de futebol.
A discussão nacional em torno do nome de Sandra Corveloni é reforçada pelo fato da atriz ter repetido a façanha da grande Fernanda Torres, que ganhou o mesmo prêmio em 1986, por Eu Sei que Vou te Amar. Mas há um "pequeno" diferencial (sem desmerecer o imenso talento de Fernandinha): Sandra Corveloni não é uma atriz "Global". E isso deve ser valorizado. Ainda mais por saber que, aos 43 anos, ela foi homenageada pelo júri de Cannes sem, ao menos, ter o rosto reconhecido nas ruas pelos próprios brasileiros.
Formada em teatro pela PUC-SP, Sandra Corveloni é atriz do sensacional Grupo Tapa. Sua vitória em Cannes foi uma prova de que cinema não deve ser tratado como produto. O cinema é feito por artistas talentosos e, infelizmente, muitos deles não têm uma única chance para brilhar. Não é só aqui no Brasil, mas a arte vem ganhando um tratamento cínico. Alguma coisa se perdeu no tempo quando lembramos que estúdios ou emissoras de TV preferem trabalhar a imagem de um rostinho bonito com corpo sarado. O talento deveria vir em primeiro lugar. Mas fazer o quê? A arte virou produto para consumo em massa de adolescentes e o público jovem quer investir em produções protagonizadas por atores e atrizes com idades até, no máximo, 40 anos. E olhe lá. Hoje em dia, o público quer se ver na tela representado por astros e estrelas jovens. É só ligar a TV ou escolher nove entre 10 filmes em cartaz nos cinemas e você entenderá o que estou dizendo. Nós reclamamos diariamente da falta de talento, mas a culpa também é nossa.
Sandra Corveloni não pôde ir a Cannes para receber o prêmio, afinal após cinco meses de gravidez, ela perdeu o bebê. Os diretores Walter Salles e Daniela Thomas representaram a atriz na cerimônia e exaltaram o talento da moça. Que 2008 comece agora para Sandra Corveloni! E que Linha de Passe chegue logo aos cinemas brasileiros.
12 Comments:
Eu não me fazer de entendido, mas eu nunca vi nenhum trabalho da Sandra. Mas fiquei feliz por ela. Apesar de ter torcido pela Lara Croft.
Abraço!!!
Muito legal ver o resultado eclético de Cannes e uma brasileira vencendo. Pretendo logo, logo ver o filme.
Ah, e vi Indy 4! ÓTIMO!
Ciao!
Gostei bastante dela ter ganho. Porque é bom, pra mostrar que não só quem vive na TV é que tem mando de campo e cacife pra ser fazer um bom personagem. O teatro é uma verdadeira escola de bons atores!!
É bem gratificante ver uma grande atriz como ela, de carreira sólida no teatro, mas desconhecida do público "noveleiro" do Brasil conseguir este feito ( não estou criticando, até porque onde eu moro não tem teatro, só cinema e televisão, e eu gosto de novela).
Parabéns a Sandra, mais nova vencedora brasileira em Cannes!
Abraço, Otavio!
ahaha, apesar de não ser global, como vc mesmo mencionou Otávio.. a Globo já tratou de colar na dela no ultimo domingo, no fantastico... foi lá que soube da noticia vendo ela receber uma ligação do walter, a parabenizando...
tomara que cada vez mais o mundo reconhece nossos talentos e que principalmente o proprio Brasil os valoreize...
abraços!!!
isso é ótimo, ver uma atriz que não é o meio monopolista de cinema ganhar um premio que eles tanto almejam ...
CHUPA GLOBO!
agora vem a parte ruim ... vão com certeza chamar ela para participar em novelas e derivados ... agora é só recusar ...
PARABENS AO CINEMA BRASILEIRO
Vi a entrevista dela no "Fantástico" e no "Mais Você" (essa última no site da Globo) e fiquei emocionado com a história dela, esse prêmio veio no momento certo de sua vida. Ansioso por "Linha de Passe"...
Abraço!
Pedro, temo pelo filme do Clint. A Angelina é linda, mas ela costuma fazer péssimas escolhas.
Wally, vc gostou de INDY? Que bom! Não estou sozinho...
Sim, Robson! O teatro é uma escola. Alguém precisa ficar de olho nesses talentos.
Weiner, não posso dizer aqui que nunca vejo novela. Mas não é um costume... Torço, por exemplo, para que a Alinne Moraes mata todo mundo na novela das oito e saia vitoriosa.
E tem uma coisa, Rodrigo: o Walter Salles tem o dom para revelar talentos, não?
Johnny, permita-me o plágio: CHUPA GLOBO!
Vinicius, eu também estou ansioso, afinal é um filme sobre futebol. E ninguém ainda acertou nesse quesito.
Abs!
Otávio, a visualização do seu site voltou ao normal. Vc descobriu o que estava acontecendo?
Não, Denis. Não faço a mínima. Abs!
Não conhecia a Sandra, mas fiquei super feliz por ela. Realmente, é muito raro para uma atriz como ela obter um reconhecimento desses. Melhor ainda, é ver alguém como ela, uma pessoa real e não afetada, na televisão falando da conquista em Cannes como se isso fosse a coisa mais normal do mundo! :-)
Beijos!
Aí, Otavio...
E eu achava que era o único que torcia pela Silvia...
Abraço!
Postar um comentário
<< Home