quarta-feira, julho 02, 2008

Coringa pode roubar o Oscar


Não há batmaníaco neste mundo que não tenha decorado a fala do Coringa, que abre o primeiro trailer de Batman - O Cavaleiro das Trevas: "You've changed things... forever. There's no going back. See, to them, you're just a freak... like me!"

Ok, os nerds de plantão assistiram aos vídeos milhares de vezes, mas acredito que ninguém está exagerando nos comentários sobre a atuação de Heath Ledger como o Palhaço do Crime. O fato é que existe uma corrente em Hollywood, que aponta o nome do falecido astro como um dos prováveis indicados ao próximo Oscar de Melhor Ator Coadjuvante. E mais: até agora, Ledger não tem forte concorrência.

O crítico Peter Travers, da Rolling Stone, e colegas de elenco como Gary Oldman e Aaron Eckhart são apenas alguns dos nomes que falam sobre um merecido Oscar póstumo para o ator. Se isso acontecer, Ledger não será o único a receber tamanha honra.

Houve o caso único de Peter Finch entre os atores - ele morreu poucos meses antes de ser anunciado como o vencedor da estatueta de Melhor Ator, por Rede de Intrigas, em 1977. Nesta década, temos um exemplo em outra categoria: o diretor de fotografia Conrad L. Hall, falecido em janeiro de 2003, recebeu o prêmio da categoria, por Estrada Para Perdição, na festa daquele ano. Mas se não ganhar, Ledger terá a companhia de nomes como o italiano Massimo Troisi, homenageado com uma indicação póstuma por O Carteiro e o Poeta.

Tenho duas perguntas aos Hollywoodianos: O que vocês acham dessa possibilidade para Heath Ledger? Vocês concordam com indicações póstumas?

20 Comments:

At 7:24 PM, julho 02, 2008, Blogger Unknown said...

O que mais me deixa curioso é saber se caso ele estivesse vivo será que a Academia iria lhe dar o Oscar?! Talvez sim, talvez não.

Na verdade, pode até ser que ele tenha sido um ótimo vilão, fato altamente perceptível já nos trailers, então talvez ele mereça mesmo!

Uma curiosidade: já aconteceu alguma vez na história do Oscar de ser dado algum prêmio para alguém morto?

 
At 7:27 PM, julho 02, 2008, Blogger Otavio Almeida said...

Sim, Mateus. Para o Peter Finch, de REDE DE INTRIGAS, em 1977, entre os atores. Conrad L. Hall ganhou pela fotografia de ESTRADA PARA PERDIÇÃO, em 2003. Não me lembro de outro caso...

Kamila???

Abs!

 
At 8:07 PM, julho 02, 2008, Anonymous Anônimo said...

Faço minhas as palavras iniciais do comentário do Mateus. Acho que a performance do Heath Ledger, em "O Cavaleiro das Trevas", tem conquistado o buzz enorme que temos visto por causa de toda a comoção que a morte dele causou.

Concordo com indicações póstumas se elas forem merecidas.

Beijos!

 
At 9:35 PM, julho 02, 2008, Anonymous Anônimo said...

Há toda uma torcida para isso ocorrer e não vejo nada contra. Não sei quanto a todo mundo, mas eu apostava no Ledger antes mesmo na morte do ator - não para vencer, mas para ser indicado com certeza. Enfim, espero que tenha o reconhecimento que merece, ou seja, tudo depende de sua atuação.

 
At 11:05 PM, julho 02, 2008, Anonymous Anônimo said...

Pelo trailer, concordo com as indicações. Mas tenho certeza que no filme ele não decepcionará. Nolan tem essa tremenda habilidade de extrair o melhor de seus atores e Ledger já era excelente!

Ah, e adoro essa parte que você postou a foto: "Here's my card!" Morro de rir! rsrsrsrs

Ciao!

 
At 8:47 AM, julho 03, 2008, Anonymous Anônimo said...

Otavio, a Audrey Hepburn ganhou o Irving Thalberg Award após falecer, em 1993. O Massimo Troisi, ator de "O Carteiro e o Poeta", recebeu uma indicação póstuma ao Oscar de Melhor Ator. Os outros casos que conheço são os citados por você no post e no comentário.

Beijos!

 
At 9:09 AM, julho 03, 2008, Blogger Alex Sandro Alves said...

Olá!
Antes mesmo de Ledger falecer sua composição para o Palhaço do Crime já era muito comentada e aguardada. Com sua morte a expectativa alcançou patamares altíssimos. Eu mesmo estou curioso desde quando fiquei sabendo que ele seria o Coringa.

Também não vejo problema algum numa indicação póstuma caso ela seja merecida. Agora Ledger deveria ter ganho seu Oscar por 'Brokeback Mountain'. Sua interpretação é forte, marcante, fica na nossa memória.

Um grande abraço!

 
At 10:04 AM, julho 03, 2008, Blogger Museu do Cinema said...

Acho isso um absurdo, é por isso que estamos nesse marasmo de talentos e criatividade do cinema norte-americano. Culpa desses pseudo-críticos que acham que podem criar rebanhos de ovelhinhas pelo mundo. Eu não vou atrás deles, Heath Ledger foi um grande ator, provou apenas em Brokeback Mountain, quando resoleu fazer filmes de verdade.

 
At 11:14 AM, julho 03, 2008, Blogger Otavio Almeida said...

Amigos,

Eu já concordo com o Cassiano. Na verdade, esse negócio de especular quem será indicado antes mesmo da estréia dos filmes contribui para a situação do cinema atual.

O Heath Ledger foi ótimo! Em THE DARK KNIGHT, ele deve ter feito um Coringa sensacional. Mas os prêmios hollywoodianos são dominados pelas opiniões de alguns jornalistas VIPs. Há muito tempo que eles definem quem ganha ou não uma estatueta dourada. O Oscar virou desfile de moda.

Pode ser que Ledger mereça, mas esse "buzz" é terrível e exagerado.

Ainda assim, aguardo THE DARK KNIGHT com muita ansiedade.

Abs a todos!

 
At 2:06 PM, julho 03, 2008, Blogger Pedro Henrique Gomes said...

Também não gosto de fazer previsões com tanto tempo faltante. Aliás, acho que seria muito legal se a academia, ao menos, indicasse o Ledger, mas acho isso muito improvável.

Abraço!

 
At 2:16 PM, julho 03, 2008, Blogger Robson Saldanha said...

eu não sou contra a indicações póstumos, haja vista a atuação do ator. Se ela foi boa e foi feita no ano em que o Oscar faz a competição, porque não acontecer? A primeira vez que vi o trailer eu pensei logo nisso e achei que ele seria indicado. Pelo visto não estou me enganando. Se ganhar, ele terá merecido, com certeza!

 
At 3:38 PM, julho 03, 2008, Blogger Museu do Cinema said...

Pois é Otávio, outro dia li um cara da rolling stones norte-americana dizendo que queria fazer parte do grupo responsavel pela indicação postuma do Heath. Ou seja, acabou-se essa coisa de premiar o melhor!

 
At 6:12 PM, julho 03, 2008, Blogger Unknown said...

Eu, particularmente acho que deviam dar este Oscar à memória do grande ator que foi Heath Ledger. Ele merecia todo o reconhecimento por seu trabalho em "Brokeback Mountain" mas infelizmente tínhamos Seymour Hoffman no páreo aquele ano. Agora, que se danem as demais possibilidades - e dêem o oscar por Coringa!
Abraço, Otavio!

 
At 7:29 PM, julho 03, 2008, Anonymous Anônimo said...

Eu também concordo com Cassiano e aplaudo o post de vocês dois, Otavio!

Beijos!

 
At 11:46 PM, julho 03, 2008, Blogger Gustavo H.R. said...

Acho que o filme causará mais impacto que o previsto e acho que a sensibilidade causada pela morte de Ledger será trazida à tona.
Em suma, se a performance for boa o suficiente e ganhe tração inclusive para prêmios da crítica no fim do ano, não vejo por que não seria indicado, apesar de ser filme de HQ etc etc.

 
At 4:27 PM, julho 04, 2008, Blogger R. said...

Bom, opinião pessoal tendo como parâmetro apenas os 4 trailers liberados:

Ledger realizou sim um bom trabalho, não só tornando o Coringa feroz e perigoso (coisa que Nicholson não fez em 89, mas era outra época, outro ponto de vista sobre o prsonagem...) como também incluiu certos maneirismos e movimentos que tornaram o personagem mais palpável - mesmo em sua bizarrice (e cito a cena do trailer do Dominos Pizza [ http://br.youtube.com/watch?v=C_-NEBvaJHM ]na qual o Coringa diz "You'll see" e aponta com o mindinho para o Batman, ou a postura encurvada). É um trabalho - como já dito, tendo base os trailers - que se mostra premiável.

Só que é óbvio que se a indicação sair e ele for premiado, vai ser mais pra ter uma daquelas cenas que a Academia mostra em clipes metalinguísticos do que realmente premiar um bom trabalho.

"Does it depress you? How lonely you really are..."

 
At 9:02 PM, julho 07, 2008, Anonymous Anônimo said...

Acho que muitos atores melhores que Heath Ledger faleceram sem nunca ganhar o prêmio. Eu não vi ninguém fazer todo esse hype para Brandon Lee ganhar um Oscar, e sua atuação em O Corvo não foi de se jogar fora (e aí entra o marketing da Warner, levando na onda os milhões de geeks que pensam que TDK é o second coming do cinema...). Parece que o seu Coringa é mesmo bom, mas Jack Nicholson foi um tremendo Coringa e nunca vi ninguém querendo dar um Oscar para ele pelo personagem... talvez se ele tivesse morrido então? Não acho que a morte faça alguém merecer mais do que outros. Pelos trailers de Batman, na minha opinião, Aaron Eckhart demonstrou fazer mais com um personagem menos glamouroso e caricato.

 
At 3:09 PM, julho 09, 2008, Blogger dianamatias said...

Uma grande treta é o que eu vos digo.

 
At 4:54 PM, julho 15, 2008, Blogger fabiana said...

Este comentário foi removido pelo autor.

 
At 4:57 PM, julho 15, 2008, Blogger fabiana said...

Olha, eu sou meia suspeita pra falar, já que adoro o Heath, O Batman e o Bale... enfim. Se ele entrasse na corrida do Oscar eu ia torcer, certeza.

 

Postar um comentário

<< Home