sábado, setembro 20, 2008

Os melhores álbuns do ano - Parte II

A lista musical de 2008 continua. Antes, reveja a Parte I. Depois, aprecie os álbuns abaixo com (nenhuma) moderação. Se liga: a ordem é alfabética e não de preferência.



The Age of the Understatement / THE LAST SHADOW PUPPETS

Ouça e veja:
Standing Next to Me
My Mistakes Were Made For You
The Age of the Understatement

Comentário:
Alex Turner, do Arctic Monkeys, e Miles Kane, do The Rascals, formam o The Last Shadow Puppets. Como muitos, os caras levam um pouco a sério as influências visuais e sonoras dos Beatles. Mas a música do Last Shadow Puppets jamais imita as canções do eterno quarteto de Liverpool. Para entender, ouça Standing Next to Me, a baladinha romântica de 2008. Pega fácil. O videoclipe também é um dos melhores do ano.



Consoler of the Lonely / THE RACONTEURS

Ouça e veja:
Consoler of the Lonely
Old Enough
Top Yourself
Carolina Drama

Comentário:
Se houvesse rock and roll no glorioso Velho Oeste, The Raconteurs seria uma das bandas mais adoradas do período. Não sei se você entende essa minha visão do The Raconteurs, mas tente ouvir o álbum. É um som único e original, que saiu da imaginação fértil de Jack White, o gênio por trás do The White Stripes. Consoler of the Lonely é um álbum obrigatório para quem tem saudades de um rock clássico que insiste em não voltar mais. Ainda assim, Jack White consegue inserir algo de novo naquilo que já conhecemos de outras boas e melhores épocas do rock. Pelo menos, por favor, dê uma chance a Carolina Drama.



Evil Urges / MY MORNING JACKET

Ouça e veja:
I'm Amazed
Evil Urges
Thank You Too!

Comentário:
Assim como The Raconteurs, o My Morning Jacket (adoro esse nome) também remete ao bom e velho rock que todos consideram morto e enterrado. Mas diferente do som da trupe de Jack White, o My Morning Jacket toca como se estivesse em plenos anos 70. Duvida? Então ouça, pelo menos, I'm Amazed, uma das melhores músicas do ano. É puro rock solteiro em boa forma, antes do casamento com outros ritmos que deixou este tipo de som um tanto gordo e barrigudo.



Narrow Stairs / DEATH CAB FOR CUTIE

Ouça e veja:
Cath...
I Will Possess Your Heart
Grapevine Fires

Comentário:
Ben Gibbard, o vocalista dessa banda de nome estranho é um gênio. Ele sabe tudo de música e mais um pouco. Com uma cara que é uma mistura de Corey Feldman com o jovem Neil Young, Gibbard tem um jeito todo particular em suas performances. Não acredita que o sujeito é bom no que faz? Pois ouça essas versões de Ben Gibbard para Thriller, de Michael Jackson, e Complicated, de Avril Lavigne. Sem falar que Cath... é uma canção genial sobre dor de cotovelo e como as pessoas tomam decisões erradas na hora em que deveriam ser felizes. Aliás, essa é a tônica do álbum Narrow Stairs, um épico sobre corações partidos acentuado pela bela I Will Possess Your Heart.


We Started Nothing / THE TING TINGS
Ouça e veja:
Shut Up and Let Me Go
Be the One
That's Not My Name
Great DJ

Comentário:
É fácil, moderno e grudento. Cuidado! O duo inglês The Ting Tings, formado por Katie White e Jules de Martino, faz um tipo de música dançante que martela na cabeça sem parar. É um rockizinho meio dance, meio disco, meio 80's, meio pop, meiguei, mas imprevisível. The Ting Tings é bacana pra dançar, pular e zoar a vontade. Be the One é a minha favorita do álbum de estréia da dupla - escrevi isso aqui enquanto ouvia essa faixa pela sétima vez no iPod.

8 Comments:

At 1:44 AM, setembro 21, 2008, Anonymous Wally said...

Estou conhecendo ótimas novas bandas por aqui! Daí, só ouço mesmo incansavelmente Death Cab, que amo de paixão. Vou procurar estes outros álbuns.

Ciao!

 
At 2:55 AM, setembro 21, 2008, Anonymous Denis Torres said...

Otávio, estou mesmo por fora dos sons atuais, pois não conhecia nenhum desses citados, mas já estou escutando alguns desses álbuns. No momento estou me deliciando com o som do The Raconteurs. Valeu pelas dicas e viva o bom e velho rock ´n´roll!

 
At 3:06 PM, setembro 21, 2008, Anonymous Kamila said...

The Ting Tings é muito bom. O clipe deles passa direto no E! e eu adoro!

Beijos!

 
At 3:49 PM, setembro 21, 2008, Anonymous Vinícius P. said...

Adoro The Ting Tings, realmente muito bom ("Shut Up and Let Me Go" é um dos hits do ano). Death Cab For Cutie é sempre ótimo e "I Will Possess Your Heart" é excelente. Ainda não escutei esse dos Raconteurs, mas eles sempre surpreendem.

 
At 3:49 PM, setembro 21, 2008, Blogger Pedro Henrique said...

Sou um ignorante, desculpa. Mas não escuto nada disso, Otávio!

Abraço!

 
At 4:35 PM, setembro 21, 2008, Blogger Otavio Almeida said...

Wally, que legal! Não precisa gostar, claro. Mas ouça! E que bom que gosta do Death Cab.

Denis, ouça todas! Espero que goste, seu são-Paulino duma figa!

Kamila, Ting Tings é doido demais! Não sabia que passava clipes do Ting Tings no E! Atendo o canal, mas não o assisto sempre... Culpa minha...

Vinicius, curta todas as músicas! Que bom que gosta do Death Cab e do Ting Tings.

Pedro, o que vc gosta de ouvir? Conta pro tio flamenguista, vai...

Abs! Bom domingo a todos! Ótimo Emmy!

 
At 7:44 PM, setembro 21, 2008, Anonymous Denis Torres said...

Esse filme deve ser muito bom:

http://pauloterron.ig.com.br/trailer-da-estreia-de-charlie-kaufman-na-direcao-esta-na-web

Do Kaufman sempre podemos esperar histórias inteligentes e inusitadas. Abs.

 
At 12:04 PM, setembro 22, 2008, Blogger Pedro Henrique said...

Zeca Pagodinho, Djavan, Ed Motta, Coldplay, Maroon 5, Amy Winehouse, Beatles, Ray Charles, Janis Joplin, Pink, Michael Jackson, Elvis, Beethoven, Mozart, Strauss... Um tanto eclético, não?

Abraço!!!

 

Postar um comentário

<< Home