segunda-feira, setembro 14, 2009

Esnobados no cinema, adorados na TV

Três Indicados ao Emmy de Melhor Ator (Comédia) perderam seus espaços no cinema, mas ganharam o devido reconhecimento na TV. Os outros três não reclamariam se jamais deixassem a televisão.


ALEC BALDWIN / 30 Rock

O que Alec Baldwin, Charlie Sheen e Tony Shalhoub têm em comum? Atualmente, eles brilham em suas respectivas séries na TV americana e, consequentemente, disputam (merecidamente) o Emmy de Melhor Ator (Comédia) neste ano. Mas há uma curiosidade que liga seus nomes: Todos tiveram oportunidades no cinema - cada um em sua época -, porém, hoje, os estúdios não dão a mínima bola a eles. Quer saber? Seguindo o ditado "Há males que vêm para o bem", Baldwin, Sheen e Shalhoub estão rindo à toa.

Alec Baldwin e Charlie Sheen tiveram seus momentos no cinema como galãs dos anos 80, mas jamais foram respeitados como atores naquela época. Alec sempre foi o mais famoso dos Irmãos Baldwin (William, Stephen e Daniel); protagonizou filmes como Os Fantasmas Se Divertem, A Caçada ao Outubro Vermelho, Uma Loira em Minha Vida, e foi um dos nomes do timaço que atuou em O Sucesso a Qualquer Preço. Hoje, bem mais velho, até que Baldwin é lembrado por diretores como Martin Scorsese e Nick Cassavetes, mas jamais voltou ao papel principal. Aos 51 anos, mesmo com uma indicação ao Oscar de Melhor Ator Coadjuvante no currículo pelo pouco visto The Cooler, Baldwin não está nem aí para os estúdios de Hollywood. Parece aceitar qualquer convite para fazer cinema, mas quer mesmo é aproveitar (e se divertir) com seu espaço garantido ao lado de Tina Fey na série cômica 30 Rock. Como o executivo Jack Donaghy, que vira um programa de TV do avesso e enlouquece seus funcionários, Baldwin já ganhou três SAG Awards, dois Globos de Ouro, e um Emmy. Quem quer ser astro de cinema assim?


CHARLIE SHEEN / Two and Half and Men

Filho de Martin Sheen e irmão de Emilio Estevez, o principal astro de Two and Half Men tem sangue real, mas nunca teve uma imagem tão respeitada no showbiz quanto agora. Nos anos 80, as garotinhas adoravam colecioná-lo em álbuns de figurinhas com uma galera que também contava com Rob Lowe, C. Thomas Howell, Matt Dillon e Mickey Rourke. Naquela época, seus maiores sucessos foram, curiosamente, em filmes sérios. E dirigidos por Oliver Stone no melhor de sua forma: Platoon e Wall Street. Na década seguinte, começou a convencer o público de que nasceu para fazer comédias. É só lembrar de Top Gang - Ases Muito Loucos e Top Gang 2 - A Missão, ambos dirigidos por Jim Abrahams. Mas, estranhamente, ele não tinha status de astro. E o restante dos anos 90 ainda foram sofríveis para Charlie Sheen, que só renasceu no início deste novo século ao substituir Michael J. Fox na ótima série Spin City. Com um belo desempenho, que lhe rendeu o Globo de Ouro, a indústria começou a enxergá-lo com outros olhos. E então veio Two and a Half Men. O resto é História. Esta é sua quarta indicação por interpretar o playboy Charlie Harper, mas Sheen ainda não levou a estatueta. Quem sabe é agora?


TONY SHALHOUB / Monk


Outro que trabalhou em vários filmes, mas não teve devido reconhecimento na telona foi o grande Tony Shalhoub. Ninguém guardou o seu rosto em A Qualquer Preço e Segredos do Poder, protagonizados por John Travolta, ou mesmo em Barton Fink e O Homem que Não Estava Lá, dos Irmãos Coen. Shalhoub ainda teve ótimas participações em Homens de Preto e, principalmente, Heróis Fora de Órbita. Mas foi na TV, como o genial detetive Adrian Monk, que Shalhoub foi alçado ao pedestal de grande ator. Incrivelmente, a cegueira de Hollywood impediu o reconhecimento de um ator de primeira qualidade - ele sempre foi excelente -, antes de sua entrada na casa dos 50 anos. Ah, claro, Monk tem TOC. Mas é apenas mais uma característica do detetive. Sua inteligência, graças a Tony Shalhoub, prevalece a qualquer doença que possa levar o personagem a ganhar prêmios fáceis. Esta é sua quinta indicação pelo papel e já levou duas estatuetas para casa.


VEJA OS OUTROS INDICADOS AO
EMMY DE MELHOR ATOR (COMÉDIA)



STEVE CARELL / The Office


O caso de Steve Carell é um pouco diferente dos atores citados acima. Mas só um pouco. No que diz respeito à longevidade em Hollywood, Carell ainda é jovem na indústria, mesmo aos 47 anos. E de toda essa turma, talvez seja o que tenha mais chance de brilhar no cinema. Em 2003, ao protagonizar a melhor cena de Todo Poderoso, com Jim Carrey, o ator saiu do anonimato. Ganhou de vez o carinho do público ao fazer o papel principal de O Virgem de 40 Anos, em 2005, que revelou o diretor, produtor e roteirista Judd Apatow. Um ano depois, Carell tirou a sorte grande ao ser escalado para viver o protagonista da versão americana da série The Office. Como poucos, conseguiu administrar bem seus trabalhos no cinema e na TV. Enquanto colecionava elogios e prêmios por The Office, Carell provou dominar o drama e a comédia com a mesma intensidade em filmes como Pequena Miss Sunshine e Eu, Meu Irmão e Nossa Namorada. De quebra, viveu Maxwell Smart na (boa) versão para o cinema da série Agente 86. Por essas e outras razões, Steve Carell não depende da TV. Mas se depender de sua vontade, ele jamais deixará de interpretar o egocêntrico Michael Scott, em The Office.


JIM PARSONS/ The Big Bang Theory


Alguém lembra de Jim Parsons em Hora de Voltar, com (e de) Zach Braff, e Escola de Idiotas, com Billy Bob Thornton e Jon Heder? Mas você certamente não esquecerá do nerd (e gênio) Sheldon, de The Big Bang Theory, que está indo para sua terceira temporada de sucesso. A série é engraçadíssima, as falas são fantásticas e o elenco é ótimo, mas se a Academia queria reconhecer The Big Bang Theory com apenas uma indicação importante, Jim Parsons não poderia ficar de fora.


JEMAINE CLEMENT / The Flight Of The Conchords


Jemaine quem? Este ator neozelandês é a grande surpresa da categoria. Em The Flight of the Conchords, Jemaine Clement, que não fez nada de especial antes, tenta ganhar a vida como músico de uma banda de rock ao lado de um amigo. Com muitos elogios para sua atuação, o ator desbancou nomes como David Duchovny, de Californication, na lista de indicados ao Emmy. Mesmo assim, a indicação já é um prêmio para quem ainda está se apresentando ao público.

Steve Carell e os novatos Jim Parsons e Jemaine Clement não têm currículos tão extensos quanto Alec Baldwin, Charlie Sheen e Tony Shalhoub, mas todos os seis indicados ao Emmy de Melhor Ator (Comédia) não trocariam a TV para serem astros de coisa alguma no cinema.

A cerimônia de entrega do Emmy acontece neste domingo, dia 20 de setembro.

2 Comments:

At 2:34 AM, setembro 15, 2009, Anonymous Vinícius P. said...

Engraçado que esses trabalhos na TV já podem ser considerados tão importantes quanto aqueles vistos no cinema. Hoje a TV tem um público diferenciado e fico feliz em ver um maior reconhecimento dessa área que já foi muito subestimada.

Quanto aos indicados, acho que o Alec Baldwin vencerá novamente, mas muita gente (a maioria dos especialistas, inclusive) está apostando no Jim Parsons. Meu favorito, contudo, é o Steve Carell, para mim ele teve seu melhor desempenho em "The Office" nessa quinta temporada.

 
At 5:38 PM, setembro 16, 2009, Blogger Emerson said...

Cada um de nós deve lembrar onde estavamos e o que estávamos a fazer no dia 11 de setembro de 2001. Foi um dia marcante para o mundo inteiro e que mudou significamente o mundo e a sociedade em que vivemos após este fatídico dia.

Algumas pessoas preferem esquecer e deixar de perguntar as questoes que até hoje perduram a respeito deste trágico ataque. A mídia ataca, marginalizando todo e qualquer cidadao que ouse questionar o governo a respeito das múltiplas questoes suspeitíssimas que cercam o 11 de Setembro.

Bem, Charlie Sheen nao é um deles. Sim, o ator de Apocalypse Now, Young Guns, Scary Movie e muitos outros filmes, veio a público mais uma vez, desta vez muto bem preparado e provido de documentos e apoiado por centenas de cientistas, arquitetos, engenheiros, ex-oficiais do governo Bush, ex-oficiais da CIA e FBI e do exército americano.

Na semana passada, Sheen publicou um peça de ficção de um encontro com o presidente americano no qual Obama foi confrontado sobre o que Sheen diz ser um acobertamento acerca dos evento de 11 de setembro. Em sua carta, Sheen solicita um encontro real com Barack Obama.

http://www.anovaordemmundial.com/2009/09/20-minutos-com-o-presidente.html

Agora Sheen levou seu desafio um passo adiante ao aparecer em um vídeo no youtube que pede para Obama ficar “do lado correto da história”, re-abrindo a investigação dos eventos de 11 de setembro, enquanto salienta que a maioria da comissão de investigação publicamente rejeitou a versão oficial do governo, com o ex-senador e membro da comissão Max Cleland que rotulou a resposta do governo às questões da comissão como “repugnante” e “cambalacho”. O vídeo-clipe, com legendas em português, segue abaixo:

http://www.anovaordemmundial.com/2009/09/video-no-youtube-charlie-sheen-exige.html

A imprensa brasileira, que nao tem interesse que este escandalo venha a público, e quase nada noticiou até entao sobre isto. Faca sua parte e divulgue a carta e este vídeo, está mais do que na hora desta farsa ser esclarecida e os reais culpados condenados.

 

Postar um comentário

<< Home