terça-feira, janeiro 02, 2007

Eragon

Nunca li Eragon e Eldest, os dois primeiros livros da Trilogia da Herança, de Christopher Paolini. Sabia que o garoto escreveu Eragon quando tinha apenas 15 anos e o filme seria comandado por um iniciante na direção, Stefen Fangmeier, supervisor de efeitos visuais de Jurassic Park e Mestre dos Mares. Além disso, o personagem-título seria interpretado por um novato, Ed Speleers. Ou seja, o filme Eragon é um material de marinheiros de primeira viagem.

E não é que tudo corre de forma bem agradável durante seus rápidos 104 minutos? A inocência na história de Paolini é algo ausente no cinema de hoje. Aquela saga do bem contra o mal com os dois lados bem definidos parece um tanto antiquada nos dias cínicos da nossa atualidade. Ainda assim, sem ter lido o livro, o filme funcionou para mim como diversão. Dá até para emocionar em algumas cenas. Fã de Star Wars e O Senhor dos Anéis, pude degustar as referências explícitas citadas por Paolini.

O grande problema de Eragon (ao menos o filme) é a falta de personalidade. Explico: acho que um filme influencia o outro, mas fiquei com a impressão de que Eragon não é somente inspirado nas criações de George Lucas e J.R.R. Tolkien. A construção da história parece uma xerox dessas duas obras: o jovem Eragon (Speleers) foi criado por seu tio e vive em uma fazenda. Ao encontrar um ovo de dragão, ele descobre ser a última esperança de um povo dominado pelo tirano Rei Galbatorix (John Malkovich). Guiado pelo sábio Brom (Jeremy Irons), Eragon aprende a lingüagem da magia em uma jornada rumo ao esconderijo da resistência que espera a hora certa para atacar Galbatorix. Só falta na continuação, Eldest, o mocinho ser filho do vilão. O próprio Galbatorix chegou ao poder traindo a ordem dos Cavaleiros de Dragão. Alguém lembrou dos Cavaleiros Jedi, Darth Vader e Star Wars? Alguém? E o próprio Brom é uma mistura de Obi-Wan Kenobi e Gandalf. Não são somente os cenários ou as influências, mas até os movimentos de câmera do diretor Fangmeier lembram as pirotecnias de Peter Jackson em O Senhor dos Anéis. A tendência incomoda em Hollywood.

Acho que são problemas que não existem na composição dos heróis Harry Potter e Neo nas criações respectivas de J.K. Rowling e dos irmãos Wachowski (mesmo pisando na bola nas seqüências de Matrix). Embora existam influências, essas histórias seguem seus próprios caminhos e constróem universos únicos, particulares. Há outro problema em Eragon: tudo acontece muito rápido e as passagens de tempo não convencem para explicar a evolução do personagem principal.

De qualquer forma, Eragon tem ótimos efeitos visuais - o diretor entende mesmo disso e a concepção do dragão é excepcional. O filme ainda conta com atores dedicados (Speleers não é ruim como eu esperava e mostra muita vontade), enquanto outros esbanjam experiência - como Jeremy Irons, que tem grandes momentos. Se falta personalidade a Eragon, que tem até um final aberto que não vai deixar ninguém sofrendo pela espera da seqüência, a produção acerta na diversão. Pode não ser um bom filme, mas está longe de ser ruim como pintaram. É uma aventura sem pretensões - falta um "algo a mais" para justificar esse barulho em torno de Eragon. Quem sabe no próximo filme?

12 Comments:

At 12:07 PM, janeiro 02, 2007, Anonymous Anônimo said...

A falta de personalidade de Eragon incomoda mesmo. Em alguns momentos, eu me senti como quando estava vendo O Senhor dos Anéis no cinema, e por um momento, comecei a viajar na maionese lembrando que tinha assistido As Duas Torres naquela mesma sala de cinema... Mas o elenco está bem, tirando a ponta esculachante de Joss Stone.

P.S.: Cara, é a primeira vez que visito seu blog, e pelo menos no meu sistema (Win98), sua página está aparecendo toda embaralhada e confusa. No mais, gostei bastante, e sua retrospectiva ficou muito boa.

Abraço!

 
At 12:17 PM, janeiro 02, 2007, Blogger Otavio Almeida said...

Oi Túlio!

Muito obrigado! E esse problema é algo que preciso resolver... Ainda não sei o que é. Só sei que o blog tem uma visualização melhor em EXPLORER...

E acabo de ver o seu blog... Está muito legal. E apareça mais vezes...

Abs,

Otavio

 
At 1:25 PM, janeiro 02, 2007, Blogger Wanderley Teixeira said...

Não assisti,nem irei assistir a Eragon por agora,só quando sair em dvd e isso se naum tiver nada melhor,minha última opção...Ainda mais agor q Diamante de sangue e Babel estão para estrear...

 
At 1:26 PM, janeiro 02, 2007, Blogger Wanderley Teixeira said...

Quanto ao recado q vc deixou no meu blog,Otávio,sinta-se a vontade...

 
At 3:05 PM, janeiro 02, 2007, Blogger Otavio Almeida said...

Mas ERAGON é um filme que vc pode esperar sair em DVD... é bem agradável, funciona como SESSÃO DA TARDE, mas incomoda pela falta de originalidade...

De qualquer forma, vc disse tudo. Vem aí DIAMANTE DE SANGUE (dia 5) e BABEL (dia 19). Aliás, perdi duas chances para ver BABEL na época da 30ª MOSTRA DE CINEMA aqui em SP. Acredita?

Abs,

Otavio

 
At 12:27 PM, janeiro 03, 2007, Blogger Otavio Almeida said...

Ah sim! Vc tem razão! E ainda bem que uma recente idéia de Richard Donner em trazer OS GOONIES de volta naufragou... ao menos, por enquanto... Comprei o DVD de OS GOONIES recentemente e é ótimo rever algo nostálgico. E triste tb, afinal vc percebe que não fazem mais filmes assim...

E WILLOW é sensacional! Vi recentemente na Fox e como tem coisa de O SENHOR DOS ANÉIS ali, não?

Abs,

O.

 
At 7:58 PM, janeiro 03, 2007, Anonymous Anônimo said...

Fazendo uma brincadeira com o título brasileiro, Willow na Terra Média, hehehehehe

 
At 10:58 AM, janeiro 04, 2007, Blogger Otavio Almeida said...

Hahahhahaha... é mesmo! Aliás, acho que ainda não saiu em DVD para venda. Saiu? Preciso desse...

Abs,

O.

 
At 11:59 AM, janeiro 04, 2007, Anonymous Anônimo said...

é daqueles filmes que vc sabe de cor, mas não perde uma oportunidade de ver... aliás, pensando bem, é o ÚNICO filme do tapado do Ron Howard que eu gostei de verdade, talvez de O Grinch também... mas ainda não sei se saiu em dvd.

abs!

 
At 10:28 AM, janeiro 17, 2007, Anonymous Anônimo said...

Otávio, antes de comentar ERAGON, gostaria de dizer que estou impressionado cada dia mais com seu talento NATO para o cinema. Vc é impressionante, nunca vi um filme com os mesmos olhos que vc enxerga(metaforicamente, claro, e literalmente tb).
No mais, realmente ERAGON Lembra demais a trilogia "senhor dos anéis" , penso até que poderia ter sido lençado em cartas bem mais tarde, para que os fãz tivessem tempo de "esquecer" a trilogia e assim evitar comparações que desprestigiem o filme.
Concordo plenamente no fato do filme se passar muito rápido no que tange à evolução de Eragon, de camponês no começo do filme, o cara já tava pulando da caunda do dragão no final como se tivesse a mesma experiência de luta do personagem de Jeremy Irons, isso é meio intragável.
Vai entender, no próximo filme ele já tá escalando paredes ou espancando vários vilões ao mesmo tempo, como em "matrix reloaded", né?
Abração, sucesso!

 
At 12:45 PM, janeiro 18, 2007, Blogger Otavio Almeida said...

Puxa... muito obrigado, meu amigo!

Um grande abraço!

 
At 8:33 PM, outubro 06, 2008, Blogger Unknown said...

voçeis estão de parabens eu acabei de ver o filme ERAGON fiquei facinado com os efeitos especiais e pricipalmente com a Saphira olha um grande abraço e parabens pelo espetacular trabalho que voceis fizeram estão de nota 1000...
ate mais!!!

 

Postar um comentário

<< Home