quinta-feira, abril 05, 2007

Robert De Niro – Ator, Psicopata, Monstro

Houve uma geração de atores de verdade – não esses caras que, antes de qualquer demonstração de talento, posam de galãs. Nos anos 70, Hollywood tinha outra cabeça e um bando de sujeitos feios como Jack Nicholson, Dustin Hoffman e Al Pacino mostraram como se constrói uma carreira de respeito dentro da indústria cinematográfica. Eles davam vida a personagens próximos de nossa realidade. Gente normal, que muitas vezes enlouquecia com o caos urbano e as dificuldades da vida.

Neste caso, ninguém foi tão psicopata no cinema quanto Robert De Niro - doido de pedra, mas sempre um marginal comum, vítima da sociedade. Dirigido por Martin Scorsese, De Niro virou ícone pop de Nova York (e do cinema). Seu Johnny Boy, de Caminhos Perigosos, surge na tela explodindo uma caixa de correio. Simplesmente pela vontade de explodi-la. Gente, essa é a primeira imagem de De Niro em um filme de Scorsese! Johnny Boy é inconseqüente. Pede dinheiro e jamais paga – e não entende porque deve devolvê-lo. Cara de pau esse Johnny Boy... Ele era um menino arruaceiro, que se divertia em brigas de bar, pulando em mesas de bilhar e arremessando tacos na cabeça de seu adversário. Ali, começávamos a perceber como De Niro passava de um cara tranqüilo e amigável para um monstro sanguinário em um piscar de olhos. Com Scorsese, De Niro foi motorista de táxi justiceiro, em Taxi Driver. Quem não treme quando Travis Bickle repete: You talkin’ to me? You talkin’ to me? Paranóico, o taxista acha que um banho de sangue é a solução para salvar uma menina da escória das ruas. Simples assim.

De Niro trabalhou com Bertolucci, Kazan, Leone, Tarantino, Michael Cimino... Esse último não fez nada que valesse a pena depois de O Franco-Atirador. Que filme! De Niro protagoniza uma cena de roleta russa, que me dá arrepios só de lembrar. O que é aquilo? De Niro trabalhou com Coppola. Ele foi o jovem Vito Corleone em O Poderoso Chefão – Parte II. Para estabelecer a ordem na vizinhança, ele mata o manda-chuva local durante uma procissão. Essa é a cena de assassinato mais célebre do cinema. E ele não precisou dizer mais nada. Naquele momento, Vito Corleone começava a consolidar seu império. De Niro foi o Diabo em Coração Satânico, de Alan Parker. Não no sentido figurado da palavra – isso ele fez em outros filmes. Ele foi o Capeta em pessoa. De Niro foi Al Capone, em Os Intocáveis. Brian De Palma teve que convencer a Paramount para que ele ganhasse o papel. O estúdio queria Bob Hoskins. Dirigido por Kenneth Branagh, De Niro foi literalmente o monstro de Frankenstein de Mary Shelley.

Ainda com Scorsese, De Niro deu cabeçadas na parede em Touro Indomável. Monstro! Como o boxeador Jake La Motta, ele subia nos ringues somente para bater e, principalmente, apanhar. Ele deixava seu oponente socá-lo contra as cordas no ato de autopunição mais selvagem do cinema. La Motta apanhava para se arrepender dos pecados. Como Max Cady, em Cabo do Medo, De Niro assustou dezenas de pessoas. Na cena em que a família formada por Nick Nolte, Jessica Lange e Juliette Lewis leva um susto com o toque do telefone, a platéia vai junto. Culpa do De Niro. Do Scorsese também.

Hoje, De Niro está mais preocupado com sua produtora, a Tribeca. Aos 63 anos, ele também quer ser diretor. Triste daquele que acha que De Niro é somente o astro de Entrando Numa Fria e afins. Um dos melhores atores da História do cinema. Ninguém foi tão psicopata nas telas quanto ele. Monstro sagrado esse De Niro.


Os cinco melhores momentos de Robert De Niro

1) Touro Indomável, de Martin Scorsese
(Jake La Motta)


2) Taxi Driver, de Martin Scorsese
(Travis Bickle)


3) Cabo do Medo, de Martin Scorsese
(Max Cady)


4) O Poderoso Chefão - Parte II, de Francis Ford Coppola
(Vito Corleone)


5) O Franco-Atirador, de Michael Cimino
(Michael Vronsky)

15 Comments:

At 4:32 PM, abril 05, 2007, Anonymous Anônimo said...

Cada trabalho melhor do que o outro. Minha atuação preferida dele também é em "Touro Indomável", mas sem dúvida "Taxi Driver" é mais marcante (especialmente pela famosa cena que você citou). Ainda não vi "O Franco-Atirador", mas nos outros ele tá muito bem mesmo (pena que ultimamente suas atuações sejam tão medianas - em "O Bom Pastor" é tão fraca que chega a dar pena). Até mais!

 
At 5:59 PM, abril 05, 2007, Blogger Otavio Almeida said...

Veja O FRANCO-ATIRADOR assim que puder, Vinicius... filmão!

Pessoal, boa Páscoa!!!!!!!

Filmes, chocolates e tudo de bom!!!

 
At 7:14 PM, abril 05, 2007, Blogger Wiliam Domingos said...

Olá tudo joia?
Encontrei o teu link por acaso em um outro blog de cinema, e gostei muito!!!!
O meu blog tb é de cinema, depois apareça por lá!
Bom, eu sempre apreciei o De Niro, apesar de não ter visto muito suas atuações. Mas como a maioria, eu também só conheco este De Niro atual, de Entrando Numa Fria, Amigo Oculto e etc...
abraçoooo!!!!
Ah, vou te linkar ok?

Meu blog:
http://eco-social.blogspot.com/

 
At 7:19 PM, abril 05, 2007, Anonymous Anônimo said...

Otimo texto, Otavio, eh sempre bom relembrar a importancia de personalidades cinematograficas como o De Niro para a Historia do Cinema. "Touro Indomavel" eh mesmo antologico e um dos momentos mais marcantes da carreira dele. Mas vc acredita que eu nunca conferi "Taxi Driver"? Eh umas das minhas lacunas como cinefila, ainda nao ter visto essa que dizem ser nao somente uma das melhores obras do Scorcese, como tb uma das grandes performances do De Niro.
Abs,

 
At 1:58 AM, abril 06, 2007, Blogger Marcus Vinícius said...

Pois olhe... meu ator preferido é o Al Pacino, mas a carreira do De Niro é algo desumano. Ele tem no mínimo 10 filmes excelentes. Resumindo, é um dos integrantes do Olimpo cinematpgráfico. Até!

 
At 2:34 AM, abril 06, 2007, Blogger Museu do Cinema said...

De Niro, Al Pacino, Jack Nicholson e Dustin Hoffman, juntamente com Coppola, Scorsese, De Palma e Spielberg mudaram o cinema norte-americano, comparo eles a nouvelle vague francesa.

Só uma retificação, Cimino é um dos grandes nomes do cinema norte-americano, um diretor que foi "injustiçado" pelo poder do dinheiro em Hollywood. Ele fez grandes filmes, como o já citado O Franco-Atirador, O Siciliano (uma obra-prima), o famigerado Portal do Paraíso, um bom filme, apesar do insucesso, e O Ano do Dragão, um filmão policial que merece ser revisto (lançado em DVD)! Cimino merece todos os louros desses outros nomes que citei, pelo simples fato de nunca ter cedido ao poder da bilheteria. Ele não merece isso!

 
At 8:52 AM, abril 06, 2007, Anonymous Anônimo said...

Que outro ator possui no currículo tantos sucessos de crítica nos mais diversos gêneros, sem cair na canastrice? Veja O Franco-atirador, Era uma vez Na América (esse é do Sergio Leone) e Coração Satânico. Simplesmente únicos!

(http://claque-te.blogspot.com): A Rainha, de Stephen Frears.

 
At 10:02 AM, abril 06, 2007, Blogger Túlio Moreira said...

Otavio, eu votei no Pacino, rs

Mas adoro De Niro, o cara é um gênio!

Johnny Boy é um dos meus personagens preferidos, a relação dele com sua "babá", interpretada por Harvey Keitel, faz de Caminhos Perigosos o filme QUE DIVIDE os caminhos do cinema americano.

E O Franco Atirador é um dos melhores filmes de guerra de todos os tempos, a cena da roleta russa com o Christopher Walken é demais, inesquecível.

abs e bom feriadão!

 
At 11:32 PM, abril 08, 2007, Blogger Alex Gonçalves said...

"Houve uma geração de atores de verdade – não esses caras que, antes de qualquer demonstração de talento, posam de galãs."

Exatamente, Otavio!
Sinceramente, as atrizes sempre me atrairão mais no cinema, devido terem uma grande versatilidade e por sempre surgirem novatas de grande talento, o que se vê pouco no sexo masculino. Mas está ai um ator de verdade: Robert De Niro, meu ator veterano predileto!
É verdade que atualmente ele anda sendo submetido a papéis pouco memoráveis, mas até mesmo nestas comédias ao estilo de Máfia no Divã e Entrando Numa Fria ele se sai perfeito.

 
At 2:56 PM, abril 09, 2007, Blogger Otavio Almeida said...

Obrigado, William! Vou lá no seu blog. Posso colocar teu link?

Oi Romeika! Legal ver teus comentários novamente... Tudo bem contigo? E quando puder, veja TAXI DRIVER! Vc não vai se arrepender...

Oi Cassiano! Infelizmente não gostei de mais nada que o Cimino fez...

Marcus, Tulio, Alex e Roberto, o De Niro é foda mesmo! Mas apesar do texto, meu voto foi para o Al Pacino!

Abs a todos! E boa semana!!

 
At 6:22 PM, abril 09, 2007, Anonymous Anônimo said...

tudo bem por aqui, Otavio, e com vc?
Nao ter visto "Taxi Driver" eh uma grande lacuna, tenho que ve-lo qualquer dia desses...
Abs,

 
At 2:54 PM, abril 10, 2007, Blogger Museu do Cinema said...

Otavio, vc não gostou de O Ano do Dragão e nem O Siciliano?

 
At 6:36 PM, abril 10, 2007, Blogger Otavio Almeida said...

Oi Cassiano! Não consegui gostar. Abs!

 
At 6:50 PM, abril 10, 2007, Blogger Otavio Almeida said...

Mas talvez eu precise rever a obra do diretor, não? Só que... rever filmes com Mickey Rourke e Christopher Lambert... ainda mais sem ter gostado do resultado... DOSE! Talvez eu fique devendo nessa.

Mas em breve, Cassiano, escrevo sobre minha "revisão" de MAGNOLIA, como prometido...

Abs!

 
At 7:46 PM, abril 10, 2007, Blogger Museu do Cinema said...

Puts Otavio, eu acho o Mickey Rourke o melhor ator da geração dele de longe, o cara é demais, é da escola do Lee Strasberg!

 

Postar um comentário

<< Home