quarta-feira, julho 11, 2007

Daniel Radcliffe, o menino que sobreviveu

O inglês Daniel Radcliffe completa 18 anos no próximo dia 23 de julho. Atualmente, ele tenta lidar com um sucesso jamais previsto em sua vida antes da escolha do diretor Chris Columbus para o grande papel de Harry Potter e a Pedra Filosofal (2001).

Em outro post, falei mal de Chris Columbus, mas ele acertou em algo fundamental: a escolha do elenco principal para a série cinematográfica adaptada dos livros de J.K. Rowling. Isso ele sempre fez bem. Alguém aí se lembra de Elisabeth Shue em Uma Noite de Aventuras (1987)? Ou Macaulay Culkin, em Esqueceram de Mim (1990)?

Columbus também foi revelado como um criativo roteirista dos anos 1980, especialmente por Gremlins (1984) e Os Goonies (1985). Mas conforme a saga Harry Potter aumenta, o talento de Daniel Radcliffe parece capaz de quebrar uma maldição que atingiu outras crianças brilhantes do cinema.

Muitos atores-mirins não sobreviveram ao tempo. Jodie Foster foi uma das exceções. Mas a lista é gigantesca. Só para citar alguns nomes: Justin Henry, de Kramer Vs. Kramer (1979), Ricky Schroder, de O Campeão (1979), que fez recentemente o agente Mike Doyle na sexta temporada de 24 Horas, o próprio Macaulay Culkin e o sumido Haley Joel Osment, de O Sexto Sentido (1999) e A.I. – Inteligência Artificial (2001).

Em cartaz nos cinemas com Harry Potter e a Ordem da Fênix, o quinto filme da saga, Daniel Radcliffe já pensa na vida após Hogwarts. Além dos últimos dois filmes da série (com final marcado para 2010), Radcliffe ainda precisa saber o que J.K. Rowling reserva para o personagem no derradeiro livro Harry Potter e as Relíquias da Morte. E se o menino não morrer como a maioria pensa?

Ainda assim, diferente de outros garotos ou atores como Mark Hamill (o eterno Luke Skywalker), Radcliffe começa cedo a trabalhar sua imagem para não ficar preso para sempre como o famoso bruxo. A polêmica nudez na peça Equus foi apenas o começo. E ele é um bom ator. Tem muito o que aprender ainda, mas está no caminho certo.

7 Comments:

At 7:31 PM, julho 11, 2007, Anonymous Anônimo said...

Otavio, acabei de ver o filme, muito bom, mas um pouco condensado demais pro meu gosto. As atuações realmente estão ótimas, e mais uma vez a direção de fotografia está excelente, será q neste não terá algum prêmio?
E a escolha do elenco partiu mesmo do Columbus e não do produtor David Heyman?
E dizem as lendas urbanas do cinema q o diretor q tinha sido escalado, Steven Spielberg, queria o guri Osment no papel de Potter e J.k barrou. Adoro seu blog, parabéns!

 
At 8:15 PM, julho 11, 2007, Blogger Kamila said...

É, realmente, Daniel Radcliffe é um sobrevivente. É, provavelmente, o único do trio central de "Harry Potter" que vem melhorando consideravelmente como ator a cada novo filme.

 
At 12:43 AM, julho 12, 2007, Anonymous Anônimo said...

Radcliffe não demonstrou ser exatamente um "bom ator" nos quatro primeiros filmes da serie, mas potencial não lhe falta. Tenho cuirosidades sobre Equus e acho que pode ter melhorado nesse quinto filme, (que por sinal, verei amanhã ao meio-dia...yay!). Ele pode sim...sobreviver.

Sobre os filmes da serie, revi o quarto e amo ele, mas realmente, o terceiro é imbatível.

 
At 8:30 AM, julho 12, 2007, Anonymous Anônimo said...

Sem dúvida a escolha do Radcliffe para a série foi muito acertada, assim como de todo o elenco. Acho que o ator tem potencial para "sobreviver" à série, tanto que já começa a participar de alguns projetos mais sérios. Se continuar assim pode manter a fama alcançada com o bruxo.

Abraço!

 
At 12:49 PM, julho 12, 2007, Blogger Otavio Almeida said...

Vivis, muito obrigado! Vi o filme ontem à noite. Coloco a crítica daqui a pouquinho. Sobre a escolha de Daniel Radcliffe, li uma vez que a escolha tb foi de Columbus. Mas vc está certa: teve pitaco do produtor.

Kamila e Vinicius, espero mesmo que Daniel Radcliffe melhore ainda mais. Ele tem futuro. E espero que ele não fique lembrado somente como HARRY POTTER.

Wally, vi o quinto ontem. AInda prefiro o terceiro. E de longe.

Abs!

 
At 2:34 PM, julho 12, 2007, Blogger Marcus Vinícius said...

Não é birra nem nada, mas eu não assisti nenhum Harry Potter até agora, talvez começe direto pelos filmes invés dos livros. Mas ele parece ser um bom ator, corajoso.

E o Agrião amigo, tá parado? Abração e até mais.

 
At 4:00 PM, julho 12, 2007, Blogger Otavio Almeida said...

Marcus, parei um pouco. Está tudo tão corrido... e quando sobra um tempo, só consigo priorizar o Hollywoodiano. Mas vai voltar com tudo em breve. Eu aviso, ok?

E Vivis, esqueci de comentar sobre o envolvimento inicial do Spielberg com HARRY POTTER. Acho que ele não queria filmar os sete livros. A idéia era adaptar toda a história em poucos filmes... algo assim. Mas não sei se é boato. A única certeza é que ele queria o Haley Joel, mas a J.K. não quis. Ela queria um ator inglês. E o Spielberg queria carta branca para tocar o projeto. Não deu e ele pulou fora. Sei que ele adora o terceiro livro.

Abs!

 

Postar um comentário

<< Home