terça-feira, julho 10, 2007

É hora de... Você-Sabe-Quem


Na edição de sexta-feira do Guia do Estadão, eu li um comentário interessante sobre as críticas a Harry Potter e a Ordem da Fênix, que estréia amanhã no país. A nota dizia que a maioria dos críticos diz que o novo filme é mais sombrio do que os anteriores. Mas ele brinca: “Sempre dizem que um é bem mais dark do que o outro. Desse jeito, o último filme será tão sombrio, mas tão sombrio mesmo que Harry vai arrancar a cabeça de Rony.”

Mas é verdade. Tudo quanto é crítica de Harry Potter parece limitada ao citar que o filme é “mais sombrio”, dark, etc. De qualquer forma, os fãs já podem analisar o novo filme a partir da meia-noite de hoje em pré-estréias. Queira ou não, trata-se de um evento de Hollywood. Harry Potter domina a maioria das salas do país e deixa uma minoria de chatos de galocha, que detesta fantasia, em casa (não entendo como alguns cinéfilos simplesmente rejeitam certos gêneros). E não há crítico no mundo mais capacitado para Harry Potter e a Ordem da Fênix do que o fã da série de livros de J.K. Rowling. Lógico que livro é livro e cinema é cinema. Eles precisam levar em conta que a adaptação precisa servir ao formato de cinema, mas o filme é para esse público.

De todos os filmes, o melhor é Harry Potter e o Prisioneiro de Azkaban. Alfonso Cuarón salvou a série cinematográfica após as duas jornadas infantilóides de Chris Columbus pelo universo de Rowling. Cuarón colocou Harry Potter no caminho certo. Mike Newell também fez bonito com o episódio seguinte (O Cálice de Fogo), mas o filme de Cuarón tem mais magia e facilita a ligação (aceitação?) emocional da platéia com o mundo de Rowling. Além de que ele é um diretor superior aos outros colegas.

Mas o que esperar do novato David Yates, em A Ordem da Fênix? Sei que muitos fãs consideram o quinto livro como o mais fraco da série, mas o crítico Luiz Carlos Merten, do jornal O Estado de S. Paulo, adorou. A Warner já anunciou que Yates será o diretor do sexto filme. Mas quem vai comandar o último Harry Potter?

Veja a avaliação do blog para a série:

Harry Potter e a Pedra Filosofal
Harry Potter e a Câmara Secreta
Harry Potter e o Prisioneiro de Azkaban

Harry Potter e o Cálice de Fogo

12 Comments:

At 2:11 PM, julho 10, 2007, Anonymous Anônimo said...

Guardo muita fé por esse filme. Gostei de todos, principalmente dos dois últimos e estou atualmente revendo. A crítica parece aprovar no geral e verei quinta-feira às 12:00. Depois deixo minha opinião sobre os outros filmes da serie.

ps: sou fãzoide dos livros, mas como você disse, não os comparo com os filmes. Se fosse assim, odiraria o terceiro (o que mais cortou do livro), mas acaba sendo o melhor.

 
At 2:38 PM, julho 10, 2007, Anonymous Anônimo said...

Por mais limitado que seja não é possível deixar de citar que os filmes ficam mais mórbidos a cada sequüência.
Se no primeiro o máximo que presenciaríamos de pesado era o duelo de Xadrez, no quarto filme Harry perde sangue e Rabicho decepa p próprio braço, num ritual aberto de magia negra (!!!)
É fato... isso que fica cada vez melhor em Harry Potter, a faixa etária muda de acordo com a idade do bruxo.
Estou ancioso por este filme! Também acho Cuarón o melhor diretor que passou pela franquia e torço para que ele seja responsável pelo final da série (o próprio se mostra tentado a aceitar um convite). Seria fantástico!

 
At 2:55 PM, julho 10, 2007, Blogger Otavio Almeida said...

É fato sim, Luciano. Vc tem razão. E acredito que A ORDEM DA FÊNIX seja realmente ainda mais sombrio do que O CÁLICE DE FOGO.

Só acho que não é APENAS esse "é mais sombrio que o anterior". Parece comentário de crítico que só vai ao cinema atrás de Godard e que não entende nada de fantasia ou entretenimento.

Abs!

 
At 5:04 PM, julho 10, 2007, Blogger Kamila said...

É realmente muito engraçado mesmo, Otávio, que, desde "Harry Potter e o Prisioneiro de Azkaban" as críticas sobre os filmes do Harry falam sempre a mesma coisa: "é o mais sombrio", "Harry está amadurecendo e passando por mudanças profundas", "o filme é pesado"....

No mais, esse é outro filme para ocupar duas salas de cinema na época de férias... Será que já tá perto do pessoal voltar às aulas??? :-)

PS: o meu favorito da série também é "Prisioneiro de Azkaban", pois o Cuarón imprimiu ao filme as mudanças que ele precisava e que foram abraçadas por Mike Newell. Não conheço o David Yates, mas espero que ele continue o bom nível dos dois últimos filmes da série.

 
At 5:07 PM, julho 10, 2007, Blogger Otavio Almeida said...

Será que esse David Yates é parente do diretor Peter Yates, de BULLITT e KRULL? Alguém aí sabe?

 
At 7:00 PM, julho 10, 2007, Blogger Kamila said...

Otávio, eu fui no IMDB, mas no profile do David Yates não tem nada nesse sentido.

 
At 7:44 PM, julho 10, 2007, Anonymous Anônimo said...

Contanto os minutos para ver. Sou fã assumido da série e não deixei de ver os filmes no cinema - acompanho desde o primeiro. Curiosamente não gosto dos livros, aliás só li o primeiro e desisti.

Também acho meio duvidoso querer rotular o filme como apenas sendo "mais sombrio que os anteriores", mesmo que seja verdade (aliás, fui gostando de cada capítulo mais do que o anterior, justamente por esse tom dark). Gosto muito do trabalho do Cuarón, mas acho que o do Mike Newell ficou no mesmo nível. Minhas cotações para os filmes são:

Pedra Filosofal **** (8.0)
Câmara Secreta *** (7.0)
Prisioneiro de Azkaban ***** (9.0)
Cálice de Fogo ***** (9.0)

Abraço!

 
At 11:05 PM, julho 10, 2007, Anonymous Anônimo said...

Otavio, acabei de rever o terceiro e gostei mais do que nunca, para o gênero, é uma verdadeira obra-prima e talvez um dos melhores filmes de fantasia da história. Amei mesmo! Vou rever o quarto amanhã e tomo minhas conclusões sobre qual o melhor.

E sobre a opinião da crítica, realmente acho chato esse negócio de dark e sombrio, apesar de ser verdade, eles se ligam demais à isso. O que fez de Prisioneiro de Azkaban o que foi não foi exatamente o sombrio (mesmo que tenha ajudado) mas os momentos únicos de direção de Cuáron que levaram emoção de verdade ao filme.

 
At 10:37 AM, julho 11, 2007, Blogger Otavio Almeida said...

Obrigado, Kamila!

Vinicius, tb não sou muito fã dos livros. Mais pelo modo como a Rowling escreve do que pela história. Mas adoro os filmes (a partir de O PRISIONEIRO DE AZKABAN).

Wally, concordo com vc sobre O PRISIONEIRO DE AZKABAN. Não acho que o segredo para um bom filme de fantasia, aventura ou ficção científica seja torná-lo "mais sombrio" em seus ambientes, fotografia, direção de arte, etc. O que importa é como o diretor narra essa história para deixá-la mais sombria.

Abs!

 
At 11:36 AM, julho 11, 2007, Blogger Carla Martins said...

Écati. Não vi nenhum filme da série e nem li os livros.

Não sei se estou perdendo muita coisa...ainda estou na dúvida se começo a alugar aos poucos ou se aproveito para assistir a filmes que fazem mais o meu estilo.

Tenho amigas fanáticas pela série e outras que acharam tempo perdido assistir aos filmes. Acho que, quando eu vir, vou me enquadrar na segunda opção...

Beijos

 
At 12:44 PM, julho 11, 2007, Anonymous Anônimo said...

As críticas em geral foram boas para a Ordem da Fênix, vou as 15:20, veremos.

Eu adoro os livros e o 5 é um dos meus preferidos, é grande e meio lento, mas têm revelações importantíssimas para a trama, e faz um link direto com o 3 livro.

E concordo q O Prisioneiro de Azkaban é o melhor, sem dúvida, e Cuarón se aceitar dirigir o último tenho certeza q fará um ótimo trabalho.

 
At 2:31 PM, julho 11, 2007, Blogger Otavio Almeida said...

Oi Vivis! Obrigado pela visita! Eu vou hoje, às 22h. Amanhã, publico a crítica do blog. Passe depois para discutirmos Harry Potter.

Bjs!

 

Postar um comentário

<< Home