domingo, julho 01, 2007

10 animações (ou desenhos) inesquecíveis


Nesta semana, a nova travessura da Pixar chega aos cinemas do país. Ratatouille vem com uma maleta cheia de elogios da crítica norte-americana, mas antes, eu gostaria de relembrar algumas animações (desenhos?) que marcaram a minha vida por uma ou outra razão. Bem antes dessa espera por Ratatouille... Veja abaixo, os 10 favoritos do blog:


1) Branca de Neve e os Sete Anões (1937)
A era pode ser da computação gráfica, mas não consigo imaginar outro desenho que tenha sobrevivido tanto ao tempo. E que permaneça encantador até hoje ao lado de uma forte concorrência. Ainda sei cantar as músicas e a imagem da bruxa (a velha) na janela é assustadora até para um marmanjo.

2) Fantasia (1940)
É o casamento ideal entre imagem, música e som em toda a história da animação. É a perfeição que Walt Disney tanto almejava.

3) Fievel - Um Conto Americano (1986)
A direção é de Don Bluth, mas a produção de Steven Spielberg torna evidente quem está no controle da emocionante história do ratinho Fievel, que se perde dos pais. Enquanto escrevo, diversas músicas surgem na minha cabeça: "Não existem gatos na América", "Não diga nunca, nem nunca jamais" e, claro, "Somewhere Out There".

4) Toy Story 2 (1999)
Para mim, o melhor da Pixar. Até Ratatouille? Quem sabe? Acho que a Pixar jamais errou e escolher seu melhor filme é uma questão pessoal (e difícil). Em Toy Story 2, sou fascinado pela força da amizade que movem os brinquedos. E a sensação da nostalgia de que já fui um menino, que brincava com alguns desses bonecos é algo que me deixa sem palavras. E o pior é esse desenho dizer que os brinquedos ficam tristes quando o seu dono cresce.

5) Akira (1988)

Katsuhiro Ôtomo é um dos dois gênios da animação atual. Akira daria um grande filme de ficção científica. Como desenho, ele é perfeito. Fantasia adulta dark, violenta, intolerante e imprevisível.

6) A Viagem de Chihiro (2001)
E Hayao Miyazaki é o outro gênio da animação. Esse também daria um belo filme com atores reais. A Viagem de Chihiro é encantador, triste e divertido. Miyazaki consegue explorar todos os sentimentos da platéia neste filme.

7) Os Incríveis (2004)
Brad Bird, o diretor de Ratatouille, fez o melhor filme de super-heróis da década. Só que é uma animação, não é? Às vezes, eu me esqueço desse detalhe...

8) Procurando Nemo (2003)

Em primeiro lugar, uma história emocionante entre pai e filho não chama apenas a minha atenção. É um conto capaz de capturar o mundo inteiro. Talvez, por isso, que Nemo seja o filme mais amado da Pixar. Só por isso. Pois está tudo lá: a qualidade da animação, o roteiro perfeito e a análise de personagens que vivem em sociedades simples (ou medíocres?).

9) O Rei Leão (1994)
O melhor musical da Disney na década passada (e nos últimos anos). Ponto final.

10) A Bela e a Fera (1991)
O segundo melhor musical da Disney nos anos 90. E sem falar no auxílio da computação gráfica em algumas seqüências, que marcou época. Foi um divisor de águas em qualidade técnica. Até hoje, A Bela e a Fera é a única animação já indicada ao Oscar de Melhor Filme.

14 Comments:

At 7:49 PM, julho 01, 2007, Blogger Romeika said...

Que post lindo! "A Bela e a fera"! O primeiro filme de verdade que eu vi no cinema, esse marcou a minha vida... Muitas lembrancas tristes e felizes com esse filme. Um dia desses revi o filme depois de todos esses anos e foi a mesma emocao, me desmanchei em lagrimas no final. Aquela musica...affff.

Dos outros que vc citou, sou completamente apaixonada por "A Viagem de Chihiro", gosto muito de "Procurando Nemo" e de "O Rei Leao", mas nao gostei de "Os Incriveis", ah, e "Fievel" tb eh lindo, mas faz seculos que nao o vejo. Os outros quatro ("Branca de Neve", "Fantasia", "Toy Story 2" e "Akira"), eu nao vi.

Na minha lista, acho que adicionaria "Bambi", "Cinderela", "A Dama e o Vagabundo", "Shrek"..sao os que eu lembro no momento.

Ah, essa foto estah otima! Tenho que ver "Branca de Neve", adoro os classicos da Disney.

 
At 12:40 AM, julho 02, 2007, Anonymous Anônimo said...

Só acrescentaria A Dama e o Vagabundo - a cena do spaghetti...
mas a lista ficou pra lá de bacana!!!
no blog os prêmios da cafeteria de junho.
abraços!!!

 
At 1:55 AM, julho 02, 2007, Anonymous Anônimo said...

Otavio, estou confiante que "Ratatouille" seja o melhor filme do ano, estou bastante ansioso por sua estréia. A lista é excepcional, ainda que só vi os títulos da Pixar - na verdade, já vi "Branca de Neve", "O Rei Leão" e "A Bela e a Fera", mas faz tanto tempo que não lembro de quase nada ;-)

Ah, também já conferi "A Viagem de Chihiro" e é realmente genial. Da Pixar, tenho muitos preferidos, dentre os quais se destacam "Toy Story", "Toy Story 2" (talvez o melhor), "Monstros S.A." e "Procurando Nemo".

Ótimo post! Abraço!

 
At 10:42 AM, julho 02, 2007, Blogger Otavio Almeida said...

Romeika, obrigado! E alugue o DVD de "Branca de Neve" correndo...

Felipe, "A Dama e o vagabundo" é ótimo tb!

Vinicius, meu caro, RATATOUILLE é o filme do ano! É E-X-T-R-O-R-D-I-N-Á-R-I-O! Para mim, dificilmente sairá dos meus cinco favoritos até a temporada do Oscar...

Abs!

 
At 10:43 AM, julho 02, 2007, Blogger Otavio Almeida said...

Caramba! Soletrei errado! É EXTRAORDINÁRIO!

Valeu!

 
At 4:24 PM, julho 02, 2007, Blogger Wanderley Teixeira said...

Ainda me lembro que A Bela e a Fera foi o primeiro filme que vi no cinema.Despertou minha paixão pela sétima arte lá por volta de 1991,ainda era guri.Daí pra lá sempre fui vidrado pelos lançamentos da Disney,pena que eles perderam o ritmo com Mulan e Tarzan.Daí veio a Pixar e o meu favorito deles Os incríveis,a paixão por animações continuaria ainda na fase adulta.
Cá para nós a Pixar manda muito melhor do q a sensação passageira q a DreamWorks causou com Shrek,aliás é a única coisa decente q eles tem a oferecer e que mesmo assim perdeu o vigor nesse terceiro filme.

 
At 4:28 PM, julho 02, 2007, Blogger Otavio Almeida said...

Pois é, Wanderley! E te digo que na época de SHREK, torci por MONSTROS S.A. no Oscar. E ainda não mudei de idéia.

Abs!

 
At 6:22 PM, julho 02, 2007, Anonymous Anônimo said...

Faltou Shrek, hehe, para mim, a melhor animação de todos os tempos. Também faltou Os Incríveis. Mas valeu por ter lembrado de Procurando Nemo, A Viagem de Chihiro, Toy Story 2 e os clássicos, A Bela e a Fera e O Rei Leão. Esqueçeu também de As Bicicletas de Belleville que amo.

Sobre seu coment lá no post. hauhiuahiauhauhauaihuaihaahuiah. não consigo aguentar, gostei muito de Dreamgirls e amei Babel.

 
At 6:29 PM, julho 02, 2007, Anonymous Anônimo said...

ERRATA!

Você não esqueçeu de Os Incríveis, fois mal, de alguma forma pulei o número 7. hehehehe. que bom, já estava ficando com medo. mas entre ele e procurando nemo, fico com o segundo.

 
At 6:48 PM, julho 02, 2007, Blogger Marcus Vinícius said...

Muito massa o post mesmo, uma viagem na infância. Meu favorito é 'Fantasia', uma verdadeira obra né, acho que vi umas mil vezes quando era pequeno, hehehe.

Abs

 
At 9:09 PM, julho 04, 2007, Anonymous Anônimo said...

A Bela e a Fera...
Pocahontas...
O Rei Leão...
Fantasia...
A Pequena Sereia...
A Espada era a Lei...
O Príncipe do Egito...
Uma Cilada para Roger Rabitt...
Alladin...
e... Peter Pan!

 
At 12:34 AM, julho 06, 2007, Anonymous Anônimo said...

Bom, sempre leio os posts do Otávio pelo clipping do Colunas e notas e, hoje resolvi
entrar no blog e postar pois, adorei a sua lista !!!
Me inspirei e resolvi postar a minha!!! =)

Branca de Neve e os Sete Anões
Akira (totalmente revolucionário)
Monstros S.A
Os Incríveis
Fantasia (não o 2000)
Alice no País das Maravilhas (Me lembro até hoje do meu espanto ao assisti-lo)
O Castelo Animado (A fantasia faz parte da obra de Miyasaki)
A Bela e a Fera (o filme fala por si só !!! )
Procurando Nemo
O Rei Leão (como chorei quando ele perdeu o pai)


E que venha Ratattouille !!!!

 
At 3:03 PM, julho 06, 2007, Blogger Otavio Almeida said...

Muito obrigado, Áurea!

Tb adoro O CASTELO ANIMADO, do Hayao Miyazaki. E espero que vc goste bastante de RATATOUILLE.

Bjs!

 
At 2:33 PM, junho 24, 2016, Blogger liz said...

A série, programação hbo, Of The Night, pretende mergulhar nos intrínsecos laços entre narrativas culturais e políticas e suas influências sobre o distrito policial de Nova York. Não vai ser desperdiçada.

 

Postar um comentário

<< Home