sexta-feira, junho 29, 2007

Quarteto Fantástico e o Surfista Prateado


O primeiro Quarteto Fantástico (2005) é tão ruim, mas tão ruim, que não funciona nem mesmo como uma tradicional Sessão da Tarde. Será que os fãs gostaram daquilo? Dito isso, a grande surpresa após conferir a seqüência Quarteto Fantástico e o Surfista Prateado (Fantastic Four: Rise of the Silver Surfer, 2007) é que a série cinematográfica baseada nos quadrinhos de Stan Lee e Jack Kirby parece ter começado agora.

Quarteto Fantástico e o Surfista Prateado é mil vezes melhor do que o original. Ainda é um filme descartável, cheio de problemas e sem as ambições de um Homem-Aranha ou X-Men. Mas o diretor Tim Story entendeu que os heróis não precisavam ser tão infantis (para não dizer "idiotas"). Desta vez, eles exalam carisma e a comunicação com o público é direta. Talvez, a entrada do Surfista Prateado represente essa mudança no clima do filme. O quarteto se une e dá importância a valores básicos como amor, amizade e o próprio conceito de família. São sentimentos que aproximam a platéia e valem o ingresso para uma boa (e rápida) diversão, que compensa qualquer falha.

E o filme tem muitos erros. Os atores não merecem participar do programa Inside the Actors Studio, principalmente Julian "Nip/Tuck" McMahon, que assume de vez a sua canastrice. O roteiro tem uns absurdos aqui e ali (como o retorno do Dr. Destino), mas parece que os tais valores básicos foram bem trabalhados. Há um comprometimento dos personagens em chamar a platéia para dentro da tela.

Dizem que um filme precisa prender o espectador em seus 15 minutos iniciais. Se você entra numa sessão de Quarteto Fantástico e o Surfista Prateado, parece disposto a dar uma segunda chance aos caras, certo? E logo na ótima seqüência inicial, a sensação é que estamos diante de uma intrigante ficção científica. É a chegada de um corpo celestial ao planeta, após a destruição de outro. É demais. Ele passa em partes diferentes do mundo causando pânico na população. Ou seja, o ambiente é o melhor possível para um bom filme do gênero. Infelizmente, a ficha cai e vemos os quatro atores principais. Sabemos do que se trata. Mas o desconforto desaparece conforme o mistério do tal fenômeno (o Surfista Prateado) é desvendado. Esse suspense (Quem é o Surfista? O que ele quer?) move a trama e salva o filme do ridículo.

Ainda assim, os efeitos roubam a cena. A concepção do Surfista é extraordinária. Os magos da Weta utilizaram o ator Doug Jones (a criatura principal de O Labirinto do Fauno) para pegar seus movimentos - algo como o trabalho de Andy Serkis nas criações de Gollum e King Kong nos filmes de Peter Jackson. Mas a voz forte do personagem é de Laurence Fishburne - sua escolha pode ser comparada à importância da dublagem de Darth Vader por James Earl Jones, em 1977. O homem por trás da máscara é o ator David Prowse, mas a voz transmite toda a força do personagem da saga de George Lucas.

Voltando ao novo Quarteto Fantástico, o mais importante é que os efeitos ajudam a contar história. A cena da perseguição do Tocha Humana ao Surfista é um primor do ponto de vista técnico. Mas depois daquilo, parece impossível não "entrar" no filme. Posso ter ficado louco. Sei que não vale uma grande discussão, mas eu embarquei nessa montanha russa e a viagem foi bem legal. Logo será esquecida, mas foi divertida enquanto durou. Em matéria de super-herói neste ano, o filme é uma aventura mais agradável do que o poderoso Homem-Aranha 3.

Quarteto Fantástico e o Surfista Prateado (Fantastic Four: Rise of the Silver Surfer, 2007)
Direção: Tim Story
Elenco: Ioan Gruffudd, Jessica Alba, Chris Evans, Michael Chiklis, Julian McMahon, Kerry Washington, Andre Braugher, Doug Jones e Laurence Fishburne (voz)

23 Comments:

At 11:39 PM, junho 29, 2007, Anonymous Anônimo said...

Puxa, concordo com cada linha que você escreveu nessa crítica (agora vai ficar difícil fazer a minha). O primeiro filme era uma porcaria mesmo, sem dúvida esse é superior. Como disse, ainda é um filme cheio de problemas, como piadas fora de hora de um elenco muito fraco (concordo que Julian McMahon é o pior!). O único que gosto é o Chris Evans, muito bem no seu personagem.

O melhor mesmo é o tal Surfista Prateado, uma criação realmente fantástica ;-) Dizem até que deve ganhar seu próprio longa. Os efeitos convencem plenamente (o que não acontecia no original), algo notável para esse tipo de filme. Enfim, minha cotação também é 2 estrelas, mas foi melhor do que imaginava.

Abraço!

 
At 12:37 AM, junho 30, 2007, Anonymous Anônimo said...

Eu ainda acho um filme irregular, descartável. Evolui em determinados pontos se comparado ao primeiro, mas ainda assim me desagrada mais do que o outro.

O elenco é de dar dó, as tiradas engraçadinhas enchem o saco, enfim... O Surfista Prateado é o melhor de tudo isso, mas diante de tanta bobagem não há herói que resista.

Abraço.

PS.: Só agora me dei conta de que leio seu texto ha um bom tempo no Colunas & Notas.

 
At 1:30 AM, junho 30, 2007, Anonymous Anônimo said...

Eu iria descartar esse filme, mas agora verei nos cinemas. Se for tão ruim quanto o primeiro vou te matar.
hehe.

 
At 10:27 AM, junho 30, 2007, Blogger Wiliam Domingos said...

Ainda não vi o primeiro, e confesso que não tenho muita vontade...
Cara, eu acho ridiculo aquele Homem Rocha, ou sei lá o que....
rsrsrrsrsrs
Abraço

 
At 1:58 PM, junho 30, 2007, Blogger Wanderley Teixeira said...

Ainda naum vi,estou esperando passar o final de semana.Mas realmente,Quarteto Fantástico,o primeiro filme é pavoroso.Já vou para este segundo com ares de desconfiança.Pior do que o Julian McMahon que faz o Dr.Destino é a Jessica Alba!
Com relação ao Homem-Aranha 3,apesar de seus defeitos ainda diverte um pouco e acerta em alguns pontos.Eu tenho cá minhas dúvidas se Quarteto Fantásti e o Surfista Prateado superam.É esperar e ver...

 
At 4:41 PM, junho 30, 2007, Blogger Kamila said...

Otávio, eu gosto do primeiro "Quarteto Fantástico" e acho que a continuação repete o que o primeiro filme tem de melhor: o roteiro que equilibra as cenas de comédia, romance e ação.

Ótimo texto.

 
At 7:57 PM, junho 30, 2007, Anonymous Anônimo said...

Honestamente?
Eu acho Homem-Aranha 3 um filme mediano e, para mim, Quarteto Fantástico 2 não chega aos pés do filme do Raimi. É tudo simplório demais, parece que o dinheiro gasto é só para cachês (os efeitos só valem a pena mesmo no Surfista) O_o...
Concordo com você sobre ser melhor que o primeiro. Também torço por um filme solo do Surfista, mas sem Tim Story e Mark Frost envolvidos, pelo amor de Deus!

 
At 8:42 AM, julho 01, 2007, Blogger Túlio Moreira said...

Puxa! Tava com saudade, cara!!!! Finalmente sufoco de final de semestre acabou e o CK retorna com força total, ehehehe

Vou ver esse filme hoje, sem esperar grande coisa, claro. Agora, acho que vou ser ainda mais pessimista que você. Pelo que vi nos trailer, nem do efeito do Surfista Prateado eu gostei!

Incrível como seria tão fácil recriar um efeito como o do T-1000 (1992, putz!), mas eles cagaram até nisso...

Quero ver o que se salva dessa merda toda!

Abração e bom domingo!

 
At 2:07 PM, julho 01, 2007, Anonymous Anônimo said...

É o famoso 'vi e esqueci'...acho divertido que o filme é uma grande desculpa pra vender brinquedos e não esconde isso. E existe coisa pior que o Julian McMahon?

 
At 2:28 PM, julho 01, 2007, Anonymous Anônimo said...

Como eu disse, é um filme descartável. Mas me diverti a beça! Duas estrelinhas é o máximo! Mas não dá pra passar de ano...

Por isso, não me matem, viu Wally? Mate-me por um filme que realmente vale uma discussão (como BABEL, que dei "uma estrelinha" e não volto atrás).

William, o correto é "O Coisa". Tirou "zero" na prova! :))

Kamila, vc tem razão! Acho que o filme pegou o que era bom no primeiro e se concentrou nisso.

Obrigado, Rodrigo! Obrigado a todos pela visita!

E que bom que vc voltou, Tulio!

Bom domingo! Vou ver RATATOUILLE daqui a pouquinho... Abs!

 
At 6:35 PM, julho 02, 2007, Anonymous Anônimo said...

Realmente da vontade de te matar por Babel, com muita força de vontade alias, me remetendo à sessão de O Albergue. Mas tudo bem, agente releva.

E Quarteto 2 é uma porcaria. Ok, exagerei, o primeiro é bem mais fraco, mas alguns momentos me deixam louco de ódio. O personagem do Surfista é visualmente perfeito, mas tem uma personalidade um tanto fraca. Gostei mesmo foi de Galactus, o melhor personagem da serie até agora. Foda.

 
At 6:52 PM, julho 03, 2007, Blogger Poetrica said...

� pessoal, filme de superher�i � e sempre ser� filme de superher�i. Se algum cara entra no cinema para assistir um fulano que pega fogo e outro que anda numa prancha em cima do planeta, deixa o senso cr�tico do lado de fora. N�o h� absurdos de roteiro, minha gente! Gostei, achei o filme redondinho, me diverti das piadas infames, mas assisti um filme sobre um homem coisa, n�o um filme de profundos perfis psicol�gicos e dram�ticos. Para isso, pessoal, visitem Einseinstein e Tarkoviski!

 
At 12:49 AM, julho 06, 2007, Anonymous Anônimo said...

Ahhh, Quarteto Fantástico nos quadrinhos era mais um drama familiar do que uma história do tipo: Homem-Aranha ou Super-Homem com ação exagerada.
Erros ao adaptar quadrinhos para cinema sempre vão acontecer, principalmente nos quesitos: personagens e cronologias !!!
O surfista realmente é o melhor do filme mas, o galactus bem que poderia ter sido feito como nos quadrinhos né ??
Pelo menos alguém desempenhou o mesmo papel que quadrinhos: Stan Lee !!

 
At 2:12 AM, dezembro 12, 2008, Anonymous Anônimo said...

O FILME DO QUARTETO FANTÁSTICO 1 É MUITO BOM!SINCERAMENTE ACHO MELHOR QUE O SEGUNDO FILME!QUEM NÃO GOSTOU DO FILME ENTÃO VAI TOMAR NO CÚ, BANDO DE DESGRAÇADOS!SE NÃO GOSTARAM PROIBLEMA DE VOCÊS SEUS BURROS,VOCÊS ACHAM QUE OS FILMES DE HERÓIS EM GERAL VÃO SER IGUALZINHO NOS QUADRINHOS?FRANCAMENTE!SÓ VOCÊS JUMENTOS QUE NÂO SABEM O QUE FALAM,OU MELHOR,QUE ESCREVEM ACHAM ISSO!O PRIMEIRO FILME FOI MAGNÍFICO,O SEGUNDO TAMBÉM É BOM!VOCÊS DIZEM ISSO PORQUE NÃO SÃO FÃS DE QUADRINHOS DO QUARTETO DOENTE COMO EU,COM MAIS DE DEZ ANOS DE EXPERIÊNCIA!SE NÃO GOSTARAM PROBLEMA DE VOCÊS QUE NÃO TEM CULTURA DE SÚPER-HERÓIS!!!

 
At 8:53 AM, abril 15, 2009, Anonymous Anônimo said...

Eu concordo com o comentário aí em cima, o dois filmes são excelentes! Como ele disse, vocês acham que os filmes dos super-heróis vão ser identicos aos quadrinhos? Pelo amor de Deus, né? Os personagens são incríveis e os atores trabalham muito bem! Vocês é que são uns enjoados! eSSE FILME É ÓTIMO. Porque vocês enjoados não entram em sites de cinema como o interfilmes (www.interfilmes.com)ou o adoro cinema 9www.adorocinema.com.br) e vejam se o filme é péssimo como vocês disseram! Pelo jeito é só vocês que tem um gosto simplesmente PÉSSIMO para dizer que o filme é ruim!!!!!!
Quarteto Fantastico (1 e 2) são os MELHORES FILMES MARVEL e quem não acha isso vai tomar no *%$&**¨%$*&!!!!!!!
Esse filme é ótimo e olha que eu sou fã do Quarteto há mais de 15 anos. Com certeza voces que criticam o filme nem se quer leram uma revista desses super herois. É voces que são pessimos e não o filme que é!
Adorei o 1º e o 2º! O nome do filme já diz tudo, ele é simplesmente FANTÁSTICO!!!!!!!!
TROXAS!!!

 
At 3:24 PM, março 06, 2013, Anonymous Anônimo said...

[url=http://buyonlineaccutanenow.com/#tmbwu]accutane 30 mg[/url] - accutane cost , http://buyonlineaccutanenow.com/#mngtp accutane without prescription

 
At 8:19 AM, março 20, 2013, Anonymous Anônimo said...

Hi, buy cheap zyprexa - buy generic zyprexa http://www.onlinepharmdiscount.com/zyprexa/, [url=http://www.onlinepharmdiscount.com/zyprexa/]cheap zyprexa [/url]

 
At 7:29 AM, março 21, 2013, Anonymous Anônimo said...

Li, order neurontin - neurontin no prescription http://www.neurontinonlineprice.net/, [url=http://www.neurontinonlineprice.net/]neurontin without prescription[/url]

 
At 4:47 PM, março 21, 2013, Anonymous Anônimo said...

Hi, cheap provigil - buy provigil online http://setbaclinks.com/, [url=http://setbaclinks.com/]provigil online[/url]

 
At 3:25 PM, março 26, 2013, Anonymous Anônimo said...

2, [url=http://www.dreamcoatsoft.com/]Prednisone Online[/url] - Generic Prednisone - prednisone drug http://www.dreamcoatsoft.com/ .

 
At 5:56 PM, março 27, 2013, Anonymous Anônimo said...

5, [url=http://www.stratterarxcoupon.net/]Generic Strattera[/url] - Atomoxetine Online - price of strattera http://www.stratterarxcoupon.net/ .

 
At 5:47 PM, março 28, 2013, Anonymous Anônimo said...

12, [url=http://www.installandenjoy.com/]Zyban Pharmacy[/url] - Zyban Pharmacy - zyban drug http://www.installandenjoy.com/

 
At 4:17 PM, maio 02, 2013, Anonymous Anônimo said...

http://prixviagrageneriquefrance.net/ viagra generique
http://commanderviagragenerique.net/ viagra prix
http://viagracomprargenericoespana.net/ viagra
http://acquistareviagragenericoitalia.net/ viagra

 

Postar um comentário

<< Home