quinta-feira, outubro 18, 2007

Stardust


A tendência é um problema grave em Hollywood. Se Gladiador deu certo, dá-lhe Tróia. Se Titanic fez sucesso, tome Pearl Harbor. Se Harry Potter e O Senhor dos Anéis levaram respeito ao gênero da fantasia e, principalmente, encheram os bolsos dos grandes estúdios de dinheiro, ainda temos que agüentar historinhas para boi dormir como Stardust - O Mistério da Estrela (Stardust, 2007).

Não digo isso para a obra original de Neil Gaiman, mas aos engravatados de Hollywood, que não entendem nada de cinema. Só de dinheiro. Mas como Stardust fracassou nas bilheterias, eles perderam uma boa grana. O problema é que muitos pensam que o segredo para fazer um filme de fantasia é reunir criaturas encantadas e bizarras, além de cenários excêntricos e grandiosos para heróis e vilões lutarem até o último suspiro. Mas não se trata de uma fórmula. Como em qualquer gênero, o diretor e todos os envolvidos precisam se apaixonar pelo projeto e levá-lo a sério. Fantasia não significa "apenas" diversão.

Inicialmente, Stardust relembra (só de leve) as aventuras do gênero que marcaram os anos 1980. São títulos como O Feitiço de Áquila, Willow, Labirinto - A Magia do Tempo e A Princesa Prometida, que dão de 10 a 0 nesse filme da era dos efeitos digitais. O diretor Matthew Vaughan, que largou X-Men: O Confronto Final, fez de Stardust, o cultuado romance de Neil Gaiman, um filme extremamente esquizofrênico e equivocado. E sem paixão alguma pelo material original.

Em alguns momentos, Vaughan carrega no humor e o filme assume um tom infantilóide. Quero dizer: nem as crianças vão cair nessa. Em outras partes, ele tenta ser sombrio, mas cai no ridículo. Isso com a total cooperação do elenco, que não leva o filme a sério. Talvez só o novato Charlie Cox no papel de Tristan, o jovem herói romântico, que atravessa a cidade de Muralha e entra em um mundo mágico para pegar uma estrela cadente. Apenas para entregá-la a sua amada Victoria (a maravilhosa Sienna Miller). Só que a tal estrela é Claire Danes em pessoa. Incrível como a menina bonitinha do Romeu + Julieta, de Baz Luhrmann, envelheceu e ficou feia. E é péssima atriz.

O restante do elenco é somente caricato. Dizem que Robert De Niro, como o Capitão Shakespeare, está divertidíssimo. Não está. O grande ator de Touro Indomável e Taxi Driver não é mais o mesmo. Você vai ver. Nem Michelle Pfeiffer, que continua linda. Mas sua bruxa cairia muito bem num filme da Xuxa. Peter O' Toole tem pouco tempo em uma participação dispensável, assim como Rupert Everett e Ricky Gervais. E o que são aqueles fantasmas? Parecem personagens dignos de filmes do Didi.

E tem outro ponto negativo para um filme desse gênero: antigamente, produções como O Feitiço de Áquila e A Lenda buscavam originalidade na narrativa só para substituir cenas impossíveis para os efeitos visuais da época. Tinha um corte aqui e outro ali, o som caprichava no ambiente, mostravam a reação de cada ator e isso era suficiente para o espectador embarcar no clima de fantasia. No caso de Stardust, a sensação é a de que o filme foi feito às pressas. Ou, então, os produtores queriam economizar, pois algumas cenas sofrem cortes descaradamente bruscos na montagem final. Como podem filmar um roteiro como Stardust e apresentá-lo com cara de produção que passou por severas restrições orçamentárias?

Sou grande fã de obras de fantasia, mas ainda não foi dessa vez que uma história de Neil Gaiman deu certo no cinema. Achei melhor dormir e embarcar no verdadeiro mundo dos sonhos, por que Stardust é Sessão da Tarde de segunda categoria. E pode servir de inspiração para os próximos trabalhos de Xuxa Meneghel e Renato Aragão.

Stardust - O Mistério da Estrela (Stardust, 2007)
Direção: Matthew Vaughan
Elenco: Charlie Cox, Michelle Pfeiffer, Claire Danes, Sienna Miller e Robert De Niro

9 Comments:

At 5:50 PM, outubro 18, 2007, Blogger Kamila said...

Ai, Otavio. Eu gostei de "Stardust". Não sou a maior fã de filmes nesse estilo, mas acho que o Matthew Vaughn fez um bom trabalho. O Charlie Cox é carismático. O Robert de Niro está divertido, sim. E a Michelle Pfeiffer está bem.

Só concordo com o que você disse sobre a Claire Danes, que está péssima como a Yvaine.

 
At 5:53 PM, outubro 18, 2007, Blogger Otavio Almeida said...

Deve ser pq levo a sério todos os gêneros. Não é para ser uma comédia besteirol. Então...

Veja bem: todos os grandes filmes de fantasia, aventura, terror e ficção cinetífica se levam a sério. Ou O ILUMINADO é bobo? Ou O EXORCISTA? OS CAÇADORES DA ARCA PERDIDA? ALIEN? O RETORNO DO REI?

Acho que eu estava de mau humor...

Bjs!

 
At 6:42 PM, outubro 18, 2007, Anonymous Anônimo said...

ZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZ

 
At 7:00 PM, outubro 18, 2007, Blogger Kamila said...

É claro que a gente tem que levar todos os filmes a sério. Mas, eu acho que "Stardust" não chega a ser um filme vergonhoso se comparado a outros filmes do gênero.

Beijos.

 
At 8:56 PM, outubro 18, 2007, Anonymous Anônimo said...

Nem preciso comentar muito, já que a Kamila falou tudo o que penso a respeito do filme. Realmente achei bem divertido - e acredito que há um abismo entre "Stardust" e qualquer um dos filmes da Xuxa.

Abraço!

 
At 10:16 AM, outubro 19, 2007, Blogger Museu do Cinema said...

Stardust novamente! Vixe, já vi q vou ficar por fora de novo!

 
At 10:54 AM, outubro 19, 2007, Blogger Otavio Almeida said...

Mas coitada da Xuxa... Ela gasta bem menos com os filmes dela. STARDUST é bem mais caro. É Hollywood! Por isso, o resultado acaba sendo mais vergonhoso.

Gosto mais de CARAVANA DA CORAGEM e KRULL (que esqueci de citar na crítica). ;-)

 
At 2:08 PM, outubro 19, 2007, Blogger Romeika said...

OUCH! Deu até medo de ir ao cinema, Otávio! E Claire Danes, velha e feia, que é isso..:-S

 
At 4:33 PM, outubro 20, 2007, Anonymous Anônimo said...

Me recusei a ver este filme nos cinemas, pois aqui só chegou dublado, mas pelo jeito, não perdi muita coisa...

 

Postar um comentário

<< Home