terça-feira, outubro 16, 2007

A volta do Natal mágico

Em 2001, Harry Potter e a Pedra Filosofal e, principalmente, O Senhor dos Anéis - A Sociedade do Anel, tornaram o fim de ano mais animado nos cinemas. Até 2003, com o fim da trilogia de Peter Jackson, em O Retorno do Rei, muita gente deixava para viajar depois de ir ao cinema. Depois disso, ficamos mal acostumados e uma sensação de vazio na virada de dezembro para janeiro tomou conta dos fãs de fantasia.

Em 2005, o próprio Peter Jackson estreou sua maravilhosa versão de King Kong, enquanto a Disney apostou em As Crônicas de Nárnia - O Leão, A Feiticeira e o Guarda-Roupa. O teste foi bom para a percepção dos estúdios: o público não queria apenas O Senhor dos Anéis e Harry Potter. Ainda há fôlego para explorar o gênero da fantasia. Mas estava faltando uma produção em massa para atiçar nerds, cinéfilos & Cia. Ou seja, uma saga em episódios para exigir o compromisso dos fãs de outra franquias consagradas no final do ano (Eragon não vale). A espera pode ter chegado ao fim com a primeira parte da trilogia Fronteiras do Universo (composta pelos volumes A Bússola Dourada, A Faca Sutil e A Luneta Âmbar), de Philip Pullman. Aqui no Brasil, o filme foi rebatizado como A Bússola de Ouro.

Com direção de Chris Weitz, do ótimo Um Grande Garoto, a superprodução narra as aventuras da pequena Lyra Belacqua (Dakota Blue Richards). Ela vive numa Oxford alternativa com bruxas, animais falantes e outras criaturas. Lyra parte numa jornada para salvar seu melhor amigo e outras crianças, que desapareceram misteriosamente. Mas essas linhas servem apenas para descrever o mundo de fantasia criado por Philip Pullman. O melhor jeito para tentar compreender o fascínio em torno da obra é ler os livros. Particularmente, não tem um universo tão rico quanto O Senhor dos Anéis, de J.R.R. Tolkien, mas supera (e muito) a mágica de As Crônicas de Nárnia, de C.S. Lewis, que considero mais infantil. Pullman direciona seu conto para os jovens, mas a série tem uma legião fiel de leitores adultos.

Resta saber se o diretor Chris Weitz acertou a mão. E só o elenco já chama a atenção: Nicole Kidman, Daniel 007 Craig, Sam Elliott e Eva Green (sem falar na poderosa voz de Ian McKellen). Pelo
trailer, o resultado técnico parece fantástico. Mas, você sabe, muitos trailers enganam. Filme de fantasia não é sinônimo de "filme que não se leva a sério". E poucos entendem isso. É preciso ter um diretor apaixonado pelo projeto - como em qualquer gênero. Ou então, sai uma produção sem alma. Sai só por sair; para faturar uns trocados. Mas o público não é bobo e não vê qualquer coisa. Se Weitz acertou, esperem uma nova franquia de sucesso. E a confiança da New Line (estúdio que também nos presenteou com O Senhor dos Anéis) é tanta, que seus executivos já deram sinal verde para A Faca Sutil.

A Bússola de Ouro estréia no dia 07 de dezembro nos EUA, e em pleno Natal no Brasil. Sem pensar duas vezes, eu deixo minha viagem de fim de ano para o Réveillon.

4 Comments:

At 10:00 PM, outubro 16, 2007, Anonymous Anônimo said...

Acho que "A Bússola Dourada" tem tudo para ser um dos melhores filmes do ano. Depois de matar a saudade dos filmes de fantasia com "Stardust", acredito que o resultado desse filme possa ir além a ponto de render continuações. Pelo trailer parece ser fantástico mesmo, especialmente em termos técnicos.

Abraço!

 
At 10:02 PM, outubro 16, 2007, Blogger Kamila said...

"A Bússula de Ouro" é mais uma tentativa dos estúdios em encontrar o sucessor de "Senhor dos Anéis". "As Crônicas de Nárnia" (que eu adoro) foi o primeiro. "Eragon" foi o segundo. Agora, é a vez do filme do Chris Weitz. Não tenho muitas expectativas sobre este filme, mas, com certeza, vou assistir.

 
At 10:17 AM, outubro 17, 2007, Blogger Museu do Cinema said...

Concordo com a Kamila, e sinceramente estou farto de caça niqueis, não é mais a minha praia, que pena que a Nicole Kidman entrou numa dessas! Saudades dos anos 80 de uma Hollywood genial!

 
At 8:54 PM, outubro 17, 2007, Blogger Otavio Almeida said...

Bom, estarei na fila de A BÚSSOLA DE OURO...

Abs!

 

Postar um comentário

<< Home