quarta-feira, janeiro 16, 2008

Aliens Vs. Predador 2


Não há muito o que dizer sobre Aliens Vs. Predador 2 (Aliens vs Predator - Requiem, 2007). Não vi o primeiro encontro entre os monstros sagrados no cinema e só paguei para assistir ao "2" porque queria me divertir com o showdown entre as duas raças alienígenas.

Só que tudo é tão grotesco que nem a diversão valeu a pena. O roteiro de Shane Salerno e a direção desses irmãos Colin e Greg Strause são capazes de corar até mesmo aspirantes que filmam ou idealizam uma produção no quintal de casa.

Logicamente, os irmãos Strause não escondem as criaturas que todo mundo já está cansado de ver. Por isso, a idéia dos diretores em utilizar uma fotografia para lá de escura não tem cabimento. É quase impossível enxergar a maioria das cenas noturnas. E no final, eles ainda acrescentam uma chuva ininterrupta para complicar o visual de vez.

Para piorar, os caras transformaram dois ícones da ficção científica em assassinos mascarados de adolescentes seminus (com direito a close na bunda da bela Kristen Hager). É isso mesmo. Os famosos monstros estão lá só para fazer a garotada gritar antes de morrer. O truque é o de sempre: o som estoura na hora do susto e uma morte tem que ser diferente da outra. De preferência de uma forma mais escatológica que a anterior. Não há qualquer suspense ou terror no sentido original dos gêneros. Ou seja: se você gosta de Alien - O Oitavo Passageiro, Aliens - O Resgate e O Predador, não tem como admirar esse Aliens Vs. Predador 2.

Mas Hollywood é assim mesmo. As grandes idéias estão acabando e a qualidade do cinema em geral está sofrível. Atualmente, uma das saídas é "imaginar" confrontos entre personagens sagrados de franquias bem-sucedidas. O problema é que essa fórmula abandona a essência dos filmes originais para agradar um novo público. Já tivemos Freddy Vs. Jason e Aliens Vs. Predador. Mas o que virá agora? RoboCop Vs. Exterminador do Futuro? Superman Vs. Batman? Titanic Vs. Pearl Harbor? Só pode ter alguém que acha essas "sacadas" geniais.

É por isso que valorizo um filme divertido como Transformers. Também é uma aventura sobre alienígenas inimigos em pé de guerra na Terra com os humanos sofrendo na primeira fila do show. Transformers também saiu de um grande estúdio interessado na venda de DVDs, videogames, camisetas e bonecos. Mas perto dos irmãos Strause, Michael Bay é Orson Welles. Entendeu agora a gravidade da coisa?

Pelo menos, Aliens Vs. Predador 2 tem a Reiko Aylesworth, a Michelle Dessler da minha série favorita: 24 Horas. Sumida desde que deixou as aventuras de Jack Bauer, Reiko faz um tipão Sigourney Weaver, que lidera o pelotão de adolescentes seminus. Mas nem isso vale o ingresso. Lixo total.

Aliens Vs. Predador 2 (Aliens vs Predator - Requiem, 2007)
Direção: Colin Strause e Greg Strause
Roteiro: Shane Salerno
Elenco: Steven Pasquale, Reiko Aylesworth, John Ortiz, Johnny Lewis, Ariel Gade e Kristen Hager

11 Comments:

At 3:50 PM, janeiro 16, 2008, Blogger Alex Gonçalves said...

Otavio, esse filme é uma lástima para os fãs de “Predador”, “Alien” do gênero e de cinema. Acho que, das dezenas de vezes que compareci nos cinemas, nenhuma delas foi tão desanimadora e frustrante como foi no sábado passado ao ver “Aliens Vs. Predador 2”. E tem gente que reclama do filme de “Alien Vs. Predador”...

 
At 4:28 PM, janeiro 16, 2008, Blogger Kamila said...

Otavio, esse é aquele tipo de filme que eu "não vi e não gostei". :-)

Beijos.

 
At 10:18 PM, janeiro 16, 2008, Blogger Marcus Vinícius Freitas said...

Kamila resumiu tudo, hehe. Bah, pior será se resolverem fazer o 3º, o 4º, tipo "Jogos Mortais".

Té, abs!

 
At 12:21 AM, janeiro 17, 2008, Anonymous Anônimo said...

Não gostei do primeiro e devo ver este só em DVD, e com muito medo. Voce tem muita coragem de ver nos cinemas. rsrsrs

O visual do blog ta melhor. Só as estrelas que nao tao aparecendo. To respondendo os coments no blog ta ;)

Ciao!

 
At 1:13 AM, janeiro 17, 2008, Blogger Marcus Vinícius said...

Otávio, está convocado pra responder 2 MEME's. Dá uma conferida no CN. =D

Abraços!

 
At 3:26 AM, janeiro 17, 2008, Anonymous Anônimo said...

A Kamila disse tudo! Bem, eu não gostei do primeiro, portanto não quero me arriscar vendo esse - que pelo jeito já é forte candidato ao título de pior do ano. E adoro a Reiko Aylesworth, já chorei muito por ela em "24 Horas" ;-)

Quanto à visualização, até ontem estava normal, mas hoje tenho o mesmo problema do Wally (não consigo visualizar as estrelas). Abraço!

 
At 10:19 AM, janeiro 17, 2008, Blogger Otavio Almeida said...

Só as estrelas???

 
At 1:14 PM, janeiro 17, 2008, Anonymous Anônimo said...

Agora ta ótimo Otavio!

Ciao!

 
At 12:56 AM, janeiro 20, 2008, Anonymous Anônimo said...

Hahahaha, passei aqui para te dar os parabéns por sua primeira (?) nota péssima.

Ciao!

 
At 1:12 PM, janeiro 20, 2008, Blogger Otavio Almeida said...

Sim, Wally :)

ALIENS VS. PREDADOR inaugurou a "bolinha" no HOLLYWOODIANO.

Abs! E bom domigno!

 
At 4:56 PM, fevereiro 17, 2008, Anonymous Anônimo said...

adorei assistir AVP2 por ser um filme para se divertir e ñ para encontrar o sentido da vida...como os críticos adoram....eu odeia a crítica esculaxão grandes filmes...ex tropa de elite que poderia tar concorrendo ao osca....idiotas

 

Postar um comentário

<< Home