quinta-feira, abril 17, 2008

Fabricante de sonhos


Nesta semana, morreu Ollie Johnston (1912-2008), o último gênio dos Nove Velhos (Nine Old Men), um grupo de lendários animadores da Disney. De suas mãos sairam clássicos como Branca de Neve e os Sete Anões, Fantasia, Cinderela, Alice no País das Maravilhas, Pinóquio, O Cão e a Raposa, Peter Pan, A Dama e o Vagabundo, A Bela Adormecida, Mogli, 101 Dálmatas e Bambi.

Ollie Johnston trabalhou na Disney de 1935 a 1978. Seu primeiro trabalho foi o curta Mickey's Garden. Entre as grandes cenas desenhadas por Johnston está a chocante morte da mãe de Bambi, além da participação de seus traços no primeiro sucesso da Disney no cinema (e o meu favorito) Branca de Neve e os Sete Anões.

Numa época em que a animação feita à mão praticamente desapareceu do mapa, a lembrança da contribuição de Ollie Johnston viverá para sempre no imaginário e nos corações de milhares de "crianças grandes" que compreenderam a sua arte.

Fica aqui uma homenagem do HOLLYWOODIANO e um "Muito Obrigado, Sr. Johnston!"

7 Comments:

At 12:14 PM, abril 17, 2008, Anonymous Anônimo said...

Otávio, estou procurando em blogs e sites sobre filme na internet alguma informação que possa me ajudar.

Amanhã tenho uma festa à fantasia para ir, tema "FILMES", e eu não consigo pensar em alguma personagem que, ao entrar no local, as pessoas reconheçam (só Marilyn Monroe, mas além de eu não ter um vestido igual, também não tenho tanto peito uhahua).

Você saberia alguma personagem, dessas de filme popular mesmo, que seja bem marcante? Que se reconheça facilmente ao olhar?

Vale também personagens homens que dá para botar máscara, tipo, Sexta-feira 13 (mas eu não queria ir disso, só algumas sugestões que eu possa imprimir máscara).

Ficaria muito grata se você pudesse me enviar algumas sugestões. Anote meu e-mail: mmpcookie@hotmail.com

Mariana

 
At 1:18 PM, abril 17, 2008, Blogger Museu do Cinema said...

AInda sobre o post abaixo Otávio, se foi numa pré o filme deverá estrear amanhã, e ai vou conferir com certeza.

 
At 1:31 PM, abril 17, 2008, Blogger fabiana said...

Branca de Neve é meu preferido também! Mesmo sem as expressões faciais das princesas de hoje em dia, que são perfeitas!

 
At 2:58 PM, abril 17, 2008, Blogger Kamila said...

O meu favorito é "A Dama e o Vagabundo". Comprei o DVD de "Alice no País das Maravilhas" e tem, nos extras, um documentário sobre o processo de animação do filme. Incrível o que esses profissionais faziam, naquela época.

Linda homenagem, Otavio.

Beijos.

 
At 2:59 PM, abril 17, 2008, Blogger Rodrigo Fernandes said...

Grande homenagem, Otávio...
As animações forma se eprdendo com o tempo, caíndo na mesmissece.. algumas até se sobressaem e se destacam pela originalidade como foi Ratatouille ou persepolis, mas nada se comapra a magia da Disney dessa época... incrivel como as limitações que existiam na época não era um obstaculo para se criarem obras primas admiradas por várias geraç~eos até hj...
abraços!!!

 
At 5:16 PM, abril 17, 2008, Blogger Otavio Almeida said...

Mariana, obrigado pela visita. Já te mandei um e-mail. Mas esqueci de citar a Princesa Leia (Carrie Fisher), de STAR WARS.

Fabiana, eu queria o DVD de BRANCA DE NEVE, mas acho que está fora de catálogo.

Obrigado, Kamila!

Valeu, Rodrigo. Mas não acho necessariamente que a animação tradicional seja melhor. Afinal, o que importa é criatividade e um bom roteiro. Só disse que ela está praticamente extinta.

Abs!

 
At 11:39 PM, abril 18, 2008, Anonymous Anônimo said...

Apesar de não ter comentado antes nesse post, gostei dessa homenagem que você fez ao Ollie Johnston. Realmente é complicado encontrar alguma animação como essas na atualidade.

 

Postar um comentário

<< Home