segunda-feira, abril 07, 2008

Mudanças e reconhecimentos


Hora de mudanças e reconhecimentos no HOLLYWOODIANO. Em primeiro lugar, o blog inaugura a cotação Obra-Prima (cinco estrelas) na "Avaliação dos Filmes" como você pode ver na barra lateral direita. Acredito, no entanto, que essa cotação acontecerá, pelo menos, uma vez por ano por motivos óbvios: Obras-primas são raras - eu chamo de "obra-prima", mas também pode ser entendido como "perfeito", "inesquecível", "marcante", "eterno" ou "imortal". Você escolhe.

Com isso, a seção Filmes Cinco Estrelas (com meus favoritos em todos os tempos) reconhece mais duas produções: os vencedores do Hollywoodiano Awards 2006 e 2007 (Os Infiltrados, de Martin Scorsese, e Sangue Negro, de Paul Thomas Anderson).

Quanto ao Hollywoodiano Awards, as escolhas do blog para os melhores do ano, temos mudanças para a edição 2008. Para manter uma conexão com os blogs dos meus amigos, os filmes considerados para este ano precisam passar nos cinemas brasileiros de janeiro a dezembro. Portanto, os filmes do Hollywoodiano Awards 2007 ficam de fora.

Última coisa: o HOLLYWOODIANO também pode ser acessado como www.hollywoodiano.com. Parece que o problema foi resolvido e a visualização está legal para todos. Se alguém tiver qualquer problema para ler os posts ou ver imagens, estrelas, etc, por favor, avise.

Um abraço a todos,

Otavio Almeida

14 Comments:

At 2:04 PM, abril 07, 2008, Blogger Museu do Cinema said...

Sangue Negro com certeza Otávio, dou até meu sangue como assinatura embaixo, já Os Infiltrados não é nem um dos 5 melhores do Scorça!

 
At 2:05 PM, abril 07, 2008, Blogger Museu do Cinema said...

Ahhh, quero ver vc arranjar um filme obra-prima por ano...

 
At 2:28 PM, abril 07, 2008, Blogger Otavio Almeida said...

Eu disse "pelo menos" uma vez por ano, Cassiano. Mas confesso que o ano pode passar sem um novo "cinco estrelas" neste blog.

Abs!

 
At 3:04 PM, abril 07, 2008, Blogger Unknown said...

Eu não acho que o cinema esteja tão ruim a ponto de não conseguir entregar pelo menos um filme escelente por ano. E, Otavio, percebo que você é mais exigente quanto às cotações. Mas concordo com o Cassiano sobre "os Infiltrados". É um excelente filme, que tenho em dvd inclusive, mas era o mais fraquinho dos 5 indicados ano passado.

Eu facilmente avalio um filme com 5estrelas (9,5), deixando a nota 10 para aqueles excepcionais - e é o caso de "Sangue Negro" - que classifiquei como 9,5 por um bom tempo e decidi dar-lhe 10,0 recentemente.

Para um filme tão esplendoroso é necessário que se faça retratações quanto à sua cotação. Lembra-me "Cidadão Kane" - não apenas pela temática de análise da alma humana, mas também pelas injustiças no Oscar. Afinal, o filme de Orson Welles levou apenas o de roteiro original.

Creio, então que "Sangue Negro" foi o filme mais subestimado do ano - quiçá do século. Deveria colocá-lo na minha lista de filmes subestimados. Não levou Oscar, nem Bafta, nem Globo de Ouro, nem Urso de Ouro, nem Palma de Ouro, nem o escambau! Ter só fotografia e ator reconhecidos foi deprimente.

Gostei de seu novo estilo de premiação. Também farei uma dessas no fim do ano com os melhores de 2008 - porque tudo fica mais natural se levarmos em conta os filmes estreados aqui, e não lá fora.

Abraço!!

 
At 3:54 PM, abril 07, 2008, Blogger Otavio Almeida said...

Maravilha, Weiner! Valeu! Sobre OS INFILTRADOS, eu coloquei entre meus favoritos. Mas concordo que não está entre os cinco mais do Scorsese.

Eu só quis colocar OS INFILTRADOS e SANGUE NEGRO, os meus favoritos de 2006 e 2007. Entendeu?

Nos FILMES CINCO ESTRELAS, pretendo começar sempre lá atrás, sabe? Por exemplo, nada de E.T. por enquanto. Do Spielberg, preciso começar pelos primeiros filmes. Entendeu?

Do Scorsese, eu ia começar lá atrás também. Mas é que eu quis incluir os vencedores do HOLLYWOODIANO AWARDS.

Abs!

 
At 3:56 PM, abril 07, 2008, Blogger Kamila said...

Vai ser mesmo um desafio achar alguns filmes "Obra-Prima" durante o ano.

Parabéns pelas mudanças! O "Hollywoodiano" já é um blog excelente e é, com certeza, uma das minhas leituras diárias favoritas.

Beijos.

 
At 4:07 PM, abril 07, 2008, Blogger Museu do Cinema said...

O importante quando isso acontecer é voltar ao passado, como vc mesmo diz, o tempo é quem faz as obras-primas.

 
At 4:38 PM, abril 07, 2008, Blogger Otavio Almeida said...

Então, vcs sugerem que eu mude a classificação de "Obra-Prima" para outro nome?

Obrigado, Kamila!

 
At 5:56 PM, abril 07, 2008, Blogger Pedro Henrique Gomes said...

Gostei das mudanças e da inclusão de "Os Infiltrados" e eterno super-hiperestimado "Sangue Negro".

 
At 10:22 PM, abril 07, 2008, Anonymous Anônimo said...

Otavio, ótimas mudanças. Eu também tinha cotações máximas de 4 estrelas, mas fiquei insatisfeito. Na verdade, eu não considero os meus filmes 5 estrelas de obras-prima, se não pouquíssimos ganhariam. Ou seja, como está no meu blog, filmes 5 estrelas são excelentes, 4 ótimos, 3 bons, 2, ruins, 1 trágico. Mas você no caso parece ter a bolinha negra para esses casos nauseantes.

É difícil encontrar obras-primas mesmo. Dos lançamentos no Brasil do ano passado por exemplo, nenhuma. Mesmo que Babel tenha vencido meu Vita Awards e eu tenha dado 5 estrelas, não considero obra-prima. Mas esse ano confesso que já tenho duas, além de Sangue Negro, sou culpado por considerar Desejo e Reparação uma obra-prima. Eita filme maravilhoso. Mas o filme de Anderson é o melhor do ano e dificilmente vai sair desse posto.

E com você (finalmente encontrei alguém que também concorda) acho Os Infiltrados uma obra-prima e completamente merecedor de seu Oscar de melhor filme. É um trabalho de direção impecável, e um filmaço de primeira linha. Maravilhoso! 5 estrelas E obra prima!

Enfim, adorei as mudanças. ;)

Ciao!

 
At 11:19 PM, abril 07, 2008, Anonymous Anônimo said...

Concordo com o que você disse em relação a filmes '5 estrelas'. Quero dizer, em 2006 foram 9 no total e em 2007, 7, mas apenas dois deles alcançaram nota máxima em minha cotação, podendo então ser considerados obras-primas (foram "Brokeback Mountain" e "Ratatouille"). E já mudei meu link do seu blog há um bom tempo, realmente não há mais nenhum problema.

 
At 10:34 AM, abril 08, 2008, Blogger Otavio Almeida said...

Wally, então, acho que vou mudar de "Obra-Prima" para outra coisa... sei lá... E eu adoro OS INFILTRADOS.

Vinicius, então, BROKEBACK MOUNTAIN foi sua escolha em 2006?

Abs!

 
At 11:17 AM, abril 08, 2008, Anonymous Anônimo said...

Otavio. Sim, "Brokeback Mountain" foi minha escolha de 2006, assim como "Sangue Negro" deverá ser a desse ano. Se tiver curiosidade, aqui está a lista completa dos melhores de 2006:

http://awardscentral.wordpress.com/category/cinema-2007/

 
At 11:21 AM, abril 08, 2008, Blogger Otavio Almeida said...

Opa! Vou lá olhar! Valeu!

Abs!

 

Postar um comentário

<< Home