sábado, abril 05, 2008

O cinema e as Olimpíadas 2008

Quando pensamos em Olimpíada e cinema, sempre vem na cabeça um filme como Carruagens de Fogo, grande vencedor do Oscar de 1981. Apesar de tudo, a produção é mais lembrada por ter associado a trilha de Vangelis a uma competição mundial que prega a paz e a união entre os povos. Mas para os jogos de Pequim neste ano, aqui vão dois filmes como dicas para reflexão:

Kundun (1997), de Martin Scorsese

Sete Anos no Tibet (1997), de Jean-Jacques Annaud

9 Comments:

At 8:14 PM, abril 05, 2008, Anonymous Anônimo said...

Otávio, dê uma olhada no site do novo filme de Fernando Meirelles, baseado no livro Ensaio sobre a Cegueira, de José Saramago, que ganhou o prêmio Nobel de literatura por este grande livro: http://www.blindness-themovie.com/

 
At 8:32 PM, abril 05, 2008, Anonymous Anônimo said...

Já viu o trailer de Righteous Kill, com a "duplinha" Al PAcino e Robert De Niro: http://www.youtube.com/watch?v=Ljw2xWNT7k8

 
At 8:43 PM, abril 05, 2008, Anonymous Anônimo said...

Agora vi o trailer oficial de The Happening e penso: será que pode atrapalhar o filme de Meirelles se estrearem em datas próximas? Pois a idéia e premissa são parecidas: um surto geral na população, sendo que em The Happening o efeito é mais grave -as pessoas morrem literalmente - já em Blindness elas ficam cegas para acordarem e saírem do estado moribundo e recuperarem a sensibilidade perdida. Qual filme o público americano vai querer comprar? Pelo trailer, tudo indica que The Happening vence no "box office": http://www.youtube.com/watch?v=bOUHJd5u774

 
At 8:55 PM, abril 05, 2008, Anonymous Anônimo said...

Este parece ser um dos filmes mais interessantes do ano (pelo que o trailer sugere): http://www.youtube.com/watch?v=CiodbhEXZhk

 
At 8:59 PM, abril 05, 2008, Anonymous Anônimo said...

Esse novo filme do Eddie Murphy parece hilário: http://www.youtube.com/watch?v=FGCHrHJPVLE

 
At 9:31 PM, abril 05, 2008, Anonymous Anônimo said...

Dos dois só vi "Kundun" e gostei bastante. Parece que é considerado um trabalho "menor" do Scorsese, mas eu achei tão bom quanto alguns outros de sua filmografia. Abraço!

 
At 10:17 PM, abril 05, 2008, Blogger Kamila said...

Sem querer ser chata, Otavio, acho os dois filmes citados no post um SACO! E prefiro o livro do Heinrich Harrer, que acho bem melhor que "Sete Anos no Tibet".

E não nos esqueçamos que a cerimônia de abertura das Olimpíadas de Pequim terá a direção de Zhang Yimou. Cinéfilo que é cinéfilo não pode perder isso!

Beijos!

 
At 11:58 PM, abril 05, 2008, Anonymous Anônimo said...

Eu gosto de Kundun, mas acredito que esteja bem longe de outros trabalhos mais ambiciosos de Scorsese. Considero o seu mais fraco, mas é um dos filmes de sua filmografia sensacional que o transforma em um cineasta tão eclético e visionário. É belo e oferece boa reflexão.

Já esse Sete Anos no Tibet começei a ver um tempo aí para trás mas fiquei sem tempo. Vou procurar novamente para assistir com essa sua dica.

Ciao!

 
At 5:57 PM, abril 06, 2008, Blogger Unknown said...

Por falar em "carruagens de Fogo", detesto que ele tenha ganho a estatueta de filme num ano em que tínhamos "Os Caçadores da Arca Perdida" e especialmente "Num Lago Dourado" entre os indicados. Sobre "Kundun" e "7 anos no Tibet" não vi nenhuum, infelizmente.
Abraço!

 

Postar um comentário

<< Home