O cinema e as Olimpíadas 2008
Quando pensamos em Olimpíada e cinema, sempre vem na cabeça um filme como Carruagens de Fogo, grande vencedor do Oscar de 1981. Apesar de tudo, a produção é mais lembrada por ter associado a trilha de Vangelis a uma competição mundial que prega a paz e a união entre os povos. Mas para os jogos de Pequim neste ano, aqui vão dois filmes como dicas para reflexão:
Kundun (1997), de Martin Scorsese
Sete Anos no Tibet (1997), de Jean-Jacques Annaud
9 Comments:
Otávio, dê uma olhada no site do novo filme de Fernando Meirelles, baseado no livro Ensaio sobre a Cegueira, de José Saramago, que ganhou o prêmio Nobel de literatura por este grande livro: http://www.blindness-themovie.com/
Já viu o trailer de Righteous Kill, com a "duplinha" Al PAcino e Robert De Niro: http://www.youtube.com/watch?v=Ljw2xWNT7k8
Agora vi o trailer oficial de The Happening e penso: será que pode atrapalhar o filme de Meirelles se estrearem em datas próximas? Pois a idéia e premissa são parecidas: um surto geral na população, sendo que em The Happening o efeito é mais grave -as pessoas morrem literalmente - já em Blindness elas ficam cegas para acordarem e saírem do estado moribundo e recuperarem a sensibilidade perdida. Qual filme o público americano vai querer comprar? Pelo trailer, tudo indica que The Happening vence no "box office": http://www.youtube.com/watch?v=bOUHJd5u774
Este parece ser um dos filmes mais interessantes do ano (pelo que o trailer sugere): http://www.youtube.com/watch?v=CiodbhEXZhk
Esse novo filme do Eddie Murphy parece hilário: http://www.youtube.com/watch?v=FGCHrHJPVLE
Dos dois só vi "Kundun" e gostei bastante. Parece que é considerado um trabalho "menor" do Scorsese, mas eu achei tão bom quanto alguns outros de sua filmografia. Abraço!
Sem querer ser chata, Otavio, acho os dois filmes citados no post um SACO! E prefiro o livro do Heinrich Harrer, que acho bem melhor que "Sete Anos no Tibet".
E não nos esqueçamos que a cerimônia de abertura das Olimpíadas de Pequim terá a direção de Zhang Yimou. Cinéfilo que é cinéfilo não pode perder isso!
Beijos!
Eu gosto de Kundun, mas acredito que esteja bem longe de outros trabalhos mais ambiciosos de Scorsese. Considero o seu mais fraco, mas é um dos filmes de sua filmografia sensacional que o transforma em um cineasta tão eclético e visionário. É belo e oferece boa reflexão.
Já esse Sete Anos no Tibet começei a ver um tempo aí para trás mas fiquei sem tempo. Vou procurar novamente para assistir com essa sua dica.
Ciao!
Por falar em "carruagens de Fogo", detesto que ele tenha ganho a estatueta de filme num ano em que tínhamos "Os Caçadores da Arca Perdida" e especialmente "Num Lago Dourado" entre os indicados. Sobre "Kundun" e "7 anos no Tibet" não vi nenhuum, infelizmente.
Abraço!
Postar um comentário
<< Home