quarta-feira, abril 30, 2008

Namorada de super-herói é ciumenta


Todo mundo sabe que as mulheres são ciumentas por natureza, mas nenhum herói vive sem elas. Diferente dos jogadores de futebol, eles só conquistam beldades. Em 2008, Gwyneth Paltrow, Liv Tyler e Maggie Gyllenhaal são as namoradas ciumentas dos super-heróis do cinema: Homem de Ferro, O Incrível Hulk e Batman, respectivamente.

Antigamente, em filmes de ação e aventura, as "mocinhas" ganhavam características de donzelas indefesas e desamparadas. Nem mesmo um herói com superpoderes era capaz de deixar a sua garota segura e confiante. Elas só sabiam chorar e gritar... E que gritos!

Hoje, os tempos são outros. Justamente agora, que não sou mais criança, são elas quem dão as cartas e mandam no pedaço. Aquele estereótipo de dondoca que não sabe se defender ficou para trás. Atualmente, temos "mocinhas" encantadoras sim. Mas elas também batem e arrebentam como a Keira Knightley, de Piratas do Caribe, por exemplo. O melhor de tudo é que essas lindas parceiras dos grandes heróis jamais abdicam de suas características femininas - vejo tal mudança de personalidade como cortesia de O Tigre e o Dragão, de Ang Lee, que mostrou as mulheres como guerreiras, mas totalmente femininas. Enfim, não existem mais Fay Wrays, de King Kong, e muito menos, Kate Mahoneys, da série jurássica Dama de Ouro.

De qualquer forma, em filmes de super-heróis (e a discussão se refere a este "gênero"), as mulheres geralmente não partem para a briga. Um exemplo é a Mary Jane, de Kirsten Dunst, nos três filmes da saga Homem-Aranha. Ela pode não levar desaforo pra casa, mas é uma garota carente e indefesa. Existem casos e casos, afinal ninguém mexe com as meninas superpoderosas de X-Men, claro. Eu não mexeria.

A partir de hoje, Gwyneth Paltrow, que eu amo (linda, meiga e tem uma bela voz) e odeio (por causa do Oscar por Shakespeare Apaixonado) começa a definir o perfil da "mocinha" em 2008 - em filmes de super-herói ou qualquer outro gênero fantástico. Nos próximos meses, a idéia segue com a talentosa Maggie Gyllenhaal, em Batman - O Cavaleiro das Trevas, que substitui a insossa Katie Holmes, e a maravilhosa Liv Tyler, a Arwen, de O Senhor dos Anéis, como a namoradinha do Incrível Hulk Edward Norton.

10 Comments:

At 2:16 PM, abril 30, 2008, Blogger Kamila said...

Otavio, também amo e odeio a Gwyneth Paltrow. É muito bom vê-la de volta ao cinema, assim como a Liv Tyler, após um tempo em que as duas se dedicaram à maternidade.

A Maggie Gyllenhaal é outra ótima atriz. Com certeza, ela vai ser uma Rachel Dawes mais marcante que a Katie Holmes.

Beijos.

 
At 2:21 PM, abril 30, 2008, Blogger Pedro Henrique Gomes said...

Eu só odeio ela, rsrsrs...

Falando sério, não gosto muito dela não...

Abraço!!

 
At 2:26 PM, abril 30, 2008, Blogger Otavio Almeida said...

A Liv Tyler já é mãe????????? Isso, então, quer dizer que o Steve Tyler, do Aerosmith, é avô...

 
At 3:25 PM, abril 30, 2008, Anonymous Anônimo said...

�, esse novo tipo de "mocinhas" n�o t�o indefesas acompanha a realdade de hoje em dia, onde as mulheres est�o cada vez mais alcan�ando seu espa�o, mas para quebrar o machismo e o preconceito reinante precisa-se muuuito mais do que essas personagens em filmes... Mas como ningu�m t� falando disso, adorei as tr�s "mocinhas" dos filmes de super her�is, e s� de saber que a Katie Holmes foi pro saco, eu j� fico muito feliz, haha...

PS: Te linkei l� no meu blog... :)

 
At 3:36 PM, abril 30, 2008, Blogger fabiana said...

Eu amo as mocinhas de época de Gwyneth! Amo ainda mais Maggie e seu tipo emblemático, fico imaginando-a como mocinha de blockbuster, será que funciona?

 
At 4:59 PM, abril 30, 2008, Blogger Museu do Cinema said...

Nossa, a Liv Tyler tá ENORME! Deve ter sido a foto!

 
At 8:14 PM, abril 30, 2008, Blogger Kamila said...

Otavio, o filho da Liv já deve ter uns 4 anos!!!! :-)

 
At 11:44 PM, abril 30, 2008, Anonymous Anônimo said...

E como mandam no pedaço! Acho ótimo, sempre acho a participação feminina mínima nesse tipo de filme, mas ao que parece o trio de atrizes será um dos destaques dessas produções. Minha preferida (de longe, até) é a Maggie Gyllenhaal, mas as demais também são legais.

 
At 12:15 PM, maio 01, 2008, Anonymous Anônimo said...

Hahaha
Muito legal essa observação das namoradas dos super-heróis!
Ótimo blog! =]

 
At 10:39 PM, maio 01, 2008, Anonymous Anônimo said...

O papel de Liv Tyler em senhor doa anéis como Arwen, é um dos melhores papéis femininos da história do cinema no quesito heroína. Ele incorporou com perfeição aquele ar etéreo e mítico da personagem, que abdica de sua imortalidade para se dedicar integralmente ao seu amor por Aragorn. Quem esquece aquela cena durante a perseguição de cavalos em que Arwen invoca poderes mágicos das águas ao atravessar o riacho para deter os "Black Riders"? Abs.

 

Postar um comentário

<< Home