sexta-feira, maio 16, 2008

Anti-Indiana Jones


Já li comentários alegando que Indiana Jones e o Reino da Caveira de Cristal é um filme desnecessário. De fato, nem mesmo O Templo da Perdição precisava ter sido feito, afinal Os Caçadores da Arca Perdida é uma obra completa. Mas se as continuações de Indiana Jones são desnecessárias, o que dizer de A Múmia - A Tumba do Imperador Dragão, a terceira aventura da série estrelada por Brendan Fraser? Alguém no mundo pediu por isso? Talvez os executivos da Universal.

Em 1999, A Múmia veio como aperitivo para o prato principal da temporada: Star Wars - Episódio I: A Ameaça Fantasma (note que estou falando das estratégias de marketing, pois todo mundo sabe que Matrix foi o verdadeiro e único grande blockbuster naquele ano). O diretor picareta Stephen Sommers ganhou a oportunidade de recriar um clássico do terror da Universal em formato de aventura no estilo Indiana Jones - só que carregada de efeitos digitais. O resultado é divertido e só. Mas A Múmia faturou uma boa grana e o estúdio encomendou uma seqüência com mesmo elenco e diretor.

Em O Retorno da Múmia, de 2001, Sommers repetiu tudo o que se viu no primeiro. A diferença é que ele recebeu mais dinheiro para gastar em muitos efeitos visuais, incluindo a artificial e horrorosa criação do Escorpião Rei (The Rock). Aliás, Sommers fez um bem danado ao cinema quando revelou o "talento" de Dwayne "The Rock" Johnson. No mesmo ano, no entanto, Peter Jackson lançou O Senhor dos Anéis - A Sociedade do Anel, e ninguém lembrou que O Retorno da Múmia existiu.

A verdade é que A Múmia I e II são filmes sem alma. Não passam de produtos gerados por reuniões entre executivos dos grandes estúdios. Os efeitos especiais de A Múmia são os protagonistas de uma trama requentada desde Os Caçadores da Arca Perdida. A principal diferença entre as aventuras de Rick O' Connell e Indiana Jones está na magia e na empatia gerada pelos atores, além de competência em roteiro e direção. Stephen Sommers não é Steven Spielberg.

Desta vez, em A Múmia - A Tumba do Imperador Dragão, a Universal chamou o diretor Rob Cohen, o responsável pela bomba Velozes e Furiosos. Cheio da grana, Sommers foi cuidar de G.I. Joe, que estréia em 2009. A necessidade de fazer uma terceira aventura era tão grande, que nem mesmo a ausência de Rachel Weisz foi um problema - Cohen conta com Maria Bello, no papel de Evelyn, a esposa do aventureiro Rick O' Connell (Brendan Fraser). A troca não importa. O que vale é o filme estrear e faturar. Pelo menos, fomos poupados da volta de Imhotep (Arnold Vosloo). Isso quer dizer que não veremos as caras e bocas da criatura usando seus poderes para erguer mares e tempestades de areia - nem os famosos gritos desesperados: "Anck-su-Namuuuuuuuuuuun!"

Trailer do novo filme já está na rede

O primeiro trailer de A Múmia - A Tumba do Imperador Dragão foi divulgado hoje. O diretor prometeu que a prévia deixaria o público com o queixo no chão. Sem gozação, mas parece uma mistura de Os Aventureiros do Bairro Proibido, de John Carpenter, e Herói, um dos épicos de artes marciais do cineasta Zhang Yimou. De qualquer forma, avalie você mesmo:

13 Comments:

At 7:22 PM, maio 16, 2008, Blogger Robson Saldanha said...

Eu gosto de A Múmia, mas acho que o dois, apesar de dá umas boas gargalhadas chega a ser forçação de barra. E o três, então? Mas sei lá, não vamos fazer pré-julgamento das coisas. Vamos ver no que dá. Hoje vi um trailer que Brendan Fraser vai ao centro da terra e enfrenta crituras e tudo mais, bem a la mumia. Acho que ele ficou estereotipado nisso e ponto final.

 
At 7:29 PM, maio 16, 2008, Blogger Kamila said...

Como não assisti nenhum filme dessa série, devo ficar longe da terceira parte. Ainda bem que a Rachel Weisz decidiu pular fora dos filmes da Múmia.

Beijos!

 
At 11:43 PM, maio 16, 2008, Anonymous Anônimo said...

Achei super interessante você comentar um pouco sobre "A Múmia" na semana que o novo "Indiana" será lançado. Gosto muito do primeiro filme da série, acho super divertido (claro que não chega aos pés da série do Spielberg), mas o segundo beira o desastre. Esse terceiro cheira a fracasso e esse trailer só confirmou isso. Pobre Maria Bello...

Abraço!

 
At 2:18 AM, maio 17, 2008, Blogger Gustavo H.R. said...

Não acho o primeiro A Múmia uma reciclagem tão vazia assim, pois Sommers conseguiu criar personagens carismáticos com um senso de humor escrachado que funciona. O segundo filme é como você disse, eleva tudo ao quadrado, mas ainda assim acho muito divertido.
Em compensação, A MÚMIA 3 dá calafrios com a entrada desse outro diretor e a saída de Rachel Weisz (bom pra ela!).

É capaz de não arrecadar 1/3 do que INDY IV fará...

Cumps.

 
At 5:00 AM, maio 17, 2008, Blogger Rodrigo Fernandes said...

eu curti bastante resultadod e A múmia, um filme que te diverte do começo ao filme e tem aidna boas 'tiradas' mas a sequencia foi desnecessária, na cara que foi feita unicamente pra faturar e pegar o embalo do primeiro, depois veio escoriao rei que ainda não cosnegui engolir... enfim... não tenho nenhuam expectativa apra com esse terceiro aí, tomara que ao menos seja divertido...
abraços!!

 
At 8:14 AM, maio 17, 2008, Blogger Unknown said...

Este comentário foi removido pelo autor.

 
At 8:15 AM, maio 17, 2008, Blogger Unknown said...

O primeiro filme da série é divertido. Ele tinha conseguido resgatar um pouco do gênero 'aventura' que estava perdido desde o lançamento do proprio Indiana Jones. Mas ao contrario deste, a Mumia nunca vai ser lembrar além de um filme divertido. O segundo filme da série como sempre em hollywood é tem mais efeitos, mais cenas 'comicas', vilões mais malvados etc. Como vc disse, o filme é mto forçado. Esse terceiro, pelo trailer parece ser ainda mais 'grandioso'. Isso me irrita um pouco, os caras enfiam um monte de efeitos especiais e acham q o público ficará satisfeito, sem se preocupar em bolar uma boa história. Provavelmente irei conferir no cinema mesmo....

 
At 9:31 AM, maio 17, 2008, Blogger Unknown said...

Aleluia um trailer! Tava demorando! Tô muito ansioso pra esse filme, gestei muito dos anteriores! E esse tem tudo pra ser o melhor!

 
At 8:58 PM, maio 17, 2008, Blogger Unknown said...

Bom, eu adoro "A Múmia", "O Retorno da Múmia" - tenho os DVDs inclusive - e acredito que este terceiro será bem recebido por mim também. Lamento profundamente pela ausência de Rachel Weisz.
Abs!

 
At 12:58 AM, maio 18, 2008, Blogger Pedro Henrique Gomes said...

Não quero saber de um outro filme enquanto não assistir Indiana Jones. Greve!!!

Nem sei quem é essa múmia até dia 22...

 
At 3:58 AM, maio 18, 2008, Anonymous Anônimo said...

Eu me diverti muito vendo os dois primeiros. Lembro que vi o segundo nos cinemas. Mas eu tinha o que, uns 10, 11 anos. Pouco tempo depois disso ganhei os DVDs, que nunca revi. Antes desse terceiro devo reve-los, sem grandes expectátivas.

E não tem dúvida que A Múmia seja um dos mais influenciados pela série de Spielberg, tanto em termos técnicos, quanto em escapismo. Uma pena que não chegue nem aos dedos da maestria.

Ciao!

 
At 3:01 PM, maio 18, 2008, Blogger Otavio Almeida said...

Amigos, eu até acho os filmes divertidos. Mas os personagens não são cativantes para agüentar uma série tão longa.

Abs! Bom domingo!

 
At 5:27 PM, maio 20, 2008, Blogger fabiana said...

Eu gosto de A Múmia e sua continuação. Preencheu o vazio deixado por Indy nos últimos tempos, mas, sinceramente, acho desnecessária essa 3ª parte da saga, principalmnte sem a Rachel Weiz.

Beijo

 

Postar um comentário

<< Home