quinta-feira, maio 08, 2008

Antes tarde do que nunca


Eu disse que voltaria no próximo sábado, mas se este blogueiro não escrever, o destino certo é a morte, afinal como fica o ser humano sem comunicação? Como fica um comunicador sem conhecimento? Como adquirir conhecimento sem contato algum com a arte? E como ficar longe da arte quando o cinema é a maior paixão da minha vida? Sem o cinema, eu não sou ninguém. É a morte certa.

E como ficar de fora deste mês de maio? Já tivemos o bacana Homem de Ferro e o "ame ou odeie" O Sonho de Cassandra, de Woody Allen. Amanhã, Speed Racer chega aos cinemas. Até o fim de maio, temos compromisso com As Crônicas de Nárnia - Príncipe Caspian e Indiana Jones e o Reino da Caveira de Cristal.

Gente, é Indiana Jones! O primeiro filme da saga, Os Caçadores da Arca Perdida, tem extrema importância para a minha formação como homem, cinéfilo e nerd. Esse filme despertou o meu fascínio pelo cinema. Lembro até hoje quando meu pai comprou nosso primeiro vídeo cassete e pegou uma cópia feita pelo meu tio de Caçadores. Poucos dias depois, assisti a cópia de Indiana Jones e o Templo da Perdição e, alguns anos mais tarde, meu pai me levou ao cinema para a estréia de Indiana Jones e a Última Cruzada. Achei que ao ver Indy (Harrison Ford) cavalgar rumo ao pôr-do-sol ao lado de seu pai, o Dr. Henry Jones (Sean Connery), e os amigos Marcus Brody (o saudoso Denholm Elliott) e Sallah (John Rhys-Davies) seria a despedida de uma série cinematográfica de caráter único e insubstituível. Apesar das infinitas imitações.

Ainda bem que eu me enganei. 19 anos depois, Steven Spielberg, George Lucas e Harrison Ford voltam para Indiana Jones e o Reino da Caveira de Cristal. Você pode até não esperar pelo melhor filme do ano, mas é certamente o maior lançamento hollywoodiano de 2008. Não há como ficar indiferente. Indy é um ícone pop. Você cresceu vendo o herói nos cinemas ou em velhas fitas VHS ou em reprises na TV. É impossível negar a influência de Indiana Jones, personagem que viveu aventuras respeitadas e admiradas até por quem não gosta tanto assim do cinema americano.

Agüenta aí. O dia 22 de maio está chegando. Mas, neste final de semana, vamos recapitular a série aqui no HOLLYWOODIANO - começando obviamente por Os Caçadores da Arca Perdida. Não perca.

8 Comments:

At 10:04 PM, maio 08, 2008, Anonymous Anônimo said...

É...esse mês será irresistível. Alias, o verão todo está prometendo várias pérolas (ou assim espero).

Indy não me marcou assim. Alias, eu só fui conhece-lo em 2003, quando foi lançado a versão da trilogia em DVD. Eu lembro que me diverti muito vendo. Mas fazem alguns aninhos e domingo comecei a rever. Eu já revi Caçadores e Templo, ambos ótimos, sendo o primeiro sem dúvida melhor. Excelente cinema. Lembrando que sou dos anos 90, tenho 16 anos hoje e essa com certeza não foi minha época, rsrsrs. Mas só pelo fato de ainda hoje entreter e maravilhar, já soma pontos para a série, que envelheceu super bem.

Que venha o Reino da Caveira de Cristal!

E o que seria da vida sem o cinema?? Sem dúvida muito infeliz.

Ciao!

 
At 11:31 AM, maio 09, 2008, Anonymous Anônimo said...

Tenho a impressão que o novo Indiana Jones vai dar de 3x0 no Homem de Ferro.

=P

 
At 11:51 AM, maio 09, 2008, Blogger Museu do Cinema said...

Já vai estrear?

 
At 12:11 PM, maio 09, 2008, Blogger Otavio Almeida said...

Wally, acho que será um filmão! Parece que está no estilão dos três.

Rodrigo, concordo! Só não arrisco um placar, porque não falo mais de futebol em 2008.

Cassiano, o filme estréia no próximo dia 22 de maio.

Abs!

 
At 1:38 PM, maio 09, 2008, Blogger Robson Saldanha said...

Otávio, não posso negar que ao ver o trailer de Indiana Jones no cinema fiquei arrepiado. Inda mais quando começa a toca a música de sua famosa trilha sonora. Tomara que não decepcione.

Assisti a Homem de Ferro e gostei bastante. Achei um filme que conseguiu fazer uma boa imagem de um herói que não tem imagem de herói. Downey está bem encaixado no papel, soube fazê-lo como ninguém, até as piadinhas foram boas!

 
At 2:24 PM, maio 09, 2008, Blogger fabiana said...

Meu sonho era ser uma das namoradas do Indy...

 
At 12:15 PM, maio 10, 2008, Blogger Pedro Henrique Gomes said...

Deixa eu desabafar aqui, Otávio.
Eu adoro o jeito que tu escreve, não é puxasaquismo, tu é bom mesmo. Dou risada todos os dias que entro aqui. Outra coisa, meu irmão disse que tu é o melhor blogueiro. Melhor que eu até, sangue do sangue, onde já se viu isso, rsrsrs. Falando sério, só para deixar registrado o meu prazer em visitar o Hollywoodiano diariamente.
Pronto falei!

 
At 5:09 PM, maio 10, 2008, Blogger Otavio Almeida said...

Robson, também gostei de HOMEM DE FERRO. O trailer de INDY antes do filme é fantástico. Já viu os spots de TV??

Fabiana, eu era o Indy em minhas brincadeiras.

Pedro, muito obrigado! Não encontro outras palavras pra te dizer aqui. Agradeço muito! Também visito sempre o seu blog. Só tive muita dificuldade nesta semana. Fiquei lotado de trabalho...

Abs! Bom final de semana!

 

Postar um comentário

<< Home