domingo, agosto 10, 2008

Entrando mudo e saindo calado


Na última sexta-feira, eu estive na abertura da 2ª Jornada Brasileira de Cinema Silencioso, realizada pela Cinemateca e patrocinada pelo Santander, em São Paulo. O charme do evento, além de colocar o cinéfilo frente a frente com produções raras do cinema mudo, é acompanhar a sonorização da projeção com orquestra ao vivo.

A foto acima é do filme japonês Policial (Keisatsukan, 1933), de Tomu Uchida, que teve a honra de abrir a mostra, que inclui obras de cineastas como F.W. Murnau, King Vidor, Victor Sjostrom, Yasugiro Ozu e Kenzo Mizoguchi.

É claro que o evento está cheio de bichos-grilos munidos de cigarros, olhares blasé e um sono danado, mas essa é uma oportunidade praticamente única para qualquer cinéfilo que se preze. Nem que seja para relaxar e curtir o momento, a orquestra, além de alguns minutos de silêncio (quebrado apenas pelo som do projetor).


A 2ª Jornada Brasileira de Cinema Silencioso fica até o dia 17 de agosto na Cinemateca (Largo Senador Raul Cardoso, 207), em São Paulo.

7 Comments:

At 2:01 PM, agosto 10, 2008, Anonymous Anônimo said...

Tenho curiosidade em assistir um filme mudo, mas não tive a oportunidade. Agora, parabéns pela organização lá na SBBC! Ficou ótimo.

Ciao!

 
At 6:16 PM, agosto 10, 2008, Anonymous Anônimo said...

Olha, Otavio, que legal! Aproveite esta oportunidade maravilhosa!

Beijos!

 
At 6:39 PM, agosto 10, 2008, Anonymous Anônimo said...

"É claro que o evento está cheio de bichos-grilos munidos de cigarros, olhares blasé e um sono danado", hahahaha ;-) Como a Kamila disse, aproveite a oportunidade. Ah se por aqui tivesse alguma coisa do tipo...

 
At 7:41 PM, agosto 10, 2008, Anonymous Anônimo said...

Não esqueça de mencionar que é tudo free, assim os bichos grilos irão comparecer em peso.

 
At 7:44 PM, agosto 10, 2008, Anonymous Anônimo said...

Já vale só pela exibição do clássico brasileiro "Limite".

 
At 10:53 PM, agosto 10, 2008, Blogger Romulo Perrone said...

que legal, com certeza eu estaria\ presente em um evento como este, se aqui tivesse coisas assim....

estou certo tambem que com o silencio,a orquestra e tudo mais, eu teria uma grande vontade de dar uma dormida! talvez ate desse umas pescadas!

mas é isso ae, comom ja estão dizendo, aproveite a oportunidade, pois pode ter certeza que tem lugares que esses enevtos nunca acontecem!

 
At 11:48 PM, agosto 10, 2008, Blogger Flávia said...

Eu achei a experiência bem interessante, principalmente pelo acompanhamento da orquestra. Vale a pena!

Bjs!

 

Postar um comentário

<< Home