quinta-feira, maio 07, 2009

Walt Disney, George Lucas, Steven Spielberg e... J.J. Abrams?


Não é de hoje que as séries de TV andam muito mais criativas, empolgantes e inovadoras que o cinema hollywoodiano. Um dos "culpados" - talvez o maior deles - é Jeffrey Jacob Abrams. Ou melhor, o produtor, roteirista e diretor J.J. Abrams. Tentando fazer por Star Trek, que um dia já foi chamado de Jornada nas Estrelas, o que Christopher Nolan fez por Batman, Abrams é o midas do entretenimento mais celebrado pela indústria na atualidade.

É claro que ele ainda não é um diretor como Peter Jackson, James Cameron ou Steven Spielberg. Mas essas cabeças não contribuiram tanto para novas manias dentro da cultura nerd quanto a de J.J. Abrams, criador de Lost, Alias e Fringe.

A questão não é a direção, até porque seria covardia. Peter Jackson é o brilhante cineasta de O Senhor dos Anéis e King Kong, mas adaptou histórias que já dominavam o imaginário coletivo há décadas. James Cameron, diretor e roteirista de O Exterminador do Futuro 1 e 2, não filma nada desde 1997, quando fez aquele épico romântico passado num navio gigantesco. Steven Spielberg quis ser adulto e esqueceu suas fantásticas produções voltadas para o entretenimento, embora esteja retomando esse lado "infantil" com Indiana Jones e o Reino da Caveira de Cristal e As Aventuras de Tintin.


Falo de contadores de histórias e, ao mesmo tempo, de criadores de mitos. Hollywood seria capaz de deixar milionário aquele que fosse capaz de ler os pensamentos de J.J. Abrams. É a mente criativa do momento, tanto que a Paramount vem deixando o moço afastado da TV para tocar seus projetos para o cinema.

Acha que M. Night Shyamalan tem as melhores ideias? Então você não tem visto séries de TV. Acha que os Irmãos Wachowski criaram o maior fenômeno pop dos últimos anos? Então você nunca viu Lost. Acha que diretores e produtores preocupados com o desenvolvimento de suas sagas de ficção científica e fantasia jamais se dedicam aos seus atores ou à formação de seus elencos? Então você não conhece J.J. Abrams.


Mas não deixa de ser uma ironia, em sua fase cinematográfica, que J.J. Abrams só tenha dirigido filmes baseados em séries de TV (Missão Impossível III, Star Trek). Pode ser que os estúdios ainda não confiem nele a criação de uma nova franquia, algo inteiramente original para o cinema. Mas a liberdade criativa que Abrams tem na TV também pode ser conquistada em seus próximos trabalhos para a tela grande - nada que grandes resultados nas bilheterias não resolvam. E esse status pode estar bem perto de acontecer, afinal críticos e especialistas em box office garantem que Star Trek vai arrebentar.

Para mim, os maiores autores e gênios do entretenimento no cinema (e na TV) foram Walt Disney, George Lucas e Steven Spielberg. Eu posso estar exagerando, mas comecei a pensar na seguinte questão: Será que J.J. Abrams é o herdeiro da turma? Aos 42 anos, esse diretor novato (e jovem) ainda tem muito para mostrar. Seja na criação de uma bela história original, seja como cineasta.

10 Comments:

At 9:57 AM, maio 08, 2009, Blogger Pedro Henrique Gomes said...

Ainda é cedo, mas já dá para perceber que criatividade o cara tem. Pode dar muito certo J.J. Abrams!

 
At 12:12 PM, maio 08, 2009, Blogger altieres bruno machado junior said...

Olá

ainda não vi o filme, mas só ouço elogios então... : ) Mas falando do JJA, ele é incrível, Lost é incrível, ele é genial. Um filme dele recente que eu adorei foi Cloverfield, muito bom e original, repleto de suspense. Vindo dele a gente só pode esperar o melhor, já q ele antes de ser diretor, é um fã da série ST.

até mais...

 
At 12:47 PM, maio 08, 2009, Blogger Otavio Almeida said...

Sim, Pedro! Assim como ainda é cedo pra essa empolgação toda com a Susan Boyle. Mas é algo a se pensar, não?

Altieres, o JJ Abrams é genial. Resta saber se Hollywood comprará suas ideias. Na TV, ele pode. No cinema, ainda não. Mas pode ser que a grana de STAR TREK ajude.

Abs!

 
At 1:13 PM, maio 08, 2009, Blogger Dr Johnny Strangelove said...

O filme é maravilhoso e ponto final!

 
At 1:21 PM, maio 08, 2009, Anonymous Denis Torres said...

In JJ Abrams I trust... the future guy of entertainment!

 
At 4:12 PM, maio 08, 2009, Anonymous Wally said...

Também confio (e aposto) em J.J. Abrams. Ele provou ser brilhante com LOST e um diretor de calibre com M:I:3. Além disso, os elogios quanto a Star Trek estão rasgando...parece ser um filmaço.

Ciao!

 
At 4:16 PM, maio 08, 2009, Blogger john said...

só missão impossivel 3, não achei tudo isso, mas esse star trek parece ser show, ainda não vi ninguem q não gostou. o JJ parecer ser uma promessa para o futuro, integrando a lista de novos cineastas como guilhermo deltoro, christopher nolan...

 
At 5:42 PM, maio 08, 2009, Anonymous Kamila said...

O J.J. Abrams é talentoso, mas em filmes, em desenvolvimento de histórias curtas. Vá ver o que ele fez na televisão: todas as suas séries começam fazendo barulho e se perdem completamente! J.J. ainda tem MUITO o que provar!!!

Beijos!

 
At 5:48 PM, maio 08, 2009, Blogger Pedro Henrique Gomes said...

Com certeza! E isso da Susan Boyle foi legal, mas é coisa da mídia, daqui a pouco passa.

Abs!

 
At 2:49 AM, maio 09, 2009, Anonymous Vinícius P. said...

Também acho cedo para pensar nele como um dos grandes diretores do futuro, mas certamente tem potencial - e se continuar assim, não duvido que chegue ao patamar desses gênios do cinema.

 

Postar um comentário

<< Home