sábado, junho 27, 2009

10 hollywoodianos que marcaram o primeiro semestre

Várias celebridades do cinema e da TV alimentaram a mídia nesta primeira metade de 2009. Entre filmes que levaram multidões aos cinemas, além de premiações (Oscar, Globo de Ouro) e séries que não tiraram as pessoas da frente da TV, Hollywood precisa agradecer a um seleto grupo de artistas que contribuiu para a manutenção e a evolução da indústria nesses seis meses abalados pela crise econômica mundial. Pensando nisso, o Hollywoodiano preparou uma lista (em ordem alfabética) com 10 nomes que brilharam. São revelações e consagrações que estão na mira dos estúdios. Veja abaixo.



Chris Pine

O ator californiano aparecia aqui e ali em séries como E.R., CSI: Miami e Six Feet Under, além de filmes como O Diário da Princesa 2 e A Última Cartada. Aos 28 anos, curte seu grande momento como o novo Capitão Kirk, maior nome de Star Trek. Quando o diretor J.J. Abrams o escolheu para "honrar" William Shatner, a dúvida tomou conta da cabeça dos fãs. Mas, agora, a maioria agradece a Chris Pine pela vibrante e carismática atuação. Ao mesmo tempo, ele agradece ao público e a J.J. Abrams por ter finalmente entrado pela porta da frente de Hollywood.




Danny Boyle

Nascido em Manchester, Inglaterra, este diretor de 52 anos já tinha filmes no currículo como Cova Rasa, Trainspotting, Por Uma Vida Menos Ordinária, A Praia e Extermínio. Além de revelar Ewan McGregor, Boyle sempre chamou a atenção de público e crítica, mas parece que faltava um filme capaz de agradar a gregos e troianos para que guardassem o seu nome. Com Quem Quer Ser um Milionário?, Boyle rompeu fronteiras e preconceitos ao falar a mesma língua de todos, graças a uma simples e bela história de amor. O Oscar de Melhor Direção conquistado neste ano deixou dez entre dez estúdios de olho em seus passos.



Hugh Jackman

O australiano Hugh Jackman começou e terminou a década como Wolverine. Não era ninguém antes de 2000, quando Bryan Synger o escalou para viver o herói da Marvel no primeiro longa da franquia X-Men. Galã, divertido, simpático, Jackman conquistou Hollywood da noite para o dia. Além da cinessérie, o astro fez bons filmes como O Grande Truque e Scoop, mas pagou mico(s) em Van Helsing e Austrália. Para terminar bem a década, Jackman voltou ao papel do herói que o consagrou em X-Men Origens: Wolverine. O filme não é lá grande coisa, mas o astro quarentão segurou a onda e foi o maior responsável pela bilheteria de cerca de $180 milhões somente nos EUA.



J.J. Abrams

Diretor, produtor e roteirista nascido em Nova York, Jeffrey Jacob Abrams é o homem por trás das câmeras mais celebrado da década na TV americana. Criador de Alias, Lost e Fringe, Abrams tentou se aventurar como diretor na tela grande quando topou fazer Missão Impossível III para Tom Cruise. O filme é legal, mas não garantiu a Abrams o prestígio no cinema que já tinha na TV. Com paciência, produziu Cloverfield, um sucesso antes mesmo da estreia. A grande chance, no entanto, veio com o reboot de Star Trek. Abrams fez o melhor filme do verão americano, agradou fãs e leigos e deu a Hollywood a maior bilheteria do ano ($240 milhões) nos EUA. Nos próximos dias, a grana acumulada por Star Trek deve ser superada por Up, da Pixar, mas a Paramount está com um sorriso de orelha a orelha e já pensa em Abrams para continuar Missão Impossível e a saga da Entreprise. Fora que tem um monte de estúdio de olho nele. Aliás, hoje ele faz 43 anos. Parabéns, J.J.!




Kate Winslet

Esta inglesinha de 33 anos é unanimidade entre crítica e público. Todos concordam que ela é a grande atriz de sua geração. Só faltava um Oscar para coroar seu talento. E olha que tem gente que torce por ela desde a primeira indicação, por Razão e Sensibilidade, quando ainda não tinha esse status. Imagine só como essa torcida aumentou, dois anos depois, com o sucesso de Titanic. O Leitor e Foi Apenas um Sonho são produções de 2008, mas neste ano, Kate Winslet recebeu dois Globos de Ouro (pelos dois filmes) e o tão esperado Oscar de Melhor Atriz (por O Leitor). Demorou, mas alguém duvida que ela ainda ganhará mais?



Katherine Heigl

Aos poucos, degrau por degrau, Katherine Heigl vai ganhando seu espaço no cinema com comédias românticas como Vestida Para Casar e A Verdade Nua e Crua, já que na TV, ela é a bola da vez. Após cinco anos roubando a cena em Grey's Anatomy, como Izzie Stevens, a bela e talentosa atriz americana vive um momento crucial na série que a revelou. Se Katherine quer ficar livre para se arriscar de vez pelo cinema, essa é a hora. Mas o drama de Izzie na quinta temporada de Grey's simplesmente mobilizou o público, que não quer vê-la longe de sua série favorita. O que fazer agora? De qualquer forma, isso só prova o quanto ela é querida e disputada pela indústria. Aos 30 anos, mesmo que dividida entre cinema e TV, Katherine pode brilhar onde quiser.



Kiefer Sutherland

Após um hiato de um ano e meio, por causa da greve dos roteiristas, a série 24 Horas, uma das mais bem-sucedidas da década, retornou para sua sétima temporada. Até a quinta, tudo deu certo. A sexta quase arruinou a saga do agente Jack Bauer. Esta precisava dar certo ou sabe Deus o que a Fox seria obrigada a fazer. E não é que a sétima temporada é espetacular? Incrível como 24 Horas dá certo mesmo depois de tanto tempo no ar. É de tirar o fôlego... até o 18º episódio. Os seis últimos são apenas... ok. Mas está tudo bem com Jack Bauer. Ele ainda é "o cara". O inglês Kiefer Sutherland (yes, english) nasceu para o papel e talvez seja o único ator do momento que viva um personagem capaz de carregar uma série nas costas. Quase todas as outras dependem de um elenco fixo. E por mais que 24 Horas tenha excelentes coadjuvantes, nós queremos saber é de Jack Bauer. É ponto para Kiefer Sutherland, aos 42 anos, um dos astros da década.



Mark Pellegrino

Quem é Mark Pellegrino? Visto "rapidamente" em séries como Grey's Anatomy, Dexter, Chuck, Numb3rs, Ghost Whisperer, e filmes como A Lenda do Tesouro Perdido, o ator californiano jamais teve seu nome reconhecido pelo público. Agora, quando Lost chegou ao episódio duplo final de sua quinta temporada, fomos finalmente apresentados ao misterioso Jacob. E quem era o tão falado? Mark Pellegrino! Não sei se ele terá outras chances depois de Lost, que terminará em 2010. Mas, certamente, Jacob é assunto que não sai da boca de quem assistiu ao chocante season finale de Lost. Sua presença na tela é impactante. Esperamos tanto por Jacob e Mark Pellegrino conseguiu superar nossas expectativas. É um daqueles personagens que jamais serão esquecidos. Por mais que o ator esteja na estrada por um bom tempo, sua carreira começa agora, aos 44 anos.



Megan Fox

Amada pelos homens e odiada pelas mulheres. Aos 23 anos, a estonteante Megan Fox ainda está nesta fase da carreira. Tem gente que diz que ela será a "Nova Angelina Jolie", você sabe como gostam de rótulos. Exagero, afinal Angelina começou muito mais talentosa. Não que Megan seja má atriz, mas ela precisa fazer muito mais do que correr, gritar, suar e fazer poses com roupas curtas e apertadas. Mesmo assim, como Hollywood anda carente de estrelas, Megan Fox não saiu da mídia neste ano. Eu diria que não paramos de falar dela desde 2007, quando estreou Transformers, de Michael Bay. Atualmente em cartaz nos cinemas com Transformers: A Vingança dos Derrotados, a americana Megan Fox vale o ingresso sem precisar de qualquer efeito especial.



Sam Worthington

O ano não acabou e já estamos falando do ator australiano Sam Worthington. Ao lado de Anton Yelchin, ele é a melhor coisa de O Exterminador do Futuro: A Salvação. Tem vocação para astro de filmes de ação e, como se não bastasse, é bom ator. Mas, repito, o ano não acabou, pois Sam Worthington será protagonista de Avatar, a tão aguardada ficção científica de James Cameron, que retorna aos filmes após 12 anos. Em 2010,
Sam Worthington também estará no remake de Fúria de Titãs. Aos 32 anos, ele começa seu caminho com o pé direito para ser um dos astros da próxima década.

9 Comments:

At 9:45 AM, junho 28, 2009, Anonymous Roberto Queiroz said...

De toda essa lista os únicos que me chamam a atenção realmente são o Danny Boyle, a Kate Winslet e o Sam Worthington. Os demais são blockbuster em demasia para o meu gosto (que o diga Megan Fox e J. J. Abrams!).

 
At 10:02 AM, junho 28, 2009, Blogger Bruno Soares said...

Pra mim o Jackman foi a grande surpresa: esteve ótimo em Australia (pra mim seu grande trabalho) e se mostrou um showman no oscar. Com Avatar saindo daqui a pouco, o Worthington
tem grandes chances de ser a revelação de 2009. Já a Katezinha, sou suspeito pra falar. É minha musa. hehehe

Abs!

 
At 1:15 PM, junho 28, 2009, Blogger Pedro Henrique Gomes said...

A Megan Fox é linda demais, mas é bem como você disse, os rotuladores aprontam demais...

 
At 1:36 PM, junho 28, 2009, Blogger Dr Johnny Strangelove said...

Só tiro mesmo o ótario e panaca do Danny Boyle, sinceramente, DETESTO ESSE MEEERDA!

O resto está quase perfeito (também tiro essa Katherine, por que ela, o time do Ixpó e Linkin Park é a mesma coisa, nada por que ela nao é atriz, o Ixpó nao é time, e Linkin Park nao presta.) e só faltava colocar Judd Apatow por modificar a linguagem de fazer comédia decente em Hollywood e Chan Wook Park por apenas ter feito uma das melhores trilogias da decada, junto com Senhor dos Anéis ...

Bah, queria uma foto mió da Megan!
abraços

 
At 5:00 PM, junho 28, 2009, Anonymous Kamila said...

Bom, não concordo com algumas presenças da sua lista. Mas, é assim mesmo, né? Temos que discordar de algo, sempre, ainda mais em se tratando de listas! :-)

Beijos!

 
At 11:19 PM, junho 28, 2009, Anonymous Gustavo said...

Cerca de metade da lista é de gente de talento. O que é ótimo.
Só não consigo engolir Fox, que parece um pastel de vento - bonita por fora mas...

 
At 8:52 AM, junho 29, 2009, Blogger altieres bruno machado junior said...

Olá Otavio

Ótimo post, todos dessa lista são super talentosos. Só não gostei (rsrs) de ter conhecido o Mark Pellegrino através de um pequeno spoiller, não sabia que ele é o Jacob do Lost, pois ainda não vi todos os episódios da 5 temporada =D.

Abraços e até mais.

 
At 10:05 PM, junho 29, 2009, Anonymous Vinícius P. said...

Como comentei anteriormente, essa lista ficou perfeita na minha opinião! Realmente esses foram os grandes nomes do cinema hollywoodiano nesse primeiro semestre.

 
At 1:18 AM, junho 30, 2009, Blogger Iara Alencar said...

Ok, Australia foi excelente, interpretação muito convicente.

Me recuso a acreditar que voce colocou essa desmilinguida da Megan Fox e tirou o Michael Scotfield de Prison Break.

 

Postar um comentário

<< Home