quarta-feira, junho 24, 2009

Festa open bar da Academia


A Academia de Artes e Ciências Cinematográficas anunciou mudanças radicais nas regras do Oscar. A partir da próxima edição, a 82ª, marcada para 7 de março de 2010, a categoria de Melhor Filme terá 10 produções indicadas - e não cinco, como nos acostumamos a ver. As demais categorias, no entanto, não sofrerão alterações.

Na década de 30 era assim, mas as regras mudaram há tanto tempo que essa espécie de volta ao passado deixa uma sensação de estranheza no ar. O que devemos compreender é que uma premiação de mais de 80 anos precisa ser remodelada para seguir adiante. Talvez seja a primeira de muitas mudanças e o teste é bem-vindo. Certamente teremos campanhas implacáveis dos estúdios para tudo quanto é tipo de filme, mas isso todo mundo já sabe. Agora que a Academia selecionará 10 filmes para o Oscar principal, vamos levantar algumas questões importantes.


- Será que a mudança se deve às críticas pela ausência criminosa de Batman - O Cavaleiro das Trevas na última edição? Oito indicações, Oscar para Heath Ledger, mas fora da disputa de Melhor Filme?

- Está na cara que a Academia anda preocupada com a audiência capenga da festa do Oscar nos últimos anos. Será que chegou a vez dos (bons) blockbusters entrarem?

- Será que chegou a vez dos "filmes estrangeiros" fazerem a festa?

- Será que a infalível Pixar finalmente vai concorrer ao Oscar de Melhor Filme?

- Se nada muda nas outras categorias, os cinco cineastas indicados ao Oscar de Melhor Direção tornam seus cinco respectivos longas favoritos entre os dez candidatos a Melhor Filme?

- Quase todo ano, pelo menos um diretor dos cinco indicados a Melhor Filme fica de fora da categoria de Melhor Direção. A partir de 2010, será que isso acaba? Digo, os cinco candidatos a Melhor Direção verão seus respectivos filmes concorrendo ao prêmio máximo? Ou será que a Academia indicará 10 filmes e, ainda assim, veremos um cineasta penetra de um suposto "11º candidato" na categoria de direção?

- As listas do National Board of Review e do Critics' Choice Awards selecionam os 10 melhores filmes do ano. Cinco dessas produções acabam indicadas ao Oscar principal. Costuma ser assim. Não tem jeito. Então, quer dizer que o prêmio da Academia ficará ainda mais previsível?


Até o dia 2 de fevereiro de 2010, quando sai a lista dos indicados ao 82º Oscar, essas e outras perguntas vão martelar nas cabeças de muitos cinéfilos espalhados pelo mundo.

5 Comments:

At 11:14 PM, junho 24, 2009, Blogger Bruno Soares said...

Não gostei nada dessa história. Parece mais uma manobra desesperada para aumentar a audiencia. Sem falar que é raro a gente ter 10 filmes num mesmo ano que realmente mereçam esse tipo de reconhecimento. Esse ano, por exemplo, achei fraquíssimo.

 
At 10:28 AM, junho 25, 2009, Anonymous Denis Torres said...

Sou hiper mega ultra a favor dessa mudança. Agora vamos começar a fazer os filmes bons, né?

 
At 12:56 PM, junho 25, 2009, Blogger john said...

gostei bastante da mundança, vai valorizar certos generos de filmes que não teriam chance com apenas 5 indicados, porem filmes não tão bons poderam esta na disputa.

abraçus

 
At 11:50 PM, junho 25, 2009, Anonymous Vinícius P. said...

Não sei ao certo, mas para mim essa decisão foi positiva. Pelo menos alguma coisa irá mudar do esquema tradicional e poderemos ter uma indicação para algum filme da Pixar, o que por si só já me deixaria bem satisfeito.

 
At 1:05 PM, junho 28, 2009, Blogger Pedro Henrique said...

Achei feio, perde a graça, a adrenalina. Por outro lado, prestigia mais filmes e diretores (e isso é importante), consequentemente. Mas vamos esperar para ver.

 

Postar um comentário

<< Home