sexta-feira, setembro 18, 2009

Os Normais 2


Escrita por Fernanda Young e Alexandre Machado, a série Os Normais foi um dos maiores acertos da TV brasileira nesta década. Com diálogos e situações inteligentes, porém ousadas mesmo para os padrões do horário nobre do país da carnaval, a série, no entanto, não teria funcionado sem os protagonistas certos. E a ideia de colocar Luiz Fernando Guimarães e Fernanda Torres livres, leves e soltos para disparar todo e qualquer tipo de bobagem no dia a dia do casal neurótico Rui e Vani foi a cereja do bolo para fazer de Os Normais um sucesso absoluto.

Com o fim da série, veio o primeiro filme para o cinema, em 2003, que não foi tão quente e safadinho assim, apostando mais no romance - focado no momento em que Rui e Vani se conheceram - e menos no humor. Seis anos se passaram e nada da série retornar à TV. Mas, para a surpresa dos fãs, Rui e Vani estão de volta em Os Normais 2 - A Noite Mais Maluca de Todas (2009) no cinema, não na TV. E essa confusão entre as duas linguagens é o grande erro do filme.


Não venha me dizer que você saiu de casa pronto para ser surpreendido por uma adaptação de Os Normais para a tela grande com uma narrativa conduzida 100% pela linguagem de cinema. Depois de um longo intervalo, que deixou saudades, Rui e Vani estão de volta exatamente como nos deixaram da última vez que os vimos. O único problema é que Os Normais 2 é um episódio de 75 minutos. Em termos de cinema, a duração é curta demais, mas como estamos falando de uma produção com alma e aparência de episódio feito para a TV, uns cortes aqui e outros ali evitariam arestas no roteiro e freios no ritmo da direção, que surgem na tela e incomodam.

Aliás, o roteiro de Fernanda Young e Alexandre Machado não é tão inspirado quanto na série. Pelo menos, diferente do primeiro filme, volta a apostar no humor. Só que isso funciona por causa da química perfeita (e já conhecida) entre Luiz Fernando Guimarães e Fernanda Torres. É impossível não rir com o exercício de mise-en-scène que é Os Normais 2. Exceto pela cena da bengala, a única que não depende de Rui e Vani, é o casal de protagonistas que torna o filme mais engraçado que muita comédia americana exibida pelos cinemas nos últimos anos. E de todos os coadjuvantes, quem parece acompanhar o ritmo é Cláudia Raia.

Para o cinema nacional, ainda assim, vale muito mais como uma etapa no aprendizado em como se fazer produções comerciais de qualidade. Talvez Os Normais 3, caso venha a acontecer, pudesse renunciar de vez aos tiques da TV para se arriscar de vez como cinema. Por enquanto, só é uma maravilha na telinha.



Ao contrário do que pensa a Globo Filmes - talvez a culpa nem seja do diretor José Alvarenga Júnior -, a ousadia não está no elenco falando palavrões cabeludos que não podem ser ditos na TV. Se fosse apenas isso, Martin Scorsese não seria tão cultuado. A única coisa que falta aqui é adaptar Os Normais para o cinema. Infelizmente, isso ainda não aconteceu.

Resta ao público se divertir com o filme pelo que ele é. Assim, fica muito mais fácil relaxar, sem medo de cometer um guilty pleasure, para rir com Rui e Vani numa jornada noite adentro em busca de uma parceira que concorde em fazer um ménage à trois com o casal, numa tentativa desesperada para reacender uma relação que está se apagando.


Os Normais 2 - A Noite Mais Maluca de Todas (2009)
Direção: José Alvarenga Júnior
Roteiro: Alexandre Machado e Fernanda Young (Baseado na série de TV)
Elenco: Luiz Fernando Guimarães, Fernanda Torres, Drica Moraes, Danielle Winits, Claudia Raia, Alinne Moraes, Daniele Suzuki, Daniel Dantas e Mayana Neiva

7 Comments:

At 7:58 PM, setembro 18, 2009, Blogger Bruno Soares said...

TV na telona ninguém merece. Por isso vou esperar o dvd.

 
At 7:58 PM, setembro 18, 2009, Anonymous Kamila said...

Otavio, mas fica difícil de se divertir quando o filme é cheio de piadas forçadas, como a do bicho-preguiça (totalmente ofensiva) e a cena do barato de Vani!

Beijos!

 
At 11:30 PM, setembro 18, 2009, Anonymous Luís said...

Ah, eu não gosto quando um seriado se torna filme porque na verdade quase sempre se torna um seriado extendido em minutos.
Eu ri bastante de Os Normais, mas ainda não assisti a esse e depois de tudo o que você escreveu, assim como o Bruno, vou esperar o DVD.

Já assistiu ao filme Cazuza? Você não tem a impressão de que o filme tem um tom meio de novela?

 
At 7:08 AM, setembro 19, 2009, Blogger Mayara Bastos said...

Achéi a série legal e só. Mas o primeiro filme achei chato, vejo este, mas sem pressa e expectativas.

Beijos! ;)

 
At 12:24 AM, setembro 20, 2009, Anonymous Vinícius P. said...

Também considero a série um dos grandes acertos da TV nacional, na verdade era um dos poucos programas que não perdia nenhum episódio. No cinema a coisa não ficou tão boa, tanto que nem estou muito curioso em relação a essa continuação.

 
At 1:10 AM, setembro 20, 2009, Blogger Museu do Cinema said...

Gostei do filme, acho que as pessoas estão levando a sério demais ele, e nunca foi a proposta!

 
At 11:40 AM, setembro 20, 2009, Blogger Gustavo H.R. said...

Pobre... Passo!

 

Postar um comentário

<< Home