sexta-feira, janeiro 26, 2007

Apocalypto

Mel Gibson pode ser uma figura polêmica na vida real, mas não há como negar sua energia como diretor. Atualmente, poucos são capazes de criar imagens tão poderosas na tela que falam por mil palavras - não importando a língua. Gibson pode não ser um ator extraordinário ou um profundo conhecedor de História (como alguns pensam), mas domina o ofício por trás das câmeras e age como se pudesse expressar toda a sua raiva. Ele pode até pregar sua visão de religião como ideologia, mas depois de Coração Valente (do qual gosto muito) e A Paixão de Cristo, o diretor faz outra loucura que, para o bem ou para o mal, não pode ser ignorada: Apocalypto (2006).

Muita gente pensa que vai ver um épico definitivo sobre a civilização dos maias, mas é bom saber que o filme é uma aventura quase a mil por hora para evitar uma decepção - há uma leve pisada no freio na metade para mostrar alguns sacrifícios (claro que Mel Gibson dá todos os detalhes disso), mas não se engane: Apocalypto não esconde ser um filme de ação. Parece ser grandioso, mas é bastante intimista. Lógico que Gibson continua selvagem e sua fixação pela violência, dentro de um contexto sagrado ou religioso, ainda choca. Talvez ele queira dizer alguma coisa para os tempos atuais - os excessos e a ganância dos povos pode levar qualquer civilização ao final, mas não dá para pensar muito no meio de tanta correria. É preciso um olhar mais atento, mas é intrigante como, aos poucos, Gibson faz seu herói notar como o mundo é perigoso e maior do que ele pensava. Porém, a ação predomina e é fantástica. Dito isso, você pode encarar Apocalypto e se divertir com suas cenas velozes e sangrentas, que narram a fuga de Jaguar Paw (Rudy Youngblood) e sua tentativa de salvar mulher e filho.

A produção é tecnicamente extraordinária e não será dessa vez que os detratores de Gibson testemunharão seu fracasso. Apocalypto pode não ser (nem de longe) um filme perfeito, mas é bem-sucedido naquilo que o cinema faz de melhor: levar o espectador para um mundo que só existe do lado de lá da tela.

Apocalypto (Apocalypto, 2006)
Direção: Mel Gibson
Elenco: Rudy Youngblood, Dalia Hernandez, Jonathan Brewer e Morris Birdyellowhead

12 Comments:

At 7:58 PM, janeiro 26, 2007, Blogger Túlio Moreira said...

Cara, não consigo gostar de Gibson nem como ator nem como diretor nem como pastor nem como nada. E acho, pelo que li em seu post, que dificilmente Apocalypto vai mudar essa minha opinião.

Não sei se com Apocalypto terei essa sensação, mas quando assisti a A Paixão de Cristo nos cinemas, só conseguia lembrar das peças de Natal montadas aqui em Goiânia: para mim, os filmes de Gibson são pouco "cinematográficos" e muitas vezes ele dirige seus atores como se estivesse realizando uma peça de teatro - o que, na tela grande, soa muito estranhamente.

Abraço!

 
At 9:54 PM, janeiro 26, 2007, Blogger João Micuansky said...

Diferentemente de você, gostei bastante de APOCALYPTO, achei a direção de Gibson bastante boa.

Até mais.

 
At 11:53 PM, janeiro 26, 2007, Blogger Victor said...

Quero ver esse filme! Cruel demais ou não, não importa, só espero não me decepcionar e encontrar uma aventura qualquer..mas acho que não caminha por esse lado! Só vendo agora..hehe


Abraço!

 
At 5:35 PM, janeiro 27, 2007, Blogger Kamila said...

Não concordo com a maioria das crenças do Gibson, mas o admiro por ser um diretor independente, que faz os filmes que quer e da maneira que ele bem entende. O Gibson é o cineasta mais corajoso da atualidade. Aplaudirei cada iniciativa dele como cineasta, e não aquelas bobagens que ele fala "na vida real".

 
At 6:00 PM, janeiro 27, 2007, Blogger Wanderley Teixeira said...

Acho q é bem isso q vc escreveu sobre o filme mesmo.Gibson tem um domínio sobre imagens q é impressionante.Mas ainda acho q Apocalypto renderia um filme melhor se não ficasse preso na história de Jaguar,por isso acho q à partir da fuga dele a história dá uma derrapada legal.Mesmo assim é melhor do que muito épico de orçamento inflado por aí...

 
At 1:40 AM, janeiro 28, 2007, Anonymous Anônimo said...

Como já comentei em alguns blogs, não gosto do Mel Gibson como pessoa pública - ele é muito irritante, sempre com seus preconceitos bobos e com uma lógica nada convencional. Também não gosto muito dele como ator, mas como diretor ele se dá muito bem. É o caso de "Apocalypto", um ótimo filme de ação, longe de ser perfeito como você disse, mas realista o bastante para que o espectador sinta aquilo do outro lado da tela. ótima crítica.

 
At 11:18 PM, janeiro 28, 2007, Anonymous Anônimo said...

Sou grande fã do filme Coração Valente, e não gosto muito de A Paixão de Cristo (que mesmo com toda a violência, tem um resultado igualável as outras milhares de histórias sobre Jesus transportadas para a tela grande à exaustão). Fico dividido em questão de Apocalypto: não espero um grande filme, mas receio de que não é dispensável. Não foi lançado por aqui, mas aguardarei em DVD.
E assim como o Túlio, não sou grande fã de Gibson, mesmo que goste de muito de seus trabalhos, mas que não possuem mérito algum no quesito de interpretação do astro.

 
At 10:32 AM, janeiro 29, 2007, Anonymous Anônimo said...

Eu gostei do filme. Achei bom e nada mais (não pensei muito na decisão em dar mais ou menos do que três estrelas). Concordo com o Wanderley inteiramente e acho que esse tema dos maias ainda foi pouco explorado. Quando alguém resolve tocar no assunto (Mel Gibson) acabam fazendo uma aventura. Parece que houve um desperdício do tema, sabe? Mas é um trabalho competente e muito melhor do que a maioria dos filmes por aí...

Abs!

 
At 11:58 AM, janeiro 29, 2007, Blogger Museu do Cinema said...

Ainda não me senti arrebatado por esse filme para entrar na sala de cinema, talvez o faça, mas por outras razões.

 
At 11:40 AM, fevereiro 25, 2007, Blogger Túlio Moreira said...

"Ele queria que eu ficasse com isso" ou "Querido, você pode por favor matar aquele cachorro pra mim?". Coisas tão Eu, a Patroa e as Crianças que torna Apocalypto um dos filmes mais risíveis e hilários de todos os tempos.

abs!

 
At 2:47 PM, fevereiro 25, 2007, Blogger Otavio Almeida said...

É, Tulio... eu gostei, mas fica um ar de "quero mais"... na época, dei 3 estrelas ao filme, mas APOCALYPTO, praticamente, já desapareceu da minha mente...

Abs!

 
At 11:33 PM, março 06, 2007, Anonymous Anônimo said...

Achei um filme muito bom e diferente de você, achei memorável. Gibson moldou um filme provocativo e cativante, tenso e divertido. Profundo e importante.

3/4 estrelas.

Ele sera o proximo do qual escreverei no blog.

 

Postar um comentário

<< Home