terça-feira, janeiro 16, 2007

Globo de Ouro aponta para uma nova era

Em uma festa muito chata para quem estava na frente da TV, entre discursos intermináveis e uma correria desagradável nas últimas premiações, a 64ª edição do Globo de Ouro agiu como uma mãe ao dividir estatuetas para quase todo mundo.

Mais do que uma consagração latina (com a série cômica Ugly Betty e outro filme que mencionarei abaixo), a Associação de Imprensa Estrangeira de Hollywood deu um basta em qualquer movimento preconceituoso contra a classe negra da indústria. Sei que Jamie Foxx e Denzel Washington receberam prêmios ultimamente, mas as vitórias absolutas de Jennifer Hudson e Eddie Murphy como coadjuvantes e do próprio Dreamgirls – Em Busca de um Sonho podem representar o fim de uma era que marcou Hollywood de forma negativa. Uma época que impediu as premiações de belos filmes como A Cor Púrpura e atores como Forest Whitaker, que já merecia algo desde Bird, de Clint Eastwood. Ontem, Whitaker foi o Melhor Ator (Drama) por O Último Rei da Escócia. Sua reação ao tocar a estatueta foi um momento cativante para aqueles que reconheceram ali alguém realmente apaixonado pelo que faz.

Os resultados foram até previsíveis: a Dama Helen Mirren reinou absoluta e segue imbatível para o Oscar. Ela ganhou ontem pelo extraordinário trabalho ao unir duas gerações em Elizabeth I e A Rainha. Meryl Streep era barbada como Melhor Atriz (Comédia/Musical), assim como Martin Scorsese como Melhor Diretor, por Os Infiltrados, embora a Associação de Imprensa Estrangeira de Hollywood já tivesse premiado o mestre em outra ocasião. De qualquer forma, merecidíssimo. O momento mais engraçado da noite aconteceu com o discurso de Sacha Baron Cohen, que levou a estatueta de Melhor Ator (Comédia/Musical), por Borat. Um dos pontos positivos da noite foi o prêmio ao excepcional roteiro de Peter Morgan para A Rainha. Mas se alguns nomes saíram fortes para o Oscar, eles são: Dreamgirls, Martin Scorsese, Helen Mirren e Forest Whitaker.

Em TV, Grey’s Anatomy passou a perna em 24 Horas como a Melhor Série (Drama). São dois shows sensacionais. Jack Bauer levou o Emmy, e Grey, o Globo de Ouro. Tudo em casa. Hugh Laurie, por seu ótimo trabalho em House, ganhou pelo segundo ano consecutivo como Melhor Ator (Série Dramática). Nada injusto. O que nos leva de volta ao cinema e à premiação de Babel. Lá no fim da festa, Arnold Schwarzenegger anunciou, com muita dificuldade na pronúncia, o longa de Alejandro González Iñárritu como Melhor Filme (Drama). Pareceu algo forçado ver Babel ganhar sem levar nenhuma outra estatueta. Soou como um prêmio mais pela simpatia da Associação de Imprensa Estrangeira à “causa” do diretor em pregar um mundo mais unido pela comunicação do que uma celebração do bom cinema. Mas Babel é assunto para um próximo post.

Abaixo, a lista completa dos vencedores do Globo de Ouro:

Melhor Filme (Drama)
Babel

Melhor Filme (Comédia ou Musical)
Dreamgirls – Em Busca de um Sonho

Melhor Diretor
Martin Scorsese (Os Infiltrados)

Melhor Roteiro
A Rainha

Melhor Ator (Drama)
Forest Whitaker (O Último Rei da Escócia)

Melhor Atriz (Drama)
Helen Mirren (A Rainha)

Melhor Ator (Comédia ou Musical)
Sacha Baron Cohen (Borat – O Segundo Melhor Repórter do Glorioso País Cazaquistão Viaja à América)

Melhor Atriz (Comédia ou Musical)
Meryl Streep (O Diabo Veste Prada)

Melhor Ator Coadjuvante
Eddie Murphy (Dreamgirls – Em Busca de um Sonho)

Melhor Atriz Coadjuvante
Jennifer Hudson (Dreamgirls – Em Busca de um Sonho)

Melhor Filme Estrangeiro
Cartas de Iwo Jima (EUA/Japão)

Melhor Animação
Carros

Melhor Trilha Sonora
The Painted Veil

Melhor Canção
The Song of the Heart (Happy Feet – O Pingüim)

Melhor Série de TV (Drama)
Grey’s Anatomy

Melhor Série de TV (Comédia)
Ugly Betty

Melhor Minissérie ou Filme Feito Para a TV
Elizabeth I

Melhor Ator em Série de TV (Drama)
Hugh Laurie (House)

Melhor Atriz em Série de TV (Drama)
Kyra Sedgwick (The Closer)

Melhor Ator em Série de TV (Comédia)
Alec Baldwin (30 Rock)

Melhor Atriz em Série de TV (Comédia)
America Ferrera (Ugly Betty)

Melhor Ator em Minissérie ou Filme Feito Para a TV
Bill Nighy (Gideon’s Daughter)

Melhor Atriz em Minissérie ou Filme Feito Para a TV
Helen Mirren (Elizabeth I)

Melhor Ator Coadjuvante em Série de TV, Minissérie ou Filme Feito Para a TV
Jeremy Irons (Elizabeth I)

Melhor Atriz Coadjuvante em Série de TV, Minissérie ou Filme Feito Para a TV
Emily Blunt (Gideon’s Daughter)

25 Comments:

At 12:20 PM, janeiro 16, 2007, Blogger Flávia said...

Uhuuuuuuuu! Grey's! Grey's! Grey's! Grey's! Grey's! Grey's! Grey's! Grey's! Grey's! Grey's! Grey's! Grey's! Grey's! Grey's!

A premiação foi mesmo chata, eu dormi logo. Mas adorei a vitória de Grey's Anatomy e adorei ver o Kiefer Sutherland no tapete vermelho (sempre simpático, pena que não ganhou).

Quanto à Babel, passarei longe, muito longe desse filme...

Bjus!

 
At 12:27 PM, janeiro 16, 2007, Blogger Kamila said...

Fazia tempo que eu não gostava tanto de um show de premiação como eu gostei do Globo de Ouro ontem.

Todos para quem eu estava torcendo ganharam. “Dreamgirls”, Jennifer Hudson e Eddie Murphy. Peter Morgan e Helen Mirren. “Elizabeth I”, Helen Mirren de novo e Jeremy Irons. Meryl Streep. “Grey’s Anatomy”.

No entanto, meu ponto alto da noite foram as duas vitórias de “Ugly Betty”. Sou telespectadora assídua da série e digo com toda a certeza que “Betty” é a melhor nova série que estreou na temporada 2006-2007. Uma série de história campy, mas cheia de coração e de verdade. Muito disso, se deve em parte à maravilhosa performance de America Ferrera como Betty, que é verdadeiramente a alma e o coração desse show.

Nem mesmo os mais otimistas dos fãs da série poderiam esperar os dois prêmios. O da America a gente até esperava, porque a HFPA ama dar prêmios para atrizes novas, mas o prêmio de melhor série de comédia foi uma agradável surpresa.

Ver a Salma Hayek emocionada durante o Golden Globe e no Post Show foi demais. O trabalho duro, o esforço que ela teve em colocar a série no ar foram reconhecidos. E, digo com a experiência de quem acompanha os shows de premiações há 10 anos, que o discurso da America Ferrera foi um dos momentos mais lindos que eu já vi. Teri Hatcher se emocionou; Jada Pinkett Smith e Annette Bening com os olhos cheios de lágrimas. A America brilhou ontem com sua autenticidade. Nem meu coração agüentou. Foi lindo e virei ainda mais fã dela e da série!

Espero que, agora, depois de todo esse reconhecimento, as emissoras da América Latina corrijam a besteira que fizeram e comprem os direitos de transmissão de “Ugly Betty” para nosso continente.

Be Ugly!!!!! :-)

Beijos!

 
At 12:33 PM, janeiro 16, 2007, Blogger Kamila said...

Depois de babar muito “Ugly Betty”. Eu sei, mas ainda estou muito emocionada com a vitória da série, queria falar um pouco mais sobre o que eu acho que acontece agora na corrida ao Oscar depois do Globo de Ouro.

O Globo de Ouro deu uma nova perspectiva à corrida para o Oscar. Com a derrota de “Os Infiltrados” para “Babel”; e os três troféus conquistados por “Dreamgirls”, o filme do Martin Scorsese perde a dianteira que tinha assumido com certa tranqüilidade nas últimas semanas. Acho que agora, a disputa por melhor filme está aberta e com possibilidades para todos – inclusive “Letters from Iwo Jima”, que foi muito beneficiado também pela derrota de “Os Infiltrados”.

O bom momento de “Pequena Miss Sunshine” também foi meio que perdido, mas pode ser recuperado com a vitória de Melhor Elenco no SAG (eu acho que eles ganham o prêmio). Aí, tudo vai ficar embolado mesmo. E, se “Dreamgirls” realmente for o filme mais indicado ao Oscar, não se surpreendam se o musical dominado pelo Eddie Murphy e Jennifer Hudson ganhe a mais importante categoria do Oscar.

 
At 12:44 PM, janeiro 16, 2007, Blogger Otavio Almeida said...

Querida Kamila! Mas vc viu UGGLY BETTY??????? Deus! Fiquei perdido pq é a única que eu ainda não vi...

Bjs!

E acho que DREAMGIRLS ganhou força como Melhor Filme - vai liderar o número de indicações, com certeza. Mas Scorsese ainda é favorito no Oscar de Diretor. Acho que BABEL vai se contentar com o Globo, pq não é favorito em NENHUMA categoria do Oscar. E com mais categorias, a Academia não deve premiá-lo somente como Melhor Filme.

 
At 12:48 PM, janeiro 16, 2007, Blogger Otavio Almeida said...

Quero dizer, UGLY BETTY... Escrevi com um G só.

Mas achei emocionante o discurso do Forest Whitaker e fiquei feliz pelo Scorsese. E, claro, por Helen Mirren, que me fez acreditar na excelência cinematográfica de A RAINHA. Filmaço!

Bjs!

 
At 1:53 PM, janeiro 16, 2007, Blogger Kamila said...

Otávio, estou assistindo a primeira temporada de “Ugly Betty”. Se você se interessar, avisa que te passo o endereço do site aonde você pode assistir ao seriado.

A série é maravilhosa! Estou feliz até agora! Porque, como disse em meu comentário, isso vai fazer com que as emissoras daqui da América Latina se interessem em adquirir os direitos de transmissão da série.

Fora que a America Ferrera é demais. Ganhou prêmios por todos os trabalhos que fez como atriz. TODOS, sem exceção. A menina vai longe e causou uma bela impressão em todos. Poxa, eu queria fazer a Annette Bening chorar... rsrsrsrsrsrsrsrs

Otávio, não duvido da vitória do Martin Scorsese no Oscar como Melhor Diretor. Mas, duvido da vitória de “The Departed” em melhor filme a partir de hoje. “Dreamgirls” está começando a sua caminhada nos cinemas norte-americanos, não tem ido bem até agora, é verdade; mas existe o potencial para ser o maior de bilheteria entre os indicados a melhor filme.

A gente concorda que, depois do Golden Globe, “Dreamgirls” ganhou muito mais força para o Oscar.

PS: Eu achei o discurso do Forest Whitaker estranho. Sei que ele estava muito emocionado, mas eu não entendi quase nada que ele falava.

 
At 2:19 PM, janeiro 16, 2007, Blogger Otavio Almeida said...

O Forest Whitaker não aguentou, Kamila... E ele é meio doidão e um atorzaço! Não vi o filme, mas ele já deveria ter ganho por BIRD. Vc viu esse do Clint? E eu que curto jazz então...

Concordo sobre DREAMGIRLS. Os americanos adoram musicais pomposos! Tem tudo pra dar certo! Vamos ver... mas começa a surgir como favorito a Melhor Filme mesmo... Já acho que o Scorsese deve ganhar como diretor. E acho que, atualmente, mesmo eu gostando muito de OS INFILTRADOS, torço mais é pela vitória dele como Melhor Diretor. Ou ele morrerá como Kubrick, Hitchcock e Altman, que jamais ganharam nessa categoria - o q é um absurdo. E queria que considerassem a Meryl Streep como coadjuvante (mas acho q não vai acontecer), pq a Helen Mirren é imbatível!

Bjs!

 
At 2:55 PM, janeiro 16, 2007, Blogger Kamila said...

Eu também acho que a Streep deveria estar na categoria de coadjuvante. Assim, dava um susto na Jennifer Hudson, que está reinando sozinha em sua categoria. Mas, Meryl é Meryl. Ela está cheia de bons projetos no cinema, filmes interessantes. Acho que o Oscar número 3 vem neste ou no próximo ano, garanto!

Beijos!

 
At 3:06 PM, janeiro 16, 2007, Anonymous Anônimo said...

Tô meio desinformado sem saber do que se trata essa tal de Ugly Betty... por acaso é aquela novela que passa no SBT com o nome de A Feia Mais Bela? Desculpem a minha ignorância, mas não tenho tv a cabo e fico meio perdido quanto a essas séries.

Mas a premiação do Globo de Ouro me agradou muito, Eddie Murphy premiado, o único pesar é Pequena Miss Sunshine. Agora é aguardar o Oscar, nénão?!

Abraço!

 
At 3:13 PM, janeiro 16, 2007, Blogger Flávia said...

Não vi Ugly Betty, pode ser que seja mesmo muito boa. Mas acho difícil as emissoras da América Latina se interessarem em comprar os direitos de uma série que já foi exibida mais de uma vez por aqui. E se fosse a novela original, produzida em 1999 na Colômbia e exibida aqui pela Rede TV, será que teria esse hype todo?? Ou a versão mexicana, atualmente noar pelo SBT? O pior foi o comentário do Rubens Ewald ontem... "Nos EUA eles fizeram uma mistura com O Diabo Veste Prada". Será que ele sabe que o original já se passava em uma empresa de moda???

 
At 3:24 PM, janeiro 16, 2007, Blogger Wanderley Teixeira said...

Eu acho que irei gostar muito de Babel...Agora discordo de vc Otávio,para mim o discurso mais divertido e engraçado da noite foi o de Meryl Streep,ela sim estava hilária.Naum entendi muita coisa do que Cohen falou prq eram momentos específicos de Borat,filme q nem vi ainda.Com relação aos atores negros,acho que tem que ser reconhecidos sim,só temo q isso acabe sendo um gesto de politicagem e acabe desprestigiando que de fato merece o prêmio.Já Babel não acredito que tenham entregue por mera identificação com o tema...Babel vinha crescendo muito nos últimos dias,enquanto que Os Infiltrados se estabilizou.Agora,com certeza o Globo deu uma animada em Dreamgirls.

 
At 5:35 PM, janeiro 16, 2007, Blogger Kamila said...

"Ugly Betty" é baseada na novela colombiana "Betty La Fea", que passou na Rede TV. Não tem nada a ver com a novela do SBT. Mesmo assim, a série só tem a mesma premissa da novela colombiana: "garota que é considerada feia tenta vencer num mundo que não a aceita".

"Ugly Betty" tomou MUITA liberdade criativa em cima da novela colombiana. Em primeiro lugar, Betty não é apaixonada pelo seu chefe. Ela trabalha em uma revista de moda, como assistente do editor chefe. Ela não terá um makeover, como aconteceu na novela colombiana. A série é mais centrada em como a vivência de Betty no mundo da revista Mode afeta a vida familiar dela, os valores nos quais ela foi criado.

O Rubens Ewald Filho criticou a série da maneira errada. O episódio piloto é igualzinho à "O Diabo veste Prada", isso é verdade. Mas, os outros episódios pouco lembram o filme.

Pessoas que assistiram à novela colombiana, atestam a diferença entre as tramas. O elenco da série é ótimo, os roteiros são excelentes e a série faz um baita sucesso nos EUA (não só entre o público latino, como entre o público em geral), na quinta-feira, que é o dia mais concorrido do primetime norte-americano e tem média de 15 milhões de audiência por semana.

Pensar que canais como Warner ou Sony não queiram comprar os direitos de transmissão do seriado é burrice. Até porque seria muito rentável para eles trazerem uma série como "Ugly Betty" na América Latina, pois seria uma garantia de sucesso devido ao êxito das telenovela colombiana no continente.

O que seria também muito interessante é tentar não julgar o produto antes de conhecê-lo. Ou então partir para cima de preconceitos ridículos.

 
At 6:27 PM, janeiro 16, 2007, Anonymous Anônimo said...

É, tenho que providenciar uma tv por assinatura urgentemente...

 
At 6:50 PM, janeiro 16, 2007, Anonymous Anônimo said...

É, não me sai uma pergunta da cabeça, surgiu agora, agorinha, depois de comentar em outros blogs: como é que Eddie Murphy não ganhou um OSCAR por Os Picaretas? Será que alguém é capaz de responder?

abs!

 
At 6:59 PM, janeiro 16, 2007, Blogger Otavio Almeida said...

HaHahahahahahhaha... Bom, é um filme bem engraçado. Mas acho que ele não concorreu ao Oscar de Melhor Ator por causa de Kevin Spacey (Beleza Americana), Denzel Washington (Hurricane), Russell Crowe (O Informante), Sean Penn (Poucas e Boas) e Richard Farnsworth (História Real)... Jim Carrey ficou de fora tb por O MUNDO DE ANDY... essa Academia, né? Sempre menosprezando comediantes...

Abs!

 
At 7:05 PM, janeiro 16, 2007, Anonymous Anônimo said...

Um pouco de surpresas na noite do Globo de ouro até q fizeram muito bem. Eu apostei na vitória de Babel, por tocar com temas de muito mais importância do que Os Infiltrados. Espero ver no cinema quando estrear. Bem, até a próxima...

 
At 7:06 PM, janeiro 16, 2007, Anonymous Anônimo said...

Um pouco de surpresas na noite do Globo de ouro até q fizeram muito bem. Eu apostei na vitória de Babel, por tocar com temas de muito mais importância do que Os Infiltrados. Espero ver no cinema quando estrear. Bem, até a próxima...

 
At 8:43 PM, janeiro 16, 2007, Blogger Wanderley Teixeira said...

Bem lembrado pela Kamila...É impressionante como nenhum canal fechado se mobilizou para comprar Ugly Betty...

 
At 10:39 PM, janeiro 16, 2007, Blogger Flávia said...

Acho que meu comentário sobre Ugly Betty foi mal interpretado... Eu não fiz nenhum julgamento sobre a qualidade ou os méritos da série, justamente porque, como disse logo no início, não assisti a nenhum episódio. Também não emiti nenhuma opinião sobre a versão original (que também não acompanhei) e nem sobre a versão mexicana (que sei por pessoas que acompanharam as duas, é sim inspirada no original colombiano). Concordo plenamente que é impossível opinar sobre um filme ou série que não vi. Por isso mesmo, não opinei. Também não quis desmerecer a opinião de ninguém.

Meu comentário foi apenas sobre três pontos:
- o POSSÍVEL desgaste da fórmula para a audiência latino-americana que já assistiu o original e uma versão;
- se a versão original teria o mesmo sucesso nos EUA;
- e sobre o comentário do Rubens Ewald, que viajou um pouco na comparação com O Diabo Veste Prada.

O fato dos canais não terem ainda se manifestado pra exibir a série mostra que os executivos podem justamente estar ponderando os dois lados: a série pode ser um sucesso garantido, já que o original foi bem aceito, mas também pode ser rejeitada pelo público que “já viu esse filme antes”. Além do que, são dois públicos diferentes (o da tv aberta e o da tv por assinatura). Acredito que as duas opiniões mereçam respeito e não considero nenhuma das duas burrice, nem preconceito ridículo. Inclusive, eu nem disse se achava que as Tvs deveriam exibir a série ou não... Só levantei questões.

Acho que a idéia aqui é bater papo, comentar sobre filmes, séries e afins, concordando ou não, e até discutir, mas sempre respeitando a opinião de cada um. Afinal, ninguém é dono da verdade e a vida é muito mais divertida quando você não a leva tão a sério.

 
At 10:23 AM, janeiro 17, 2007, Blogger Kamila said...

Flávia, eu não disse em nenhum momento que era você quem estava com preconceitos ou julgando a série antes de assisti-la. Eu entendi o seu comentário e tentei responder aos seus questionamentos. Não sei se fui feliz nisso.

O meu comentário final sobre preconceitos e julgamentos foi feito de forma generalizada, pois sempre que se toca no nome de “Ugly Betty”, a maioria das pessoas vêm com “ah, é baseado na novela colombiana, portanto é ruim”, “que coisa trash, quero distância disso”, “lixo mexicano”, entre outras impressões; e isso me incomoda bastante, porque acredito que, antes de julgar, a gente precisa conhecer.

Meu comentário não foi dirigido à você ou a qualquer outra pessoa que comentou nesse post. Desculpa se eu dei essa impressão, não foi a minha intenção.

 
At 11:37 AM, janeiro 17, 2007, Anonymous Anônimo said...

Ola Otávio. Tudo beleza parceiro?
Então to passando pra avisar que jah esta no ar a segunda versão do Prêmio Diário dos Cinéfilos, dessa vez com os meus indicados ao prêmio. Se puder da uma passada la.
Em relação ao Globo de Ouro, não tiveram muitas surpresas. E pior, ate eu que não tava assistindo tava achando chato. Me pareceu ser uma premiação muito lenta e comprida. Em relaçao aos premios. Helen Mirre certeza no Oscar. Forest Whitaker certeza no Oscar. Jennifer Hudson? Eddie Murphy? Dreamgirls?
Nem tanta certeza assim, eh esperar pra ver. Tmb não boto muita fé no Desplat pelo Painted Veil. Talvez nem seja indicado. No mais era tudo previsivel no Globo. Agora eh esperar pelos indicados ao oscar, dia 23.
Abração

 
At 11:50 AM, janeiro 17, 2007, Blogger Museu do Cinema said...

A discussão aqui tá boa hein, mas nunca vi esse Ugly Betty, só a versão da Bolivia, ou sei lá de onde, da REDE TV, e achei horrorosa.

Mas o sensacional do Globo de Ouro, foi o comentário do Rubens Ewald Filho sobre o Sacha Baron Cohen, dizendo que ele é...bonito.

 
At 12:08 PM, janeiro 17, 2007, Blogger Kamila said...

Cassiano, eu gostei mais do comentário do Rubens sobre a Renee Zellweger: “como sempre fazendo caretas”. rsrsrsrsrsrssrrs

 
At 2:30 PM, janeiro 17, 2007, Blogger Flávia said...

Oi, Kamila

Bom, então tudo esclarecido, eu não quis depreciar a série e você não estava se referindo ao meu comentário. Só quis explicar porque achei que tinha eu te passado a impressão de estar criticando a série...

Ah, e tb gostei do comentário do Rubens Ewald sobre a Renee Zellweger. Ela tem cara de quem chupou um limão mesmo.

 
At 3:50 PM, janeiro 17, 2007, Blogger Otavio Almeida said...

A discussão está boa mesmo, Cassiano. Vc viu? Está tudo bem aí, né galera?

O Sacha Baron Cohen é mais bonito como Borat... Ele diria "Borat is beatiful (biutiful)".

E Leo, vou passar lá no seu blog e concordo com suas observações sobre a premiação e a festa do Globo.

E Alex, obrigado! Vou lá no seu blog mais tarde e ver o que vc postou.

E Tulio... Convencido agora pela ausência do Eddie Murphy naquele Oscar de 2000?

Abs!

 

Postar um comentário

<< Home