sexta-feira, janeiro 26, 2007

Quem é favorito ao Oscar?

Helen Mirren é a única barbada desse ano! Ela vai ganhar a estatueta de Melhor Atriz por A Rainha. Alguém duvida? Fora Helen, ninguém mais está com o Oscar na mão. Até o favorito Forest Whitaker, como Melhor Ator por O Último Rei da Escócia, pode ser ameaçado por um prêmio sentimental ao grande Peter O'Toole, por Venus. Apesar de um Oscar honorário, o eterno Lawrence da Arábia jamais venceu nesta categoria.

Em Melhor Diretor, a indicação de Clint Eastwood, por Cartas de Iwo Jima, pode deixar Martin Scorsese, por Os Infiltrados, com a pulga atrás da orelha. Indicado pela sexta vez nesta categoria, Scorsese pode bater um recorde de derrotas. Ele empata com outros cinco cineastas indicados que nunca levaram o prêmio. Mas se perder, desta vez, ele será o diretor mais azarado da história do Oscar.

Entre os coadjuvantes, Eddie Murphy larga na frente entre os homens, mas a força de Pequena Miss Sunshine entre os votantes pode favorecer Alan Arkin. Djimon Hounson, por Diamante de Sangue, ainda é uma possibilidade. Já na ala feminina, o enfraquecimento de Dreamgirls pode ameaçar a vitória (antes certa) de Jennifer Hudson. Seria a hora de uma surpresa como Abigail Breslin?

Aliás, esse prestígio recente para Pequena Miss Sunshine é real. O filme ganhou o Producers Guild Awards, um dos principais termômetros para o Oscar, e tem tudo para levar o SAG (o prêmio do sindicato dos atores) de Melhor Elenco. Ano passado, O Segredo de Brokeback Mountain havia vencido os três grandes termômetros (Globo de Ouro, Producers Guild Awards e Critics' Choice) e chegou como favorito até perder o Oscar de Melhor Filme para Crash, vencedor do SAG de Melhor Elenco. Nesse ano, não há favoritos ao Oscar principal - Babel levou o Globo de Ouro (assim como Dreamgirls, mas o filme foi esquecido pela Academia), Pequena Miss Sunshine abocanhou o Producers Guild, enquanto Os Infiltrados ganhou o Critics' Choice. Portanto, neste domingo, a categoria Melhor Elenco do sindicato dos atores pode determinar o favorito ao Oscar. Uma hipótese que não pode ser descartada, afinal os atores representam a maioria entre os membros da Academia. Ainda assim, Pequena Miss Sunshine não teve seus diretores indicados. Desde Conduzindo Miss Daisy, de 1989, que uma produção não ganha o Oscar de Melhor Filme sem ter seu diretor concorrendo. Então, o que acontecerá no próximo dia 25 de fevereiro?

Falo mais sobre o Oscar depois. Estou atrasado para uma sessão de Apocalypto, de Mel Gibson. Já volto para falar sobre essa nova loucura do diretor de Coração Valente e A Paixão de Cristo.

9 Comments:

At 5:33 PM, janeiro 26, 2007, Blogger Flávia said...

Imagina que fofura a Abigail Breslin ganhando o Oscar... Adooorooo Pequena Miss Sunshine!
Bjs

 
At 6:19 PM, janeiro 26, 2007, Blogger Túlio Moreira said...

É como você falou, cara, ninguém está com a estatueta na mão (a Helen Mirren também não, em se tratando do Oscar). Mas a Academia vai cair e muito no meu conceito (alguém aí se importa com o "meu conceito"?) se tirar de Scorsese a consagração.

Bjs (ops, ABRAÇO!)

 
At 6:22 PM, janeiro 26, 2007, Anonymous Anônimo said...

Depois leio seu post sobre Apocalypto. Será que é outro "teatro filmado", como foi A Paixão de Cristo?

abraço!

 
At 8:50 PM, janeiro 26, 2007, Blogger Kamila said...

Ah, eu acho que as duas maiores barbadas do Oscar 2007 são Helen Mirren e Martin Scorsese.

Nas outras categorias, todo mundo está brigando pelo Oscar, mas, ainda considero que a Jennifer Hudson tem um ligeiro favoritismo ainda na categoria de melhor atriz coadjuvante.

O SAG deve clarear um pouco os nossos palpites para as categorias de atuação. O DGA deve indicar o caminho ao Oscar de melhor filme. Mas, é sempre bom lembrar que esses prêmios não querem dizer nada.

 
At 9:53 PM, janeiro 26, 2007, Blogger João Micuansky said...

Acho que Pequena Miss Sunshine leva o OSCAR, e Abigail deve levar também o prêmio.

 
At 1:45 AM, janeiro 28, 2007, Anonymous Anônimo said...

Eu estou na campanha "Oscar para a Abigail Breslin!". Acho que o enfraquecimento de "Dreamgirls" prejudicou mesmo a Jennifer Hudson e que nossa Miss Sunshine pode ganhar o prêmio sim. Acho que prêmios certos são os de melhor atriz (Mirren), ator (Whitaker), filme estrangeiro (O Labirinto do Fauno) e documentário (Uma Verdade Inconveniente). Nas outras categorias, tudo pode acontecer. Torço para o Alan Arkin, até porque o Eddie Murphy ainda vai ter tempo para conquistar novas indicações. Estou apostando em três vitórias para "Pequena Miss Sunshine" no SAG. Espero que eu esteja certo, seria um enorme passo para o Oscar.

 
At 9:23 AM, janeiro 29, 2007, Blogger Kamila said...

Desculpa, aí, fãs da Abigail Breslin. Eu também adoro a pequena atriz, acho que ela tem um talento natural e é uma fofura de pessoa. Mas, depois do SAG, as quatro estatuetas de atuação já têm donos: Helen Mirren, Forest Whitaker, Eddie Murphy e Jennifer Hudson.

Vamos torcer, então, para "Pequena Miss Sunshine" ganhar o Oscar de melhor filme.

 
At 10:24 AM, janeiro 29, 2007, Anonymous Anônimo said...

Pois é... PEQUENA MISS SUNSHINE ganhou o SAG de Melhor Elenco, mas nas outras categorias os vencedores foram os mesmo do Globo de Ouro e Critics' Choice. Vamos ver o que a Academia vai escolher...

Abs a todos!

 
At 11:56 AM, janeiro 29, 2007, Blogger Museu do Cinema said...

Eu não teria tanta certeza do Oscar para a Helen Mirren, alias, eu não teria certeza de nada para esse ano no Oscar, nem do prêmio de Ennio Morricone.

 

Postar um comentário

<< Home