quinta-feira, janeiro 11, 2007

Uma Noite no Museu

Uma Noite no Museu não vai emocionar aqueles que procuram bons filmes infanto-juvenis (ou feitos para a criança dentro de você) à moda antiga como Os Goonies, Viagem ao Mundo dos Sonhos ou até Querida, Encolhi as Crianças.

O adulto que sobreviver às gracinhas iniciais de Ben Stiller tem boas chances de se divertir quase que da aparição do T-Rex à última cena. A criançada vai adorar.

Sinceramente, nem dá para esperar muito de um filme do diretor Shawn Levy, que cometeu Doze é Demais e a nova versão de A Pantera Cor-de-Rosa. O ponto positivo dessa aventura é não ter grandes pretensões (como os filmes citados acima), mas falta paixão pela fantasia entre os envolvidos na produção. Por exemplo, Uma Noite no Museu lembra um pouco Os Caça-Fantasmas em uma aventura que propõe a reunião de consagrados comediantes. Mas no filme de 1984, o diretor Ivan Reitman sabia como administrar esses egos e concentrá-los na trama comprometida com a fantasia. Em Uma Noite no Museu, Shawn Levy deixa seus comediantes serem mais importantes do que a trama. Não é um filme feito por um diretor que ama a fantasia, mas por um operário de um grande estúdio.

Ainda assim é um alívio constatar que Uma Noite no Museu não traz piadas de mau gosto. Há uma certa inocência das produções da década de 80 em cada frame. Talvez seja uma cortesia de Chris Columbus, que assina como produtor. Aliás, ele jamais deveria sentar na cadeira de diretor. Seus melhores momentos envolvem a autoria dos roteiros de Gremlins e Os Goonies. Mesmo com tantos efeitos visuais, Uma Noite no Museu cairia no esquecimento sem essa leveza ou inocência no humor e na aventura.

O filme consegue oferecer um delírio nostálgico nas presenças dos veteranos Dick Van Dyke, Mickey Rooney e Bill Cobbs. Particularmente, ver Dick Van Dyke em cena representou uma imensa alegria. Ele é o cara de Mary Poppins, gente! O elenco “mais jovem” atrapalha um pouco. Tanto Ben Stiller quanto Owen Wilson ainda precisam aprender muito com Robin Williams e o genial Ricky Gervais.

A tentativa de recuperar a atmosfera dessas fantasias dos anos 80 é evidente e louvável. Mas ainda não foi dessa vez. De qualquer forma, Uma Noite no Museu consegue ter um momento engraçadíssimo: preste atenção na cena do pneu esvaziando. Quase morri de rir no cinema. Não fui o único. Talvez seja a única cena engraçada do filme que não aproveita o “talento cômico” dos atores, mesmo envolvendo Owen Wilson. Você vai entender.

23 Comments:

At 12:50 PM, janeiro 12, 2007, Anonymous Anônimo said...

não entendi. Se o filme é uma porcaria, porque gastar tantos parágrafos com ele?. O que o autor do blog chama de inocência para mim é simplesmente icompetência, burocracia, falta de vida inteligente. O filme não tem nada, além da dentadura nova do Van Dycke. Depressing.

 
At 12:55 PM, janeiro 12, 2007, Blogger Otavio Almeida said...

Sim, Tulio! É filme pipoca mesmo! Mas a criançada vai adorar!!

Abs!

 
At 1:01 PM, janeiro 12, 2007, Blogger Otavio Almeida said...

Oi Marcelo!

A proposta do blog é comentar filmes e filmes. Bons ou ruins. Acho que UMA NOITE NO MUSEU não é ruim... Pela avaliação do blog, ele é REGULAR. E vc não entra numa sessão de UMA NOITE NO MUSEU esperando BABEL... não é? E seus filhos vão adorar... E Dick Van Dyke usa dentadura e, um dia, isso vai acontecer comigo ou você. Hahahhaha...

Abs!

 
At 2:21 PM, janeiro 12, 2007, Anonymous Anônimo said...

ADOREI O FILME...

É SÓ TER UM POUCO DE BOM HUMOR QUE VOCÊS TAMBÉM VÃO SE DIVERTIR COM ELE.

DEIXEM TODA A REALIDADE DE LADO E ENTREGUEM-SE ÀS PIPOCAS !!!

Adriana

 
At 3:22 PM, janeiro 12, 2007, Blogger Victor said...

Tem que ir pro cinema sem grandes ambições..hehehe..
Lembro da vez que fui ver Matrix Revolutions, aquela ansiedade toda e..pufff...decepção total pra mim!..hehe..
Se for ver Uma noite no Museu, certamente vou de boa, tomando um refri e comendo uma pipoca!..

abraço!

 
At 4:12 PM, janeiro 12, 2007, Blogger Otavio Almeida said...

Isso mesmo! As duas estrelinhas aí na minha crítica sobre UMA NOITE NO MUSEU querem dizer algo como "É o melhor que o filme consegue alcançar". Sabe? Sem ambição...

E chamo MATRIX REVOLUTIONS de MATRIX DEVOLUTIONS... cadê o meu dinheiro de volta na saída do cinema? Os Wachowski estão me devendo... hahahahha...

Abs!

 
At 5:45 PM, janeiro 12, 2007, Blogger Museu do Cinema said...

Estou um pouco cansado desses filmes comerciais norte-americanos, ainda mais em vespera de estrear os grandes filmes do Oscar. Depois da sua crítica então, passarei longe!

 
At 5:57 PM, janeiro 12, 2007, Blogger Otavio Almeida said...

Obrigado, Cassiano! Mas... minha intenção é conversar sobre cinema com vcs. Espero que vc veja UMA NOITE NO MUSEU e discuta o filme comigo. Entendeu? Bom final de semana a todos!! E contagem regressiva para o Globo de Ouro.

Abs!

 
At 6:21 PM, janeiro 12, 2007, Anonymous Anônimo said...

O problema é que eu ODEIO também quem come pipoca no cinema. É horrível ter de aturar cutucadas no papel manteiga e mastigadas enquanto estou tentando fruir daquele maravilhoso som dolby estéreo. Assistir a este filme ouvindo essa sinfonia deve ser uma espécie de inferno cinematográfico.
E sim, é possível fazer humor, com leveza, sem gravidade, com o mínimo de competência, como atestavam panteras cor de rosa e mary poppins. Gastar dinheiro nesta trama mal amarrada ainda colocando o robin williams no elenco é o máximo da falta de imaginação.

 
At 6:34 PM, janeiro 12, 2007, Blogger Otavio Almeida said...

Oi Marcelo!

Também não gosto de pipoca... seja no cinema ou em outro lugar. O pior de tudo são aquelas pessoas que ficam "checando" o celular a cada 10 minutos... Mas isso é outra história...

Bom, há controvérsias à respeito de sua opinião sobre o Robin Williams... mas parece que você entrou no cinema para assistir a UMA NOITE NO MUSEU sem qualquer informação sobre o filme... É apenas entretenimento. Vc levou todo o stress para dentro da sala de cinema... UMA NOITE NO MUSEU é bobagem, mas pode agradar às crianças... Hollywood não sobrevive sem os "filmes pipoca". Com essa grana, o estúdio pode bancar o Woody Allen, por exemplo. O que é ótimo! É tudo parte de um ciclo. E felizmente, UMA NOITE NO MUSEU não é dos piores, embora não seja um bom filme.

Abs!

PS: Gente, o Marcelo é um grande amigo meu. Infelizmente, ele se tornou um adulto. Mas os filhos dele vão adorar!

 
At 8:44 PM, janeiro 12, 2007, Blogger Wanderley Teixeira said...

Estive prestes a assistir Uma Noite no Museu quando dei de cara com Mais estranho que a Ficção e troquei na hora...Acho que fiz um bom negócio.Uma Noite no Museu me lembrou mesmo esses filmes anos 80,pura inocência...Mas parece q a idéia naum deu muito certo.Só para constar:Odei Owen Wilson!kkkkkkkkkk

 
At 3:34 AM, janeiro 13, 2007, Anonymous Anônimo said...

Opa, primeiramente vim agradecer ao seu esclarecimento sobre o Globo de Ouro no meu blog! e vim prestigiar ao seu. Parabéns, ótimo blog, ótimo conteúdo e uma ótima critica. Realmente não teria porque esperar muito desse filme, acredito que foi feito só pra levar a criançada pro cinema e como um meio de diversão e entretenimento momentanea.

E o bom, é que agora que realmente estreiam filmes bons no cinema, espero muito pelo Babel que estréia semana que vem.

Até mais!

 
At 8:37 PM, janeiro 13, 2007, Blogger Otavio Almeida said...

E o que achou de MAIS ESTRANHO QUE A FICÇÃO, Wanderley? Gostou? E, Rodrigo, obrigado! Apareça mais vezes... visitarei seu blog mais vezes tb.

Abs, e bom final de semana!

 
At 7:13 PM, janeiro 14, 2007, Anonymous Anônimo said...

Vi o filme ontem e não esperava muita coisa - afinal, como você mesmo disse, é dirigido por Shawn Levy (que fez os dois péssimos filmes que você citou). Não tem mesmo grandes pretensões, mas conseguiu me divertir bastante. O que mais gostei foi que "Uma Noite no Museu" parece um filme infanto-juvenil da década de 80, algo que já vimos em "Jumanji" e "Zathura". Uma indicação ao Oscar de efeitos visuais seria bem-vinda. Cotação: ***

 
At 10:23 AM, janeiro 15, 2007, Blogger Otavio Almeida said...

É verdade, Vinicius! Vc me lembrou de ZATHURA. E acho que esse filme chega onde eu queria nessa nostalgia dos anos 80. Não acha?

Abs!

 
At 8:50 PM, janeiro 15, 2007, Anonymous Anônimo said...

Otavio. O filme é mesmo a cara dos anos 80, me senti uma criança novamente assistindo aqueles filmes da Sessão da Tarde (aliás, esse é um forte candidato para filme dessa geração no programa da Globo).

 
At 10:53 PM, janeiro 17, 2007, Blogger Kamila said...

Concordo plenamente com sua crítica, Otávio. O filme tem uma trama bem explicativa, que vai agradar em cheio ao público alvo (jovens e crianças). Ao contrário de você, acho que o Stiller foi até bem no filme. Só não suporto a presença de Owen Wilson.

 
At 10:49 AM, janeiro 18, 2007, Blogger Otavio Almeida said...

Tem razão. Na verdade, me acostumei com o Ben Stiller ao longo do filme... é que me irritei um pouquinho quando ele chega no museu e fica fazendo bobagens no telefone. Mas talvez seja um erro do diretor, que deveria ter cortado um pouco daquela palhaçada. A cena ficou meio longa...

Bjs!

 
At 5:12 PM, janeiro 18, 2007, Blogger Kamila said...

Ah, eu não achei aquela cena do telefone longa, não. Achei bem engraçada. Típica do Ben Stiller. Ri um bocado...

Beijos.

 
At 11:38 PM, março 06, 2007, Anonymous Anônimo said...

2/4 estrelas.

Beeem mediano. so isso.

 
At 1:10 PM, agosto 17, 2007, Anonymous Anônimo said...

vc pode não ter gostadoo, mais eu ameii, rii até!!
bjinho!
5 estrelas para elee, eh neah verdade pq gastou tantos paragrafos com elee!
haha

 
At 12:33 PM, novembro 07, 2008, Anonymous Anônimo said...

A se lamentar apenas a consciência crítica (ou a falta dela) da maioria dos que escreveram aqui...muitos disseram que o filme é "hilário", ou "faz dar risadas" e coisas do gênero, mas a verdade é que o filme é um fracasso.Personagens históricos caricaturados e transformados em criaturas patéticas e liderados por um "ilustre" vigia de um museu é o tom desse bizonho filme...ridículo como desperdiçaram um roteiro até interessante com uma verdadeira piada.O final então é digno de pena, pode um clichê maior??? Enfim,trata-se apenas de um filme descartável, na pior assepção da palavra...

 
At 10:54 PM, junho 29, 2009, Anonymous Anônimo said...

http://reidocrime.com/?affuid=114794
http://s5.br.gladiatus.com/game/c.php?uid=187546
http://s3.br.bitefight.org/c.php?uid=126025
http://s3.battleknight.com.br/index.php?loc=hire&ref=MTcxNzQ3

 

Postar um comentário

<< Home