segunda-feira, janeiro 29, 2007

Atores premiam "Pequena Miss Sunshine"

Como fica esse Oscar agora? Com o resultado de ontem do SAG Awards, o prêmio do Sindicato dos Atores, Pequena Miss Sunshine parte rumo ao Oscar de Melhor Filme. A grande maioria dos votantes da Academia é formada por atores e cabe, agora, ao restante discordar da escolha dessa classe.

A belíssima comédia de Jonathan Dayton e Valerie Faris ganhou o SAG de Melhor Elenco – um prêmio recebido por Crash no ano passado, que determinou a vitória do filme no Oscar sobre o favorito O Segredo de Brokeback Mountain. Os atores tendem a favorecer filmes que se apóiam na força do elenco e Pequena Miss Sunshine realmente tem um cast muito conciso, embora eu torça por Os Infiltrados (Sunshine é o segundo da minha lista). Infelizmente, pouca gente viu o filme no Brasil. Espero que retorne aos cinemas antes do Oscar, afinal Pequena Miss Sunshine corre na frente de Babel, Os Infiltrados, A Rainha e Cartas de Iwo Jima na cerimônia do próximo dia 25 de fevereiro. Quem viver, verá.

Ontem, o SAG não surpreendeu nas demais categorias e concordou com o Globo de Ouro: Forest Whitaker (Melhor Ator por O Último Rei da Escócia), Helen Mirren (Melhor Atriz por A Rainha), Eddie Murphy (Melhor Ator Coadjuvante por Dreamgirls) e Jennifer Hudson (Melhor Atriz Coadjuvante por Dreamgirls). Ainda tenho minhas dúvidas se Forest Whitaker, Eddie Murphy e Jennifer Hudson colocam suas mãos no Oscar. A ausência do badalado Dreamgirls nas categorias principais soou como aquele velho preconceito que afetou a história do prêmio por muitos anos. Uma bobagem que prejudicou grandes filmes como A Cor Púrpura, mas não tenho certeza se é bem isso.

Em TV, o ótimo elenco de The Office recebeu o prêmio das mãos da saudosa equipe de The Mary Tyler Moore Show. Grey’s Anatomy foi eleito Melhor Elenco (Drama), enquanto a fantástica Chandra Wilson ganhou como Melhor Atriz (Drama) pela mesma série. Hugh Laurie, de House, foi o Melhor Ator (Drama), America Ferrera, a Melhor Atriz (Comédia), por Ugly Betty, Alec Baldwin, o Melhor Ator (Comédia), por 30 Rock, enquanto Helen Mirren e Jeremy Irons foram premiados pelo filme feito para a TV, Elizabeth I. Em tempo: a homenagem de Anne Hathaway e Dick Van Dyke para Julie Andrews foi o melhor momento da noite. Será que alguém no mundo acha que ela não merece?

8 Comments:

At 9:27 PM, janeiro 29, 2007, Blogger Victor said...

Pequena Miss Sunshine firme e forte na disputa! assim que é bom!!!
Torço muito para que ganhe o Oscar, e agora com esse prêmio suas chances aumentam demais!
Mas também tem que levar Roteiro!..hehe

ohh..tenho um outro blog também, que divido com uma amiga, se der, dá uma passada lá, blz?!

http://cineirreverencia.multiply.com

Valeu!
Abraço!

 
At 10:06 PM, janeiro 29, 2007, Blogger Flávia said...

Também torço por Pequena Miss Sunshine! Amei o filme, divertido, sensível, adorável!

 
At 10:51 AM, janeiro 30, 2007, Blogger Kamila said...

Otávio, concordo que o momento mais emocionante da noite foi a entrega do Lifetime Achievment Award para Julie Andrews. A Anne foi adorável e as duas estavam belíssimas.

No mais, vou discordar um pouco do seu texto, no seguinte sentido. Acho que, Forest Whitaker, Jennifer Hudson e Helen Mirren podem se considerar com uma mão e meia no Oscar. Eu ainda tenho minhas dúvidas em relação ao Eddie Murphy, pelo retrospecto da categoria de melhor ator coadjuvante, em que o Oscar sempre parece gostar de premiar atores veteranos (como Michael Caine, James Coburn, Jim Broadbent). Sinto um cheiro de vitória para Alan Arkin no ar.

E também acredito que "Little Miss Sunshine" chega ao Oscar com status de favorito. Scorsese deve ganhar o DGA e "The Departed", por consequência, também entra na briga. Mesmo assim, ainda acho que o Oscar de melhor filme está aberto aos cinco indicados, com menos chances para "A Rainha".

Particularmente, torço por "Little Miss Sunshine", um filme despretensioso, leve com uma bela mensagem. Chega de filmes densos, tristes e de temas pesados ganhando Oscar. Por quê não premiar uma mensagem positiva e que causa identificação geral com as pessoas?

 
At 9:06 PM, janeiro 30, 2007, Anonymous Anônimo said...

Além de previsível, a cerimônia do SAG foi muito chata, parecia até que os atores não estavam nem aí para os prêmios. Já começo acreditar em "Pequena Miss Sunshine" para vencer o Oscar de melhor filme, já que "Os Infiltrados" está cada vez mais enfraquecido.

A homenagem a Julie Andrews foi mesmo um grande momento. A única vez que me surpreendi foi com o prêmio para Chandra Wilson (que merecia mesmo). Também adorei a vitória dos elencos de "The Office" e "Grey's Anatomy". A Mirren não tem como perder esse Oscar, nem o Whitaker (seria até estranho a Academia dar o prêmio pro O'Toole).

Como a votação do SAG foi decidida antes das indicações ao Oscar, acho que Jennifer Hudson e Eddie Murphy não estçao nem um pouco garantidos no dia 25. Apostaria facilmente no Arkin e na Breslin como grandes surpresas da noite. Até mais!

 
At 10:26 AM, janeiro 31, 2007, Anonymous Anônimo said...

Sim! Até porque se der PEQUENA MISS SUNSHINE como Melhor Filme, ele precisa ganhar mais estatuetas. Talvez Roteiro Original, mas aí vai brigar com A RAINHA (vencedor do Globo de Ouro) e BABEL. E talvez tenha que ganhar tb mais um... um de coadjuvante. Não me lembro de um filme vencedor do Oscar principal ganhando menos do que 3 estatuetas. Acho que faz um bom tempo que isso não acontece.

Abs!!

 
At 12:22 PM, janeiro 31, 2007, Blogger Wanderley Teixeira said...

Pelos indicados pensei q daria Babel...Estou começando a achar q o Oscar será uma disputa acirrada entre Babel e Pequena Miss Sunshine,deixando claro q Babel leva uma ligeira vantagem.Miss Sunshine com 4 indicações naum deve levar o Oscar de Melhor Filme só com o prêmio de Roteiro Original,para as chances aumentarem pelo menos um dos coadjuvantes deve levar,e isso tá difícil prq os de Dreamgirls são favoritíssimos...

 
At 7:18 PM, fevereiro 02, 2007, Anonymous Anônimo said...

Realmente não entendo esse frisson por Pequena Miss Sunshine. Uma comedinha americana chata, sem unidade. Não vale falar de mensagem, conteúdo, sociedade americana, sei lá mais o quê, pois a cinematografia norte-americana está cheia de produções muito melhores. Só para citar uma: Mr. Deeds goes to Town, de Franz Capra.Ainda não vi Babel, mas Os Infiltrados, em comparação com Miss, é denso, mais cinema em todos os sentidos. Um filme para ficar na história. Miss resistirá ao tempo? Então, tomo os clássicos como parâmetro para analisar as novas produções. E se for para dar risada apenas, aí a lista é grande.

 
At 2:29 PM, fevereiro 04, 2007, Blogger Otavio Almeida said...

Oi Bia! Gosto de PEQUENA MISS SUNSHINE, mas concordo com vc no que diz respeito ao tempo como o melhor dos críticos. O GALANTE MR. DEEDS, do Capra, é um belo exemplo, assim como quase todos os seus filmes. E concordo tb sobre OS INFILTRADOS. Acho que o Scorsese fez a única obra-prima do ano. Embora ainda não tenha visto CARTAS DE IWO JIMA, do Clint Eastwood.

Abs!

 

Postar um comentário

<< Home