domingo, janeiro 07, 2007

Diamante de Sangue

"Isto é África" é o bordão criado por Danny Archer, o mercenário intrepretado por Leonardo DiCaprio em Diamante de Sangue. Ironia ou conformismo? O novo filme do diretor Edward Zwick, de O Último Samurai e Tempo de Glória, vem na carona da tendência de parte da classe hollywoodiana em tentar denunciar atrocidades cometidas contra o povo africano. O menor dos problemas do filme é ser inferior aos recentes Hotel Ruanda, de Terry George, e O Jardineiro Fiel, de Fernando Meirelles.

Na verdade, Zwick pega a violência e a crueldade de Hotel Ruanda (que convence na tentativa de deixar o público com vergonha da nossa ignorância e descaso) e a denúncia direta de O Jardineiro Fiel. Ao tentar oferecer algo único, Zwick empresta um pouco de ação a Diamante de Sangue para deixá-lo mais... digerível para o grande público. Essa falta de personalidade incomoda e tudo fica muito confuso. Voltando ao bordão "Isto é África", o personagem de DiCaprio parece querer dizer que é da natureza do continente conviver com a selvageria e a pobreza. Acho que funciona mais como ironia, afinal uma cena mostra um nativo desabafar: "Tomara que não encontrem petróleo por aqui". Será que assim os americanos voltariam seus olhos para a África? A intenção até que é boa, afinal trata-se de uma denúncia muito grave contra a
indústria de jóias, que compra diamantes vindos de áreas de combates. Parte do dinheiro ainda é desviada para financiar a guerra. Não é só isso: tem as crianças-soldados também - é realmente um mundo podre e não fazemos nada para mudar.

Mas como estamos falando aqui de cinema, Zwick deveria confiar mais no público. Não dá para pedir muito dele, afinal seu único grande filme é Tempo de Glória. Não concorda? O que é aquele Lendas da Paixão? E já comparou O Último Samurai a Dança com Lobos? É bom, mas assim o filme com Tom Cruise perde um pouco de força, não? O diretor tenta sempre remar na maré de outros colegas. Em Diamante de Sangue, Zwick deveria acusar diretamente como Fernando Meirelles ou entregar um filme de ação com a denúncia como pano de fundo. Ele não deixa nem mesmo o público concluir no final e deixa uma mensagem para alertar o consumidor de diamantes antes dos créditos. Zwick conseguiu: eu não compro mais diamantes. Não mesmo.

Só que cinema é mais do que esse compromisso com a realidade e a principal contribuição de Diamante de Sangue para a sétima arte é a excepcional atuação de Leonardo DiCaprio. Esse sim está isento de qualquer crítica. Seu Danny Archer é uma composição complexa e interessante o que só reforça meus elogios ao jovem ator. Desde Gilbert Grape, passando por Titanic aos filmes de Martin Scorsese, DiCaprio nunca precisou "ficar feio" como Brad Pitt, em Os Doze Macacos, ou Charlize Theron, em Monster. Nada contra, afinal eles são atores, mas DiCaprio se entrega de corpo e alma ao papel e nunca associou sua imagem como astro à criação de seus personagens. Djimon Hounson também é ótimo, mas seu papel ajuda. DiCaprio poderia muito bem ligar no automático, sorrir o tempo inteiro para a câmera e aproveitar a bela fotografia do filme, mas não é o que ele faz. Não foi à toa que Robert De Niro o apresentou a Martin Scorsese. Quase me convenceu de que Diamante de Sangue é melhor do que aparenta.

10 Comments:

At 6:30 PM, janeiro 07, 2007, Blogger Wanderley Teixeira said...

DiCaprio sempre foi um ator de mão cheia...A histéria de adolescentes apaixonadas por sua estampa é que sempre atrapalhou e manchou sua imagem.Os anos em q passou longe das telas,até a chegada de Gangues de NY foi muito bom para deixar aquela imagem de lado,para esquecerem e dissociarem sua imagem do galã de Titanic.E bem lembrado por vc essa caracteristica do Zwick de chupar estilos de seus colegas...

 
At 3:58 PM, janeiro 08, 2007, Blogger Otavio Almeida said...

Leonardo DiCaprio é um ótimo ator... e por ser jovem, ainda pode fazer muito pelo cinema.

E eu gosto de O ÚLTIMO SAMURAI... só acho que realmente tem algo de DANÇA COM LOBOS, que por sua vez não existiria sem o grande LAWRENCE DA ARÁBIA.

Abs!

 
At 4:35 PM, janeiro 08, 2007, Anonymous Anônimo said...

Olá, Otávio!

Um 2007 maravilhoso e especial para você, cheio de cinema!!!

Sobre sua pergunta, não me sinto preparada para respondê-la porque só assisti a três filmes de QT: Cães de Aluguel, Jackie Brown e Pulp Fiction.

Gostei dos três. Gostei mesmo. Cada um do seu jeito, são filmes ótimos que mostram o enorme talento de Tarantino. O cara é ímpar!

Kill Bill nunca me atraiu. Mas, pretendo assistir aos dois volumes assim que terminar a lista de filmes que PRECISO assistir o mais rápido possível (senão tenho um treco!), como O céu de Suely, O ano que meus pais saíram de férias e Caminho para Guantánamo, por exemplo. Já ouvi coisas ótimas sobre Kill Bill tanto quanto ouvi críticas. Por isso, preciso mesmo tirar minha conclusão.

Beijo!

 
At 6:37 PM, janeiro 08, 2007, Blogger Otavio Almeida said...

Oi Carla! Feliz 2007!!!

Eu achava PULP FICTION o melhor, mas prefiro KILL BILL como um só filme. Entendeu? Posso juntar os dois volumes? Acho que até agora é o melhor do Tarantino.

Bjs!

 
At 12:03 PM, janeiro 10, 2007, Blogger Kamila said...

Ótimo comentário, Otávio. “Diamante de Sangue” é um bom filme, mas nunca chega a nos envolver completamente em sua trama. O legal aqui é que os seus personagens principais ganham vida própria e saber o destino que cada um terá se torna a “brincadeira” mais interessante do filme.

Concordo que Leonardo diCaprio está muito bem no filme, apesar de seu sotaque ter me incomodado muito. Djimon Hounsou está bem, mas a impressão que eu tenho é a de que ele sempre faz o mesmo tipo de personagens. Jennifer Connelly também aproveita o pouco espaço que lhe é dado. Mas, comparando as atuações do diCaprio no ano, prefiro bem mais a de “Os Infiltrados”. Esse sim é um grande trabalho de composição de personagem, em que o diCaprio está perfeito.

 
At 12:26 PM, janeiro 10, 2007, Blogger Otavio Almeida said...

Siiiiiiim! Concordo que ele está melhor em OS INFILTRADOS. Mas talvez ele seja indicado como coadjuvante pelo filmaço do Scorsese (como no SAG).

E tb concordo com sua opinião sobre o Djimon Hounson. Ele é bom sim... sem dúvida. Mas reparou como ele sempre berra nos filmes?

Bjs!

 
At 1:06 PM, janeiro 10, 2007, Blogger Kamila said...

O Djimon não só berra, como chora e sofre horrores na maioria de seus filmes. :-)

Também estou começando a achar que o Leo vai ser indicado duplamente neste Oscar, como ator principal (por “Diamante de Sangue”) e como ator coadjuvante (por “Os Infiltrados”). Do jeito que a categoria de ator coadjuvante anda embolada, não me surpreenderia se ele ganhasse a estatueta dourada.

Beijo.

 
At 5:11 PM, janeiro 10, 2007, Blogger Otavio Almeida said...

Hahahha... ele berra em DIAMANTE DE SANGUE, AMISTAD, TERRA DE SONHOS e acho que em GLADIADOR tb, não? Mas é um bom ator... é só implicância minha... hahahhaha...

Bjs!

 
At 8:42 PM, janeiro 10, 2007, Blogger Kamila said...

Também acho o Djimon um ótimo ator. É incrível como a gente fica um tempão sem vê-lo e ele sempre aparece com atuações que o leva a ser indicado ao Oscar.

 
At 11:39 PM, março 06, 2007, Anonymous Anônimo said...

Gostei muito do filme e Djimon merecia o Oscar.

3/4 estrelas.

 

Postar um comentário

<< Home