terça-feira, janeiro 09, 2007

Sindicato dos diretores

Um curioso caso de indicação para dois diretores por um mesmo filme ocorreu na lista do Directors Guild Awards (DGA) deste ano. Jonathan Dayton e Valerie Faris concorrem por Pequena Miss Sunshine. É a primeira vez que isso acontece em 45 anos – desde que Jerome Robbins e Robert Wise ganharam por Amor Sublime Amor (1961).

Os indicados pelo sindicato dos diretores deste ano batem com os mesmos filmes da lista do sindicato dos produtores, que escolheram Dreamgirls – Em Busca de um Sonho, Pequena Miss Sunshine, A Rainha, Babel e Os Infiltrados. Só para lembrar, os vencedores do DGA geralmente coincidem com o Oscar de Melhor Diretor. Em apenas seis vezes, a Academia discordou do DGA. Neste ano, Martin Scorsese recebeu sua sétima indicação. Ele nunca ganhou. O vencedor será anunciado no dia 3 de fevereiro. Veja os indicados abaixo (e nada de Clint Eastwood):

Bill Condon

(Dreamgirls – Em Busca de um Sonho)

Jonathan Dayton e Valerie Faris
(Pequena Miss Sunshine)

Stephen Frears
(A Rainha)

Alejandro González Iñárritu
(Babel)

Martin Scorsese
(Os Infiltrados)

Quinta-feira sai a lista do sindicato dos roteiristas. Fique ligado no blog.

8 Comments:

At 7:14 PM, janeiro 09, 2007, Blogger Wanderley Teixeira said...

Eu acho q esse ano a Academia irá discordar do DGA.Não acredito em uma indicação de melhor direção para Miss Sunshine e sim de roteiro.A outra vaga do Oscar de Diretor deve ser preenchida ou por Eastwood ou por Greengrass e no momento aposto mais em Greengrass.Já os indicados a filme deverá ser isso mesmo Babel,Infiltrados,Dreamgirls,Sunshine e A Rainha.

 
At 7:36 PM, janeiro 09, 2007, Blogger Kamila said...

Fiquei muito feliz e surpresa com as indicações de Jonathan Dayton e Valerie Faris!

A ausência de Eastwood da lista só confirma que este realmente é o ano do Scorsese!

Mesmo assim, acho que, no Oscar, o Almodóvar e o Eastwood vão estar nesta lista, e Inarritu, a Faris e o Dayton saem.

 
At 1:33 AM, janeiro 10, 2007, Anonymous Anônimo said...

Que me desculpe o Scorsese, mas eu iria de Stephen Frears ou Alejandro González Iñárritu...

 
At 10:33 AM, janeiro 10, 2007, Blogger Wanderley Teixeira said...

Babel tá me parecendo o candidato de última hora...Aquele q vira o jogo!

 
At 10:44 AM, janeiro 10, 2007, Blogger Otavio Almeida said...

Acho que o favorito é mesmo o Scorsese. Não entendi a ausência de Clint Eastwood e acho que a indicação da dupla de PEQUENA MISS SUNSHINE é mais do que merecida...

Infelizmente, ainda acho que VÔO UNITED 93 ou Paul Greengrass aparecem na lista do Oscar. Quem sai?? E Clint? Onde fica?

 
At 11:56 AM, janeiro 10, 2007, Blogger Kamila said...

Otávio, bem que eu queria que “Vôo United 93” ou o Paul Greengrass aparecessem na lista do Oscar, mas acho isso bem difícil de acontecer. Mesmo assim, a gente sempre pode contar com aquele elemento surpresa que nos coloca diante de agradáveis lembranças como a indicação totalmente inesperada de Fernando Meirelles ao Oscar de Direção.

O Clint, com certeza, vai estar na lista de diretores. Ainda aposto no Almodóvar também. Os dois, como disse no meu comentário anterior, entram nos lugares de Inarritu e da dupla Faris-Dayton.

Para mim, os indicados à melhor filme serão: Babel, The Departed, Dreamgirls, Letters from Iwo Jima e The Queen. Acho que Little Miss Sunshine termina sobrando da turma.

 
At 5:10 PM, janeiro 10, 2007, Blogger Otavio Almeida said...

Olha, Kamila... Posso esperar mais alguns dias para arriscar palpites ao Oscar? É que verei alguns filmes importantes nos próximos dias, mas acho que Helen Mirren ganha o Oscar. Duvida??

Arrisco dizer que OS INFILTRADOS e BABEL são os únicos certos na lista de Melhor Filme. Assim como Scorsese e Iñárritu na categoria Melhor Diretor.

Amanhã eu falo sobre A RAINHA lá no seu blog, ok?

Bjs!

 
At 8:39 PM, janeiro 10, 2007, Blogger Kamila said...

Claro que pode esperar mais dias para dar os palpites do Oscar, mas a Helen Mirren é a maior barbada desse ano. Pode apostar nela sem medos... :-)

"Os Infiltrados", "Dreamgirls" e "The Queen", para mim, são os garantidos em melhor filme.

Beijo.

 

Postar um comentário

<< Home