quarta-feira, janeiro 10, 2007

Grande Carlo Ponti

Confesso que ainda preciso conhecer bastante o trabalho do produtor italiano Carlo Ponti, que faleceu hoje. Embora alguns considerem o casamento com Sophia Loren como seu maior feito, eu gostaria de citar rapidamente dois filmes que ele produziu: A Estrada da Vida, de Fellini, e Doutor Jivago, de David Lean.

O primeiro encanta pela simplicidade de um Fellini ainda contido, mas grandioso em suas emoções. O sorriso de Giulietta Masina é uma imagem que fica. É o ponto de equilíbrio perfeito para o carrancudo personagem de Anthony Quinn, que deixa seu choro na última cena entrar para a história. Sublime.

Doutor Jivago é um David Lean menor (por mais estranho que isso pareça), mas ainda belíssimo. É um épico como só ele sabia fazer. A grandiosidade está mais na cabeça de seus personagens do que naquilo tudo que as lentes das câmeras do diretor conseguiram registrar. Mas o filme tem uma das personagens mais lindas que eu já vi: a Lara, de Julie Christie. A música de Maurice Jarre é hipnotizante. O que é o cinema sem o Tema de Lara? Acho que essa imensidão de dúvidas e paixões na mente e no coração dos personagens liga A Estrada da Vida e Doutor Jivago. Grande Carlo Ponti.

3 Comments:

At 1:06 AM, janeiro 11, 2007, Anonymous Anônimo said...

Tava assistindo à reprise do Jornal do SBT quando tomei conhecimento dessa perda. O fato é que o cara foi muito sortudo em vida, casar com Sophia Loren não é pra qualquer um...

 
At 11:03 AM, janeiro 11, 2007, Blogger Otavio Almeida said...

Esses produtores... Conseguem trabalhar com David Lean e Federico Fellini e ainda se casam com mulheres como Sophia Loren...

Abs!

 
At 12:47 PM, janeiro 11, 2007, Blogger Wanderley Teixeira said...

Estou sentindo menor...Nunca assisti ao comentado Doutor Jivago...rsrsrsrs

 

Postar um comentário

<< Home