segunda-feira, fevereiro 26, 2007

And the Oscar Goes to... Martin Scorsese

Foi sensacional! Que noite inesquecível! E que momento mágico presenciar Martin Scorsese receber o Oscar! Finalmente, o diretor de filmes que mudaram o cinema como Caminhos Perigosos (1973), Taxi Driver (1976), Touro Indomável (1980) e Os Bons Companheiros (1990) foi reconhecido pela Academia. Antes tarde do que nunca. Sem essa de que Os Infiltrados não é o seu melhor trabalho. Fazer o quê? Voltar no tempo e tirar a estatueta de Robert Redford (Gente Como a Gente) e entragá-la a Marty, que na época concorria por Touro Indomável? Como disse a jornalista Ana Maria Bahiana, Os Infiltrados pode ter sido um projeto de encomenda, mas O Poderoso Chefão, de Coppola, também foi.

Quando Francis Ford Coppola, Steven Spielberg e George Lucas surgiram no palco para anunciar a categoria de Melhor Diretor, a vitória de Marty se concretizou. Faltou só Brian De Palma estar ali para formar, com esses nomes, os grandes revolucionários da indústria cinematográfica nos anos 70. Ovacionado de pé, Marty viu o Kodak Theater ir à loucura. Seu agradecimento fica para sempre. Com a emoção no backstage ao encontrar o colega Jack Nicholson e sua conversa alucinante com Steven Spielberg, Marty acabou nem ouvindo a cereja do bolo: o Oscar de Melhor Filme para Os Infiltrados. Quem diria? A Academia fez tanto suspense e escolheu realmente o melhor. Uma noite quase perfeita.

A homenagem tardia a Ennio Morricone foi de encher os olhos e os demais vencedores eram quase todos favoritos - exceto por Alan Arkin (Pequena Miss Sunshine), que merecidamente desbancou Eddie Murphy (Dreamgirls) como Melhor Ator Coadjuvante. Abaixo, todos os ganhadores do 79º Oscar. Parabéns, Marty!


Melhor Filme
Os Infiltrados

Melhor Diretor
Martin Scorsese (Os Infiltrados)

Melhor Roteiro Original
Pequena Miss Sunshine

Melhor Roteiro Adaptado
Os Infiltrados

Melhor Ator
Forest Whitaker (O Último Rei da Escócia)

Melhor Atriz
Helen Mirren (A Rainha)

Melhor Ator Coadjuvante
Alan Arkin (Pequena Miss Sunshine)

Melhor Atriz Coadjuvante
Jennifer Hudson (Dreamgirls – Em Busca de um Sonho)

Melhor Filme Estrangeiro
The Lives of Others (Alemanha)

Melhor Animação
Happy Feet – O Pingüim

Melhor Trilha Sonora
Babel

Melhor Canção
I Need to Wake Up (Uma Verdade Inconveniente)

Melhor Fotografia
O Labirinto do Fauno

Melhor Montagem
Os Infiltrados

Melhor Direção de Arte
O Labirinto do Fauno

Melhor Figurino
Maria Antonieta

Melhor Maquiagem
O Labirinto do Fauno

Melhores Efeitos Visuais
Piratas do Caribe – O Baú da Morte

Melhor Mixagem de Som
Dreamgirls – Em Busca de um Sonho

Melhor Edição de Som
Cartas de Iwo Jima

Melhor Documentário
Uma Verdade Inconveniente

Melhor Documentário (Curta)
The Blood of Yingzhou District

Melhor Curta-Metragem
West Bank Story

Melhor Curta de Animação
The Danish Poet

14 Comments:

At 11:51 AM, fevereiro 26, 2007, Blogger Túlio Moreira said...

Francis Ford Coppola, Steven Spielberg e George Lucas (e ainda fazendo piada!) foi o ápice da noite - claro, concretizado com Scorça finalmente colocando as mãos no Oscar. Realmente faltou o De Palma - os cinco são os maiores ícones do cinema americano dos últimos 40 anos. Mas o diretor de Carrie nunca foi com a cara da Academia, hehehehehehhee...

Os Infiltrados é até agora um dos melhores filmes produzidos nessa década. Quarta-feira vou repetir a dose. Nos cinemas. Terceira vez. Afinal, Scorsese merece.

Abs!

 
At 12:20 PM, fevereiro 26, 2007, Blogger Otavio Almeida said...

Merece sim, Tulio! Que momento emocionante para os fãs de Scorsese! Estou louco para rever OS INFILTRADOS. Já vi duas vezes... pena que o DVD que chega agora no dia 28 não tem extras...

Grande abraço!

 
At 12:49 PM, fevereiro 26, 2007, Blogger Marcus Vinícius said...

Nossa, juntaram só os malvados (no bom sentido) pra entregar o oscar de diretor... A Academia demorou, mas no final deu tudo certo, era o que faltava pro Marty.

Foi muito bom ver "Pequena Miss Sunshine" levar dois pra casa, e duas categorias importantes. Pena que a Abigail não venceu... por enquanto.

 
At 3:46 PM, fevereiro 26, 2007, Anonymous Anônimo said...

Tulio e Otavio, eu tb vibrei muito com a vitoria do Scorcese!!! Estatueta merecidissima e um dos melhores momentos da noite! Tb gostei da vitoria do Alan Arkin, de "Happy Feet", mas prefiro a edicao de "Children of Men" no lugar de "Os Infiltrados". Fiquei bem animada no inicio da noite com os dois primeiros Oscars para o "O Labirinto do Fauno", e logicamente fiquei decepcionada quando esse perdeu para "The Lives of Others":(
Mas ouvi dizer que o filme eh muito bom mesmo, e como o forte do cinema alemao sao filmes de tematica politica, tenho altas expectativas com relacao ao vencedor de filme estrangeiro. Acho que no geral foi um bom "Oscar", gostei da cerimonia e dos premiados.

 
At 6:45 PM, fevereiro 26, 2007, Blogger Túlio Moreira said...

Romeika, tudo bem? E o inverno dinamarquês? Bem, a noite foi QUASE perfeita mesmo... Teve o deslize na hora de entregar melhor filme estrangeiro - mas pelo menos O Labirinto do Fauno saiu com três. Outro grande momento da noite foi a entrega do prêmio de melhor canção original. Pra falar a verdade, achei aquelas de Dreamgirls bem fraquinhas - só a primeira é que salvava - e a música do documentário Uma Verdade Inconveniente era melhor que as três juntas!

NO mais, tudo perfeito!

Bjo!

Otavio, como eu disse no CKabuki, o filme reestreou aqui em Goiânia. Quarta vou ver de novo!!!!! É bom demais - é um "orgasmo cinematográfico" atrás do outro...

Enquanto não posso $$$$$ um dvd de Os Infiltrados, aproveito para rever 4 filmes do Scorsa: Os Bons Companheiros, Cabo do Medo, A Época da Inocência e Gangues de Nova York. Fique de olho lá no CK!

Abs!

 
At 8:50 PM, fevereiro 26, 2007, Anonymous Anônimo said...

Tulio, o inverno aqui estah a mesma porcaria rsrsrs...hj teve uma nevoa braba pra piorar...

Concordo com relacao as musicas, bem melhor a da Melissa E. Vc viu "O Labirinto do Fauno"?

bjos!

 
At 9:29 PM, fevereiro 26, 2007, Blogger Túlio Moreira said...

Romeika, fico até envergonhado de falar isso, mas é um grande pecado: ainda não.. Tá na minha lista de urgência máxima, mas ainda não lançou o dvd né?

Outro que preciso ver urgentemente é Match Point!

Putz, em Goiânia só calor!

Bjos!

 
At 10:05 AM, fevereiro 27, 2007, Blogger Otavio Almeida said...

Romeika, vc está na Dinamarca? Eu não sabia... que legal!!!

Tulio, estou sempre de olho no Cinema Kabuki!!!!! Concordo com vc tb sobre a música vencedora do Oscar. E isso é verdade? Vc ainda não viu MATCH POINT??

Abs!

 
At 11:09 AM, fevereiro 27, 2007, Anonymous Anônimo said...

Infelizmente é verdade.. sei que mereço uma represália, mas sinceramente não consigo encontrar o filme numa das 5 locadoras aqui perto de casa.. Um dia irei me deslocar até o centro só pra locar o filme, hehehehehehhe..

Ah, e valeu. Sou um visitante assíduo do Hollywood tb. Quanto àquela discussão sem futuro que travei com o Cassiano sobre OS INFILTRADOS, não vou dizer mais nem uma palavra sobre o assunto. Agora só quero curtir o novo oscarizado! Amanhã, vejo pela terceira vez OS INFILTRADOS no cinema.

ABs!

 
At 11:57 AM, fevereiro 27, 2007, Blogger Otavio Almeida said...

Tem razão, Tulio... não faz sentido continuar essa discussão. Fazer o q? Vamos em frente... amanhã nós dois podemos discordar, né? E a discussão tem sempre que ser Sadia e não Perdigão. Péssima piada... mas vc entendeu.

Abs!

 
At 3:37 PM, fevereiro 27, 2007, Anonymous Anônimo said...

Tudo bem. Aliás, faz parte de ser cinéfilo sempre QUASE perder a cabeça quando alguém discorda de algum ponto de vista seu.. Mas claro, com discussões çadias, né?

abs!

 
At 4:34 PM, fevereiro 27, 2007, Anonymous Anônimo said...

Sim, Otavio, estou na Dinamarca, e o calendario de filmes daqui estah pau a pau com as estreias brasileiras.. Esse fim de semana eu vi um filme com o Tim Robbins e a Sarah Polley, "The Secret Life of Words", que eu penso que estreou por aih no inicio do ano, mas nao recordo o titulo em portugues. Gostei do desenvolvimento do filme, mas saih do cinema com uma pulga atras da orelha, me sentindo uma burra por nao ter compreendido muito bem o final. Bom, se vc tiver visto o filme discutiremos, entao.

Tulio, vc precisa ver esses dois filmes, urgentemente!!! Eu, quando nao conseguia achar um filme em Natal fazia o download na hora, nao sou muito paciente em esperar pra ver os filmes que quero ver..."Match Point" foi um dos melhores filmes de 2005 e uma surpresa deliciosa na filmografia do Woody Allen.

Abs a todos;)

 
At 6:18 PM, fevereiro 27, 2007, Blogger Otavio Almeida said...

Parece que se chama "A Vida Secreta das Palavras", Romeika. Mas não me lembro se estreou ou não. Pessoal? Alguém sabe? Se estreou foi um lançamento vergonhoso para variar...

Abs!

 
At 10:54 AM, fevereiro 28, 2007, Blogger Túlio Moreira said...

Romeika, e o pior é que meu pc nem agüenta fazer um download, se é que você me entende...

bjo!

 

Postar um comentário

<< Home