sexta-feira, fevereiro 23, 2007

O Oscar mais imprevisível dos últimos tempos

Nessa altura, não dá tempo para mais nada. Os envelopes estão lacrados e é hora de especular o que pode acontecer no Kodak Theater neste domingo, dia 25 de fevereiro. Quem é favorito ao Oscar mais imprevisível dos últimos anos? Chegou o grande momento do mestre Martin Scorsese? Ou a Academia vai passar a perna no bom velhinho? Forest Whitaker é mesmo favorito ao Oscar de Melhor Ator? Parece que Peter O' Toole (Vênus) e Leonardo DiCaprio (Diamante de Sangue) ganharam muitos votos.

Mesmo com as escolhas de sindicatos, críticos e, claro, o Globo de Ouro, o prêmio da Academia deste ano pode ir para qualquer um. Sério. Em 2006, O Segredo de Brokeback Mountain perdeu a estatueta de Melhor Filme para Crash, mas ao menos chegou como favorito.

Abaixo, faço uma pequena análise das categorias principais e arrisco alguns palpites. Crianças, por favor, não façam isso em casa. Segunda-feira, essas apostas podem ter ido para o brejo, mas vamos lá.

Melhor Filme

Quem deve ganhar: Pequena Miss Sunshine. É o filme mais leve e agradável entre os indicados. Como quase todo mundo gosta da comédia de Jonathan Dayton e Valerie Faris, isso pode ser decisivo. Mas Babel e Os Infiltrados também têm chances.

Quem deveria ganhar: Os Infiltrados. Em 20 anos, os cinéfilos vão olhar a lista de indicados deste Oscar e o filme de Martin Scorsese será lembrado como clássico. Cartas de Iwo Jima é o meu segundo favorito.

Melhor Diretor

Quem deve ganhar: Martin Scorsese (Os Infiltrados). Seria o primeiro Oscar do diretor de Caminhos Perigosos, Taxi Driver, Touro Indomável e Os Bons Companheiros. Uma vergonha para a Academia que pode ser corrigida neste domingo.

Quem deveria ganhar: Martin Scorsese (Os Infiltrados). Marty perdeu anteriormente para Robert Redford (Gente Como a Gente) e Kevin Costner (Dança Com Lobos) quando ele concorria, respectivamente, por Touro Indomável e Os Bons Companheiros. Não é mentira não. Tudo bem que ele tenha perdido para Clint Eastwood (Menina de Ouro), em 2005, quando estava indicado por O Aviador, mas pelo amor de Deus...

Melhor Roteiro Original

Quem deve ganhar: Pequena Miss Sunshine. O roteiro de Michael Arndt é o grande segredo do filme, mas enfrenta dois concorrentes fortíssimos - Peter Morgan (A Rainha) e Guillermo Arriaga (Babel).

Quem deveria ganhar: Pequena Miss Sunshine. Você também saiu sorrindo da sessão de Pequena Miss Sunshine? Cortesia de um roteiro simples e direto escrito por Michael Arndt.

Melhor Roteiro Adaptado

Quem deve ganhar: Os Infiltrados. Depois de escrever Cruzada para Ridley Scott, William Monahan adaptou o longa de Hong Kong (Conflitos Internos) para o ocidente e entregou um material de primeira com a cara de Martin Scorsese.

Quem deveria ganhar: Os Infiltrados. É o policial com as mesmas intrigas entre tiras e criminosos do passado, mas com uma roupagem para o novo milênio.

Melhor Ator

Quem deve ganhar: Forest Whitaker (O Último Rei da Escócia). Ignorado pela bela atuação em Bird, de Clint Eastwood, em 1989, essa é a oportunidade perfeita para a Academia reparar o erro e premiar um ator de verdade. Mas fontes garantem que Peter O' Toole (Vênus) e Leonardo DiCaprio (Diamante de Sangue) ganharam muitos votos nos últimos dias.

Quem deveria ganhar: Ficaria feliz pela vitória de Peter O' Toole. Oito indicações e nada para o eterno Lawrence da Arábia? Mas não tiro da cabeça que a ausência de Ken Watanabe (Cartas de Iwo Jima) é um absurdo. E Sacha Baron Cohen, por Borat, também merecia uma indicação...

Melhor Atriz

Quem deve ganhar: Helen Mirren (A Rainha). É simplesmente uma das maiores atuações do cinema.

Quem deveria ganhar: Meryl Streep (O Diabo Veste Prada) - porque também é uma das maiores atuações do cinema.

Melhor Ator Coadjuvante

Quem deve ganhar: Eddie Murphy (Dreamgirls). Gosto muito do Eddie Murphy dos tempos de Um Tira da Pesada e Trocando as Bolas. O Eddie Murphy de hoje é lamentável e seu trabalho em Dreamgirls é superestimado e baseado em imitação barata de James Brown.

Quem deveria ganhar: Alan Arkin (Pequena Miss Sunshine). Apesar da ausência inacreditável de Jack Nicholson (Os Infiltrados), o vovô que Arkin criou para o adorado Pequena Miss Sunshine permanece na memória até o fim do filme.

Melhor Atriz Coadjuvante

Quem deve ganhar: Jennifer Hudson (Dreamgirls). Ela canta demais e é mesmo boa atriz. Mas é um exagero ganhar um Oscar por seu primeiro trabalho nas telas. Que sirva de incentivo para uma carreira promissora...

Quem deveria ganhar: Abigail Breslin (Pequena Miss Sunshine). Desde 1994, quando Anna Paquin ganhou nessa categoria por O Piano, que uma criança não leva a estatueta dourada. Qual é o problema? Mais filmes que Jennifer Hudson ela tem...

Onde assistir ao Oscar pela TV na noite de 25 de fevereiro?


- E! Entertainment Television

Às 14h, os especialistas do canal já comentam a festa.
Às 20h, Ryan Seacrest e Giuliana DePandi comandam as entrevistas no Tapete Vermelho.
Às 2h, o canal invade as festas dos estúdios e conversa com os vencedores do Oscar.

- TNT

Às 21h, o canal analisa a chegada das celebridades no Tapete Vermelho.
Às 22h, Rubens Ewald Filho comenta a transmissão ao vivo da cerimônia de entrega das estatuetas.

- Globo
Com apresentação de Maria Beltrão e comentários de José Wilker, o canal só inicia a transmissão da cerimônia quando acabar aquele Big Brother Brasil.

24 Comments:

At 8:04 PM, fevereiro 23, 2007, Blogger Kamila said...

Otávio, concordo com quase todo o seu texto. O Oscar é realmente um dos mais imprevisíveis dos últimos anos. Salvo Helen Mirren e Martin Scorsese, que já estão com seus Oscars garantidos; todo mundo tem chance de ganhar.

Só discordo num ponto: "A Rainha" TEM que ganhar melhor roteiro original. Sei que "Pequena Miss Sunshine" ganhou o WGA e vem surpreendendo nesta award season, mas eu acredito que o Oscar vai saber reconhecer a genialidade do roteiro de Peter Morgan.

No mais, me confirma um negócio: é verdade que Jennifer Holliday, a Effie White da Broadway, vai cantar na cobertura da E! a linda e clássica "And I'm Telling You"?

Beijos e bom final de semana!

 
At 8:04 PM, fevereiro 23, 2007, Blogger Kamila said...

Ah, e a cobertura do TNT começa às 21hs., com a transmissão do pre-show oficial dos Academy Awards.

 
At 9:00 PM, fevereiro 23, 2007, Anonymous Anônimo said...

É sacanagem da Globo exibir o Oscar depois do BBB, ainda mais quando temos José Wilker como comentarista. O Rubens também não fica atrás, não sei qual é o pior dos dois. Sem dúvida é um Oscar imprevisível, o que é ótimo, pois adoro surpresas.

Concordo com todos os seus palpites, exceto pelo ator coadjuvante - cegamente ainda aposto no Alan Arkin. Também ficaria feliz com uma vitória do O'Toole (ainda não vi "Vênus"), até porque é a primeira indicação do Whitaker. Também acho um exagero premiarem a Jennifer Hudson, mas fazer o quê...

 
At 10:37 PM, fevereiro 23, 2007, Blogger Kamila said...

Vinícius, por incrível que pareça, acho a Globo melhor. A tradução não é invasiva. Na TNT, a tradutora e o Rubens falam o tempo TODO. É impossível (pelo menos para quem não tem tecla SAP na TV, como eu) tentar compreender o que os vencedores e apresentadores estão falando. Espero que, no domingo, todos os tradutores estejam bem controladinhos e só falem o necessário.

Mas bem que a TNT poderia reprisar o Oscar com legendas...

 
At 11:49 PM, fevereiro 23, 2007, Blogger Marcus Vinícius said...

"Martin Scorsese (Os Infiltrados). Marty perdeu anteriormente para Robert Redford (Gente Como a Gente) e Kevin Costner (Dança Com Lobos) quando ele concorria, respectivamente, por Touro Indomável e Os Bons Companheiros"

Desculpe o palavreado, mas puta que pariu! É como perder uma Libertadores pro XV de Jaú! Tomara que a Academia arrume isso, Scorsese merece um peladinho nem que seja como um pedido de desculpas. Minha outra torcida é pela Abigail, ela está fofa demais no filme, hehe. Abs!

 
At 10:08 AM, fevereiro 24, 2007, Blogger Túlio Moreira said...

Kamila, Deus te ouça! O Oscar do Scorsese TEM que estar garantido mesmo..

Bjos!

Otavio, dos seus "quem deveria ganhar" só discordo da Meryl Streep: ela está mais do que compensada com seus 2 Oscar e não precisa estragar a festa da Helen Mirren.

Abs!

Marcus, é isso aí. O retrospectivo de derrotas do Scorsese é simplesmente humilhante. A única vez que ele mereceu perder foi para Eastwood e Menina de Ouro.

Abs!

 
At 10:54 AM, fevereiro 24, 2007, Blogger Dr Johnny Strangelove said...

agora sim ... amanhã saberemos quem irá a gloria e quem irá se F@#$%¨$ mas Os Infiltrados é realmente a bola da vez ... vamos ver o que acontece ...

 
At 5:28 PM, fevereiro 24, 2007, Blogger Flávia said...

Oscar imprevisível é muito mais gostoso né? Essa coisa de vitória garantida tira um pouco o brilho da festa.

Adorei o texto! Minha torcida é pra Pequena Miss Sunshine e Abigail Breslin. Mas minha parte preferida mesmo é o tapete vermelho...

Bjs!

 
At 9:13 PM, fevereiro 24, 2007, Anonymous Anônimo said...

Kamila, também acho a transmissão do Rubens pior, mas o problema é que na Globo perdemos alguns prêmios (em relação à tradução você tem toda a razão, na Globo dá para entender o que os apresentadores e vencedores estão falando). A solução seria começar assintindo na TNT e depois mudar para a Globo, quando a porcaria do BBB acabasse, hehehehe.

 
At 9:35 PM, fevereiro 24, 2007, Blogger Museu do Cinema said...

Eu adoro o Rubens Ewald Filho, vou ver na TNT por ele.

 
At 11:33 AM, fevereiro 25, 2007, Blogger Túlio Moreira said...

Acho o Rubens Ewald Filho engraçado, por si só e por seus comentários idiotas ("o queixo de Reese Whiterspoon parece um cotovelo" e coisas do tipo).

Os comentários de Wilker também são espirituosos. Aliás, SCORSESE levando AQUELE Oscar, pode até chamar o Romário pra comentar o prêmio que eu nem me importo, hehehehhehe..

abs!

 
At 2:39 PM, fevereiro 25, 2007, Blogger Otavio Almeida said...

Gente, desculpa pela demora...

Kamila, vc acredita que o canal não passou essa informação pra gente?? Sorry... não tenho como te confirmar isso. Mas seria ótimo se isso acontecesse. Sobre o prêmio de roteiro, eu fico contente se for para o Peter Morgan de A RAINHA, mas é que PEQUENA MISS SUNSHINE é um dos meus favoritos... coisa de torcida mesmo. Acho que a força de A RAINHA está mais na atuação da Helen Mirren, embora não seja somente um "filme de atriz", claro... e a força de PEQUENA MISS SUNSHINE está no roteiro. Mas qual quer um, menos BABEL, por favor;-)

E não mencionei o Tapete Vermelho na TNT pq queria chamar atenção para o E! ;-)))) Mas obrigado, acabei de corrigir isso.

Marcus, minha vontade foi escrever um palavrão mesmo, mas... vc tem razão! É um absurdo!

Vinicius, vc acredita que VENUS só saiu em DUAS SALAS em SP??? Pode isso??? Ainda não vi. Minha escolha vai mais pelo sentimental... e LAWRENCE DA ARÁBIA é um dos meus filmes prediletos... só de lembrar que o Peter O' Toole nunca ganhou...

Gente, o melhor nesse Oscar é apertar a tecla SAP. E sei que alguns discordam sobre o Scorsese merecer a vitória hj... mas sei que, lá no fundo, todos ficarão emocionados se o velhinho ganhar...

Grande abraço a todos!

Divirtam-se e esqueçam os comentários durante a transmissão!! O que importa é o que nós achamos... aproveitem a festa! Nos falamos amanhã sobre nossas alegrias e decepções no Oscar...

 
At 2:58 PM, fevereiro 25, 2007, Blogger Kamila said...

Otávio, acabei de ver aqui no countdown que a Jennifer Holliday vai mesmo cantar "And I'm Telling You" ao vivo no tapete vermelho especialmente para o E!. Seria bom que esse momento acontecesse na transmissão do Oscar, porque essa música é simplesmente divina, emocionante e clássica.

Cassiano, também irei assistir ao Oscar na TNT, só queria que o Rubens fosse econômico nos seus comentários e que a tradução simultânea não existisse, pois acredito que o público de TV a cabo tenha um nível, pelo menos básico, de inglês.

 
At 3:10 PM, fevereiro 25, 2007, Blogger Otavio Almeida said...

Obrigado, Kamila! Agora, vamos para a contagem regressiva.

Bjs!

 
At 4:11 PM, fevereiro 25, 2007, Blogger Kamila said...

Já estou na contagem regressiva desde às 14hs., Otávio. Hoje é um daqueles dias em que eu só vou sair da frente da TV às 04hs., depois do post show.

Estou adorando a cobertura do E!, até agora. Eles saíram daquela mesmice, as matérias estão interessantes. Estão de parabéns!

 
At 4:47 PM, fevereiro 25, 2007, Blogger Museu do Cinema said...

Túlio, vc precisa urgentemente rever os grandes clássicos do Scorsese.

Indico dois Os Bons Companheiros e Cassino, reveja eles e ai seu desapontamento com Os Infiltrados será tremendo, ou então faça melhor e veja o original, Conflitos Internos.

Enquanto vc estará doido para Scorsese levar, eu estarei torcendo contra com certeza, mas os dois estarão querendo o melhor para ele, estranho né?

 
At 5:36 PM, fevereiro 25, 2007, Anonymous Anônimo said...

Cassiano, sem entrar muito na polêmica, mas gostei muito da tese de defesa do Otavio lá no CK. Sem essa de cópia. Conflitos Internos ser o original é um mero detalhe.

Gosto muito dos grandes clássicos de Scorsese e sem dúvida Os Infiltrados tem muito a ver principalmente com Caminhos Perigosos - até as cenas de "cobranças" em bares são parecidas e a forma como a trilha sonora é utilizada também.

Scorsese é um AUTOR de cinema único e talvez as semelhanças do original chinês para o seu remake possam ser explicadas pela grande influência que o diretor americano exerceu em todos os cineastas do mundo inteiro - vide Zhang Yimou e Quentin Tarantino.

Com certeza, torço por Scorsese. E com ou sem Oscar (será que vai fazer tanta diferença assim?), planejo fazer uma retrospectiva de uns 4 ou 5 filmes dele lá no CK.

Abs!

 
At 5:54 PM, fevereiro 25, 2007, Blogger Museu do Cinema said...

Túlio, vc viu Conflitos Internos?

Eu acho muito interessante essa discussão, não conheço uma pessoa que tenha visto os dois longas e diga que é "mero detalhe" como o Otávio disse.

 
At 6:02 PM, fevereiro 25, 2007, Anonymous Anônimo said...

Calma aí, esse negócio de "mero detalhe" é por minha conta. Cassiano, mas é que um filme do Scorsese nunca deixou de ser mais ou menos "scorsesiano" por se tratar de um remake - A Época da Inocência (o meu preferido dele) e Cabo do Medo que o digam).

 
At 8:01 AM, fevereiro 26, 2007, Blogger Túlio Moreira said...

And the Oscar went to...

Finalmente Martin Scorsese reconhecido. E Os Infiltrados, ganhando ou não o Oscar, é daqueles filmes para a próxima geração. Uma obra para a história do cinema, com seus ratos fodidos e policiais menstruados. Um candidato a clássico.

Abs!

 
At 11:31 AM, fevereiro 26, 2007, Blogger Otavio Almeida said...

Obrigado, Tulio! Uma coisa é discordar. Outra coisa é falar coisa errada.

Vejam só o comentário da excelente e respeitada jornalista Ana Maria Bahiana:

"EASY RIDERS, RAGING BULLS

Martin Scorsese estava nos bastidores abraçado ao seu Oscar de diretor, conversando com Steven Spielberg quando Jack Nicholson leu o resultado de Melhor Filme. Marty continuou falando. “É você, Marty”, Spielberg disse. Marry continuou falando. “Marty, é você. Melhor filme. É você”. Foi só então que a ficha caiu: depois de tantos, tantos anos, depois de ter reinventado o cinema americano `a frente da extraordinária geração-70, Martin Scorsese finalmente foi reconhecido plenamente pelos seus pares. Por um filme baseado em outro filme, um filme-de-encomenda (mas o Poderoso Chefão também era…_); mas ele não se importa com essas coisas. Ele sempre trouxe outros cinemas para dentro de seu cinema _ é parte de seu show.

Quando o resto da quadrilha subiu ao palco, confirmando os boatos _ Spielberg, Coppola, Luca s_ três quartos do quarteto fantástico de 1970 estava refeito, e era quase indecente outro cineasta levar esses Oscars finais. O ciclo tinha que se fechar – os jovens rebeldes dos 70 (que o jornalista Peter Biskind chama de easy riders, raging bulls em seu sensacional livro sobre a Nova Hollywood), agora senhores de cabeça grisalha, voltavam para casa."

 
At 12:14 PM, fevereiro 26, 2007, Anonymous Anônimo said...

Oi, Otávio.. no pós-Oscar vim conferir suas apostas. E você deve estar feliz, pois deu muita coisa que você gostaria! Também não achei muito interessante o Oscar de melhor atriz coadjuvante. E acho que nem a Jennifer Hudson. De resto, um bom ano de premiações. abs.

 
At 12:18 PM, fevereiro 26, 2007, Blogger Otavio Almeida said...

É verdade, Luiz! Estou muito feliz por ser um cara apaixonado por cinema! Nunca dono da verdade, claro. Pq ninguém é. Mas viver para ver Martin Scorsese ser premiado foi uma maravilha! Ele é um gênio! Antes tarde do que nunca!

Abs!

 
At 6:49 PM, fevereiro 26, 2007, Blogger Túlio Moreira said...

Pô, Otavio, genial esse texto.. Você tem o link?

É isso aí, que se foda essa história de que Os Infiltrados é encomendado ou remake - que se dane. É um FILMAÇO, montagem magnífica, trilha idem, direção idem, tudo idem, idem, idem, ibidem.

Abs!

 

Postar um comentário

<< Home