segunda-feira, fevereiro 26, 2007

O Oscar e os bons companheiros

Depois da euforia pela vitória de Martin Scorsese, finalmente coloquei os pés no chão para analisar a premiação de ontem. Sei que alguns discordam do Oscar dado a Marty, mas seria pior se a Academia premiasse o lendário diretor por um filme vergonhoso ou que não fosse digno de sua carreira.

Os Infiltrados é Scorsese na veia! É o Scorsese das ruas! Sujo, violento e poético! Esse é um dos cinco melhores trabalhos de sua carreira. Foram 4 Oscar (Filme, Diretor, Roteiro Adaptado e Montagem - sua colaboradora na edição, Thelma Schoonmaker é a melhor no que faz). A imagem dos abraços de Coppola, Spielberg, George Lucas e Jack Nicholson no backstage foi um momento histórico. Quando teremos outro grupo desse calibre para revolucionar o cinema? Só acho que Marty esqueceu de citar Robert De Niro nos agradecimentos. Mas tudo bem.

No mais, a avassaladora Helen Mirren levou mesmo a estatueta de Melhor Atriz por A Rainha. Seu porte é magnífico nas telas e na vida real. Como previsto, Forest Whitaker ganhou como Melhor Ator por O Último Rei da Escócia. É um grande talento que também acaba reconhecido de forma tardia. Só foi uma pena que Peter O' Toole tenha saído novamente de mãos vazias. Em breve, ele estará em Stardust, fantasia baseada na obra de Neil Gaiman. Quem sabe ele ganha outra chance? Seu olhar de decepção quando Reese Witherspoon anunciou Whitaker foi de congelar o coração. Ainda não vi O Último Rei da Escócia, mas não dá para duvidar muito do que dizem sobre sua atuação.

Parece que Jennifer Hudson, a vencedora da estatueta de Melhor Atriz Coadjuvante anda conversando com gente boa como Spike Lee e Quentin Tarantino sobre seu futuro. Tomara que sua carreira decole com o Oscar. Eddie Murphy não merecia mesmo ganhar. A vitória de Alan Arkin (Pequena Miss Sunshine) como Melhor Ator Coadjuvante foi justa e coroou um nome marcante na indústria.

Em outras categorias, não entendi bem como O Labirinto do Fauno recebeu três Oscar, mas nenhum deles para Melhor Filme Estrangeiro. Coisas da Academia. Outra que não deu para entender foi a premiação de Maria Antonieta como Melhor Figurino. Não pode ganhar filme contemporâneo como O Diabo Veste Prada?

E Babel? Onde foi parar? O prêmio solitário de Melhor Trilha Sonora é a glória do compositor argentino Gustavo Santaolalla. É o segundo ano consecutivo que ele ganha nessa categoria (em 2006, recebeu o Oscar por O Segredo de Brokeback Mountain). Foi um Oscar pela admiração da indústria por seu imenso talento. Não exatamente por Babel. Em Melhor Animação, a Academia decidiu quebrar o monopólio da Pixar e premiou Happy Feet. É um belo filme, mas não necessariamente superior a Carros. Páreo duro...

Enfim, a noite ficou marcada pelo Oscar para Martin Scorsese e pela careca (!) de Jack Nicholson. Agora é bola pra frente. Hora de deixar as premiações de lado e voltar os olhos definitivamente para o que vem por aí em 2007. Sexta estréia Motoqueiro Fantasma... O que vai sair disso?

24 Comments:

At 7:42 PM, fevereiro 26, 2007, Blogger Kamila said...

Eu disse que o destino de "O Labirinto do Fauno" ia ser o mesmo de "Amelie Poulain"....

O Oscar 2007 foi um bom show. Tivemos algumas surpresas (as vitórias de Alan Arkin e de "Happy Feet" foram as que mais me agradaram). E os favoritos (Scorsese, Mirren e Hudson) foram confirmados.

Pontos negativos da noite: a apresentação de Ellen de Generes e as derrotas de "A Rainha" em melhor roteiro original e trilha sonora original.

E chega, por favor, de Scorsese! O cara já ganhou!

 
At 7:45 PM, fevereiro 26, 2007, Blogger Kamila said...

Ah, e o Nicholson estava careca, pois foi no mesmo cabeleireiro que a Britney Spears! rsrsrsrsrsr

Ô piada sem graça....

Falando sério: o Nicholson tá assim, pois está interpretando um personagem que tem câncer.

 
At 8:30 PM, fevereiro 26, 2007, Anonymous Anônimo said...

Heheheheheheehehhehe

Agora quero saber das chances da minha musa absoluta (a Kamila sabe o quanto gosto dela) no Oscar do ano que vem... Michelle Pfeiffer melhor atriz coadjuvante por Hairspray? Será?

Kamila, vc sabe o quanto Mrs. Pfeiffer merecia esse prêmio por outras grandes atuações.. acho que dessa vez vai!

Bjo!

 
At 9:05 PM, fevereiro 26, 2007, Anonymous Anônimo said...

Otavio, conseguiu uma pausa do trabalho? hehehe. Gostei dos comentarios, realmente deu uma pena do Peter O' Toole, tadinho... Estou ansiosa por "Venus". Realmente o Scorcese deveria ter lembrado do De Niro no agradecimento, mas ele soh falou no Di Caprio mesmo, pelo visto essa parceria deles vai longe (e espero que renda outros bons filmes). Estava torcendo por "O Labirinto do Fauno" pra melhor trilha sonora, na minha opiniao bem mais emocionante do que a do talentoso compositor de "Babel" e nem precisa eu comentar mais uma vez sobre a minha insatisfacao ao ver o meu favorito perder filme estrangeiro. Por mim o fauno teria vencido cinco Oscars hehehe

Mas Kamila, nao lembro da Amelie ter vencido nenhum Oscar dos cinco os quais foi indicado... O fauno tinha tudo pra sair com o premio de melhor filme estrangeiro.

 
At 9:43 AM, fevereiro 27, 2007, Blogger Túlio Moreira said...

Poisé, Romeika.. cheguei a pensar até que O Labirinto do Fauno iria levar praticamente todas as estatuetas que estava concorrendo. Minha revolta só não é maior porque ainda não assisti O Labirinto do Fauno e tampouco A Vida dos Outros, o vencedor...

bjo!

 
At 9:49 AM, fevereiro 27, 2007, Blogger Kamila said...

Romeika, eu disse isso no sentido de que as múltiplas indicações não foram suficientes para fazer com que "O Labirinto do Fauno" ganhasse o Oscar de melhor filme estrangeiro (teoricamente, a estatueta mais garantida) - o que foi o mesmo caso de "Amelie Poulain".

Túlio, todos nós estamos torcendo pela volta triunfal da Michelle Pfeiffer. Mas, minha sensação, é a de que "Hairspray" vai ter o mesmo destino que "Rent" e "O Fantasma da Ópera". Só os fãs de musicais é que vão gostar do filme. No máximo, a Michelle poderá conseguir uma indicação ao Globo de Ouro. E, mesmo assim, acho que o filme mais forte dela será "I Could Never Be Your Woman".

 
At 10:09 AM, fevereiro 27, 2007, Blogger Otavio Almeida said...

Como assim "chega de Scorsese", Kamila??? De quem vc está falando? Não trate o cara como se ele fosse o Walter Salles ou algo parecido, né? ;-)))

E obrigado pela informação sobre a careca do Jack. Eu não sabia desse filme... qual é o nome?

E Romeika, VENUS só estreou em duas salas em SP, pode?

Bjs!

 
At 10:14 AM, fevereiro 27, 2007, Blogger Otavio Almeida said...

E Tulio, o link que vc pediu está ao lado direito do blog. Clica em "Hollywood Watch". Have fun!

Abs!

 
At 10:26 AM, fevereiro 27, 2007, Blogger Túlio Moreira said...

Valeuzão. E peraí, tô indo ali rever Os Bons Companheiros... até daqui a pouco! :D

 
At 10:42 AM, fevereiro 27, 2007, Blogger Otavio Almeida said...

Opa! Até coloquei uma fala do filme ali no cantinho das falas famosas...

Abs!

 
At 1:45 PM, fevereiro 27, 2007, Blogger Museu do Cinema said...

Otávio, não entendi seus comentários lá no blog, gostaria de me desculpar por qualquer mau entendido, por termos opiniões diferentes (e são muitas) isso não significa que eu ou vc esteja com a razão.

 
At 2:12 PM, fevereiro 27, 2007, Blogger Otavio Almeida said...

E nem disse que eu estou com a razão.

Tb peço desculpas.

Abs!

 
At 2:46 PM, fevereiro 27, 2007, Blogger Kamila said...

Otávio, o nome do filme é "The Bucket List", de Rob Reiner.

Quando eu digo "chega de Scorsese" não entenda mal. Quero dizer que chega de discutir o mérito da vitória dele no Oscar, pois isso já aconteceu. Vamos discutir agora o futuro. 2006 acabou e agora vamos começar a assistir os filmes desse ano, marcando o início de uma nova temporada de premiações.

 
At 2:51 PM, fevereiro 27, 2007, Blogger Otavio Almeida said...

Tem razão, Kamila! Estou brincando vai... Hein? Hein?

Na verdade, preciso de sua ajuda para um texto que quero postar: O que ainda não estreou em Natal?

Bjs,

 
At 3:57 PM, fevereiro 27, 2007, Anonymous Anônimo said...

Otavio, vc pode reclamar de Goiânia nesse texto tb? Aqui ainda não estreou - sem previsão - filmes-chave do Oscar, como Cartas de Iwo Jima, Borat e Dreamgirls. Sacanagem com os cinéfilos de plantão.

abs!

 
At 4:43 PM, fevereiro 27, 2007, Anonymous Anônimo said...

Eh, Kamila, isso se assemelha ao caso de "Amelie"..Bom, o fauno foi reconhecido em outras premiacoes, foi aclamado pela critica, e pelo menos aqui levou muita gente pra pre-estreia (sim, aqui ainda nao estreou nacionalmente, ainda bem que eu tinha visto em Natal ha muito tempo..)

Realmente as salas de cinema no Brasil, (e por experiencia propria) em Natal, sao de desesperar qualquer cinefilo. Eh o horror, o horror. "Venus" em apenas duas salas, numa cidade grande como SP? Pelo menos estreou, hein Otavio? Acho que um filme como esse dificilmente estrearia em Natal.

abs a todos!

 
At 6:15 PM, fevereiro 27, 2007, Blogger Otavio Almeida said...

Sim, Tulio. Obrigado! Isso é um absurdo... quero reclamar disso em um próximo post. E Romeika, tem razão. Ao menos, o filme chegou em SP. Mas não é o bastante. Todas as cidades precisam ser tratadas com respeito e igualdade. É uma vergonha.

Abs a todos!

 
At 3:04 AM, fevereiro 28, 2007, Anonymous Anônimo said...

Não me canso de comentar que essa foi a melhor cerimônia em anos. As premiações foram super satisfatórias, especialmente as vitórias do Scorsese e do Alan Arkin (e o pior foi que teve gente que ainda reclamou). Um grande final para a temporada 2007 de prêmios. Não estou com a mínima expectativa para "O Motoqueiro Fantasma", mas sexta estarei lá vendo a primeira superprodução do ano.

 
At 9:20 AM, fevereiro 28, 2007, Blogger Heloísa said...

Muito legal, parabéns! Ah.. o design tb está muito bom, vou encaminhar os elogios.
Sobre o Oscar, hum... Concordo com a maioria. Minha anotação particular seria sobre o Diabo veste Prada - uma estatueta seria mais do que merecedida. A figurinista é uma das melhores da nossa época, é dela tb o trabalho incrível da série Sex and the City... Enfim, viva Jimmy Choo!! Beijos

 
At 9:27 AM, fevereiro 28, 2007, Blogger Kamila said...

Otávio, ainda não estrearam por aqui:

"Dreamgirls", "A Rainha", "Pecados Íntimos", "O Homem Duplo", "O Último Rei da Escócia", "Apocalypto".

Espero que tenha ajudado.

Beijo.

 
At 10:00 AM, fevereiro 28, 2007, Blogger Otavio Almeida said...

NOSSA! Que absurdo!!! Mas obrigado, Kamila. Ajudou bastante.

E obrigado, Heloisa! E eu tb torci pela vitória de O DIABO VESTE PRADA em figurino.

Bjs!

 
At 3:22 PM, fevereiro 28, 2007, Blogger Kamila said...

Otávio, me esqueci de dizer que "Mais Estranho do que a Ficção" também nem deu as caras em Natal.

 
At 12:00 PM, março 01, 2007, Blogger Otavio Almeida said...

Obrigado, Kamila!

Bjs,

 
At 2:50 PM, março 01, 2007, Anonymous Anônimo said...

Isso eh realmente revoltante. Todas as cidades deveriam ser tratadas igualmente no que diz respeito as estreias de filmes, mas isso infelizmente nao acontece no Brasil. Eh realmente revoltante, e eh por isso que eu digo: demorou uma, duas, quatro semanas e nada? Download!! Tulio, vc nao conhece ninguem que possa baixar os filmes pra vc? E Kamila, vah assistir "Uma Verdade Incoveniente" que estah passando no moviecom:)

abs,

 

Postar um comentário

<< Home