quarta-feira, março 07, 2007

Frank Miller Comenta Adaptação de "300"


Ele é o responsável por uma revolução no mundo dos quadrinhos. Ou, como gostam de dizer, Frank Miller é o mestre das graphic novels. Seu nome estampa as capas de clássicos reverenciados como Batman – The Dark Knight Returns e de outra loucura que virou filme: Sin City.

Miller é a nova mina de ouro de Hollywood? Ou a nova cobaia? No próximo dia 30 de março, poderemos conferir a adaptação de sua (considerada) obra-prima: 300.
Com direção de Zack Snyder, de Madrugada dos Mortos (2004), o filme narra a histórica Batalha das Termópilas, cerca de 480 a.c. Nela, 300 espartanos resistiram bravamente contra os poderosos persas do Rei Xerxes I (Rodrigo Santoro). Abaixo, uma pequena transcrição da parte mais interessante da entrevista de Frank Miller para a revista Entertainment Weekly, na qual o autor comenta 300 e a versão cinematográfica.


O que há de tão fascinante sobre a Batalha das Termópilas?
As culturas mais estudadas da História trazem essas pequenas pérolas de guerra. Foi assim no assalto ao forte do Álamo ou na batalha dos 47 samurais, ou seja, são contos sobre um grupo de homens em número inferior triunfando perante um enorme exército inimigo. Mesmo que de forma moral. É a saga corajosa de um grupo, mas também de cada um destes homens.

Como foi transformar 300 em filme?
Eu só posso falar sobre o meu ponto de vista. Eu ainda nem estava envolvido com a versão de Sin City para o cinema e os filmes jamais sairiam sem a minha aprovação. Na verdade, eu era um tanto cético a respeito dessas adaptações cinematográficas. Havia um certo medo de que meus “filhos” se tornassem “filminhos” com finais felizes. E final feliz não é minha especialidade.

E como você cedeu?
Bom, eu conheci Zack Snyder. Conversamos mais ou menos por uma hora. Descobri que somos muito parecidos e ele entendeu cada referência histórica em 300, além de contribuir com ótimas sugestões. Ele é um especialista sobre a Batalha das Termópilas e, assim como eu, admira Victor Davis Hanson (historiador americano e autoridade mundial em história militar e agrária). Eu só pude dizer “sim” a ele.

Qual foi o seu envolvimento com a produção?
Ganhei o título de “Produtor Executivo” e tive a palavra final sobre o roteiro. Mas depois de muitas conversas com Zack, percebi que ele fazia um bom trabalho e que o filme deveria ser somente dele. Naquele momento, eu partia para a co-direção de Sin City e entendi que Zack precisava de liberdade em 300. Dali em diante, eu visitei o set uma vez, quando filmavam uma gigantesca cena de batalha. Essa é a diferença entre 300 e Sin City. 300 é um filme de Zack Snyder.

O filme é fiel à obra original, mas aumenta o papel da Rainha Gorgo. O que você achou disso?
Primeiramente, eu discordei. Achava que deveria ser um filme para meninos. Em termos históricos, Gorgo (Lena Headey) não esteve muito envolvida. Mas Zack tinha suas razões. Ele quis mostrar que o Rei Leônidas (Gerard Butler) lutou por alguém, o que deu ao personagem contornos românticos e um elo maior com Esparta.

Você abordou os espartanos como idealistas. Essa visão está próxima dos fatos históricos?
Os espartanos eram contraditórios. Um povo bruto e, ao mesmo tempo, esclarecido. Tinham o maior número de escravos da Grécia, mas também davam direitos às mulheres em um nível pouco comum para a época. Esses homens confiavam numa ética de guerra e foram os melhores lutadores de toda a Grécia. Mas eu jamais quis retratar os espartanos tão cruéis como eles foram na realidade. O público precisa torcer por eles. Em 300, os espartanos são tão cruéis quanto o público pode suportar.

14 Comments:

At 7:17 PM, março 07, 2007, Anonymous Anônimo said...

Já li em algum lugar que Frank Miller é o Stan Lee sem ser de graça. Acho que faz sentido.

abs!

 
At 7:41 PM, março 07, 2007, Anonymous Anônimo said...

PS: Otavio, deixei uma pergunta para você lá no post do cinema-kabuki. Espero que você não se zangue!

abs!

 
At 10:15 PM, março 07, 2007, Anonymous Anônimo said...

Estou louco para ver 300.
Não vejo a hora!

Eu vi Motoqueiro Fanstasma e não gostei, mediocre longa.
Dou 1 estrela e meia.
Não vi Notas Sobre um Escândalo pois não chegou aqui.
Mas vi Letra e Música, que é ótimo. vale 3 estrelas.

Eu também daria 3 estrelas á Apocalypto e também acho inferior á os seus dois filmes anteriores.

Grande abraço.

 
At 10:15 PM, março 07, 2007, Anonymous Anônimo said...

Estou louco para ver 300.
Não vejo a hora!

Eu vi Motoqueiro Fanstasma e não gostei, mediocre longa.
Dou 1 estrela e meia.
Não vi Notas Sobre um Escândalo pois não chegou aqui.
Mas vi Letra e Música, que é ótimo. vale 3 estrelas.

Eu também daria 3 estrelas á Apocalypto e também acho inferior á os seus dois filmes anteriores.

Grande abraço.

 
At 9:09 AM, março 08, 2007, Blogger Flávia said...

Legal a entrevista. Não conheço o HQ, mas parece que a história de 300 é bem interessante...

Bjs!

 
At 9:24 AM, março 08, 2007, Blogger Wanderley Teixeira said...

Essa galera vem para o Brasil divulgar o filme.Espero q o resultado naum venha a ser igual ao de Sin City,muito cultuado por ser uma HQ de Frank Miller,só q decepcionante no resultado final.Naum colou para mim as peripércias de Robert Rodriguez.

 
At 10:21 AM, março 08, 2007, Blogger Otavio Almeida said...

Imagina, Tulio... vou dar uma olhada lá. Valeu!

Wally, não conheço a graphic novel do Frank Miller, mas fiquei impressionado com o trailer.

Wanderley, também concordo com vc sobre SIN CITY.

Abs!

 
At 12:22 PM, março 08, 2007, Anonymous Anônimo said...

Esse filme vai estrear no festival de cinema daqui e eh uma das minhas prioridades, nao posso perder! Soh o nome do Frank Miller me atraiu, visto que amei "Sin City" (vc nao gostou Otavio? Agora entendo pq ficou de fora daquela sua lista passada..)

abs!

 
At 12:38 PM, março 08, 2007, Blogger Túlio Moreira said...

Otavio, concordo plenamente com o que você escreveu lá no cinema-kabuki. Não que não devemos discutir os filmes - porque aí seria inútil criarmos e mantermos blogs sobre cinema - mas devemos sempre estar abertos para novas experiências fílmicas.

Eu, por exemplo, gostei muito do primeiro O Senhor dos Anéis, enquanto os outros dois não me agradaram muito. Mas isso não me impede de fazer uma revisão (é até uma sugestão temática para o meu blog) e mudar a minha opinião. Do mesmo jeito que filmes que eu adorava tempos atrás hoje não me apetecem tanto.

abs!

 
At 12:40 PM, março 08, 2007, Blogger Túlio Moreira said...

Ah, você por acaso teve contato com o filme curtametragem Eletrodoméstica, do Kleber Mendonça Filho? Se sim, gostaria que você desse uma olhada na "Imagem da vez" lá no blog. Consegui a imagem entrando em contato com o Kleber por Orkut (!), hehehehehehehehe

Abs!

 
At 12:53 PM, março 08, 2007, Blogger Otavio Almeida said...

Pois é, Romeika! Eu fiquei irritado no cinema com SIN CITY. Mas depois dos comentários de vcs no post sobre super-heróis e quadrinhos, eu fiquei com vontade de rever... em breve, farei isso.

Tulio, já passei por lá. E é bem isso o que vc disse. Vamos em frente... Ah! E, por favor, vc me passa uma última atualização do que não estreou ainda em Goiânia, por favor?

Abs!

 
At 12:59 PM, março 08, 2007, Blogger Túlio Moreira said...

Otavio, respondido o comentário no post de Eletrodoméstica (te garanto, vale a pena assistir essa GRANDE obra-prima)

Cara, tô meio sem saber o que vai estrear amanhã aqui, mas posso garantir que não vai ser dessa vez que Cartas de Iwo Jima (putz, será que vou ver esse filme?), O Último Rei da Escócia ou Dreamgirls chega por aqui. Amanhã te passo direitinho o que estreou por aqui.

abs!

 
At 2:49 PM, março 08, 2007, Blogger Kamila said...

Gostei do trailer de "300". Acho que vai ser interessante, mas confesso que esse não é o tipo de filme que eu gosto.

 
At 6:23 PM, março 08, 2007, Anonymous Anônimo said...

A entrevista com o Miller está bem interessante. Ao que parece, ele não ficou tão feliz assim ao ser limitado ao cargo de produtor executivo de "300" - um reflexo de sua direção em "Sin City", que já não é grande coisa. Acho que as duas adaptações devem ser bem parecidas, ou seja, com visual nunca antes visto (e bastante fiel à obra original), mas com pouco a dizer.

"Madrugada dos Mortos" é um dos meus favoritos do gênero de terror dos últimos anos (e olhe que eu não dava nada pelo filme antes de vê-lo). Espero que Snyder me surpreenda novamente. Até mais!

 

Postar um comentário

<< Home