quinta-feira, março 01, 2007

Super-heróis, quadrinhos e o cinema

Às vésperas de uma invasão de filmes baseados em HQs como Motoqueiro Fantasma, 300 e Homem-Aranha 3, HOLLYWOODIANO viaja pelo mundo fantástico dos super-heróis e relembra as melhores produções dessa nova tendência do cinema.

Abaixo, estão os meus filmes prediletos sobre super-heróis ou qualquer obra adaptada de quadrinhos. E você? Tem uma lista? Ou um favorito?

1) Homem-Aranha 2 (2004), de Sam Raimi: O melhor filme de super-herói já feito – adaptado de HQ ou não. O diretor Sam Raimi sabe unir drama, entretenimento, efeitos visuais e um ótimo roteiro. Aliás, Homem-Aranha 2 é um filhote desse casamento perfeito entre tecnologia e uma boa história que atingiu a perfeição em O Senhor dos Anéis. Poucos dominam isso como Raimi, Bryan Singer, James Cameron, Peter Jackson e Steven Spielberg. Homem-Aranha 2 é maravilhoso e merecia até uma indicação ao Oscar de Melhor Filme em 2005.

2) Os Incríveis (2004), de Brad Bird: A animação da Pixar não é adaptada de fonte alguma, mas inspirada em diversos heróis dos quadrinhos, como o Quarteto Fantástico. É pura ação em um ritmo para lá de vertiginoso e é melhor do que muito filme por aí. O resultado é tão perfeito, que poderia ter sido rodado com atores de carne e osso.

3) X-Men 2 (2003), de Bryan Singer: Se o primeiro não foi tão bom assim, o diretor se redimiu na segunda aventura dos famosos mutantes nos cinemas. O filme tem personagens complexos e carismáticos e uma trama ágil. Quando você se toca, X-Men 2 já está no final e o desejo de que o terceiro filme esteja na sala ao lado é inevitável. Só que o diretor Brett Ratner estragou a trilogia no último filme...

4) Corpo Fechado (2000), de M. Night Shyamalan: O melhor filme sobre super-heróis saído de roteiro original. O diretor e roteirista M. Night Shyamalan ainda colhia os frutos de O Sexto Sentido (1999) e estava longe de cometer A Dama na Água (2006). Só o título nacional pisou na bola. O público foi enganado ao ver um filmaço que aborda a mitologia dos quadrinhos, quando a distribuidora alertava para uma produção sobre umbanda.

5) Superman – O Filme (1978), de Richard Donner: Esse é o pioneiro. A publicidade do filme dizia “Você vai acreditar que o homem pode voar”. Hoje, o efeito visual que tornou possível o vôo do lendário Christopher Reeve parece artificial, mas na época, os cinéfilos perdiam cenas do filme para pegar o queixo caído no chão. E ainda por cima, é um belo filme com muito respeito ao herói mais famoso dos quadrinhos. Sem falar na trilha maravilhosa do mestre John Williams.

6) Homem-Aranha (2002), de Sam Raimi: Com um roteiro de primeira, o sonho de milhares de fãs em presenciar o aracnídeo surgir na tela do cinema foi realizado por Sam Raimi. O herói só apareceu na metade do filme e as pessoas choravam na sala de cinema, inclusive eu.

7) Superman – O Retorno (2006), de Bryan Singer: Será que o roteiro de X-Men - O Confronto Final era mesmo ruim? A verdade é que Bryan Singer pulou fora para comandar a volta do Homem de Aço ao cinema. Para surpresa dos fãs mais céticos, o diretor acertou na escolha de Brandon Routh, que lembra muito o saudoso Christopher Reeve. Os efeitos visuais de hoje tornam possível o que Richard Donner sonhava para o seu filme de 1978. Superman – O Retorno é uma declaração de amor à produção original e conquista o fã já na abertura. Quando a trilha de John Williams surge, as lágrimas escorrem pelo rosto.

8) Batman Begins (2005), de Christopher Nolan: Depois das baboseiras de Tim Burton (em Batman – O Retorno) e, principalmente, Joel Schumacher (em Batman Eternamente e Batman & Robin), o diretor Christopher Nolan parou, sentou, analisou e entregou o filme sobre o Homem-Morcego que os fãs pediram a Deus. Ao contrário das produções anteriores, Batman Begins não é sobre os vilões. E isso é só o começo como diz o título. Ano que vem, Nolan e Christian Bale voltam para a seqüência The Dark Knight.

9) Estrada Para Perdição (2002), de Sam Mendes: A beleza do filme mostra que o cinema pode adaptar quadrinhos mais sérios (ou alternativos?). Não há super-heróis e é um filme pé no chão sobre pais e filhos dentro da máfia. Pode servir de exemplo ao esperado 300, de Zack Snyder.

10) Batman (1989), de Tim Burton: Gente, o filme é bom. Batman fez Hollywood voltar a acreditar nas adaptações de histórias em quadrinhos. Jack Nicholson dá um show como o vilão Coringa e merecia uma indicação ao Oscar de Melhor Ator. Apesar da escolha de Michael Keaton para interpretar o Homem-Morcego, o diretor Tim Burton acertou no resto. Só errou em Batman – O Retorno, que abriu caminho para as seqüências desastrosas de Joel Schumacher.

20 Comments:

At 3:02 PM, março 01, 2007, Anonymous Anônimo said...

Otavio, gosto de tudo que vc citou aqui, menos de "Os Incriveis". E prefiro "Batman, o retorno" do que o primeiro Batman do Burton. Acho o primeiro "Homem-Aranha" bonzinho, mas o segundo eh muito bom mesmo!!! Estou louca pra ver o terceiro. Gosto de todos os "X-Men", nao somente do segundo..E no geral eh isso, adoro filmes de super-herois e filmes adaptados de HQs..Tb citaria "Sin City", um dos meus filmes favoritos naquele ano.

Abs,
Romeika

 
At 3:26 PM, março 01, 2007, Blogger Flávia said...

Eu adoro os Incríveis, X-Men 1 e 2 (o terceiro não gostei), os dois Homem-Aranha... Gostei de Corpo Fechado e do novo Superman tb. Só não gosto muito do Batman Begins... mas acho que o Christian Bale ficou bem no papel. Acho essa mitologia moderna dos super-heróis muito interessante. E aproveitando a deixa... que tal um post sobre HEROES??

Bjs!

 
At 4:16 PM, março 01, 2007, Anonymous Anônimo said...

Com certeza X-Men 2 é o melhor filme da série mesmo. Não sei, Otavio, mas tenho a impressão de que Homem-Aranha 3 pode destronar seu antecessor na sua lista. Só senti falta de dois dos meus preferidos: Rocketeer e O Corvo.

Abs!

 
At 6:35 PM, março 01, 2007, Anonymous Anônimo said...

Puxa, todos os melhores filmes baseados em quadrinhos estão em sua lista. Minha ordem seria a seguinte:

1. Homem-Aranha 2 (que inclusive está em meu top 10 de todos os tempos, o que por muitos é considerado um exagero).
2. Batman Begins
3. Estrada para Perdição
4. X-Men 2
5. Homem-Aranha
6. Corpo Fechado
7. V de Vingança
8. Os Incríveis
10. Sin City

 
At 6:55 PM, março 01, 2007, Blogger Kamila said...

Ótima lista, Otávio. Só acho que "X-Men - O Confronto Final" merecia uma citação. O filme é maravilhoso, pelo menos, na minha modesta opinião.

 
At 7:12 PM, março 01, 2007, Anonymous Anônimo said...

Faltou "V de Vingança" !!!!!
mas a lista está muito boa...
o único que não assisti foi "Os Incríveis"...

 
At 11:00 AM, março 02, 2007, Blogger Carla Martins said...

Os Incríveis é TUDOOOOOOOO!!! Sou fã de carteirinha!!!

 
At 11:25 AM, março 02, 2007, Anonymous Anônimo said...

Na minha modesta opinião, e pelo meus meros 25anos de leitura de quadrinhos, estar presente na lista um filme como Batman Begins até passa, mas Batman de Tim Burton é simplesmente horrível, poderíamos deixar de lado também Super-Man o Retorno e Homem Aranha.
Com certeza faltou nessa lista O Juiz, Sin City e V de Vingança.
Os incríveis e Corpo Fechado nãi vieram dos quadrinhos, podendo ser substituídos, por Blade e o clássico O Corvo.

 
At 12:22 PM, março 02, 2007, Blogger Museu do Cinema said...

CORPO FECHADO - é um filmão Otávio! Mas não classificaria ele como adaptação de quadrinhos, e sim como um filme sobre quadrinhos.

Estrada para a Perdição tb filmão.

Na minha lista acrescentaria Superman, os 3 primeiros do Richard Donner, Batman, os 2 primeiros do Tim Burton, Sin City (genial), V de Vingança e Howard - The Duck.

 
At 12:29 PM, março 02, 2007, Blogger Heloísa said...

Pra mim o melhor é Batman Begins... de longe. Os Íncríveis tb e maravilhosos, mas é desenho. Ele ficou isolado no meio de uma lista com filmes de pessoas "reais".

 
At 12:31 PM, março 02, 2007, Blogger Otavio Almeida said...

Oi pessoal!

Fiz uma lista com os meus prediletos sobre "super-heróis" ou "qualquer obra adaptada de quadrinhos". Não fiz uma lista somente de adaptações de quadrinhos. Okay?

Tulio, gosto muito de ROCKETEER e O CORVO. Esqueci deles... ou não tiveram espaço... sei lá...

Cassiano, embora um monte de gente bata em HOWARD - THE DUCK, eu confesso que adoro esse filme. Mas não vejo há uns 10 anos, eu acho. Ah! E só o SUPERMAN original é dirigido pelo Richard Donner. Mas gosto muito do 2 tb... O 3 não...

Nas outras recomendações como V DE VINGANÇA, BLADE, O JUIZ ou SIN CITY, a explicação é que eu não gosto mesmo desses...

Abs a todos! E bom final de semana.
Ah! Estou preparando um post sobre as séries HEROES e LOST... até mais!

 
At 1:01 PM, março 02, 2007, Blogger Marcus Vinícius Freitas said...

Acho X-Men e Sin City os mais fiéis aos seus respectivos hq's. Poxa, não sabia que Estrada para Perdição é uma adaptação... porra, filme muito bom. Abs!

 
At 1:06 PM, março 02, 2007, Blogger Marcus Vinícius said...

Acho X-Men e Sin City os mais fiéis aos seus respectivos hq's. Poxa, não sabia que Estrada para Perdição é uma adaptação... porra, filme muito bom. Abs!

 
At 7:06 PM, março 02, 2007, Blogger Túlio Moreira said...

Otavio, e você achou mesmo que o problema dos filmes do Morcego começaram já em Batman Returns? Depois do segundo filme da série, ficou a impressão que se Burton continuasse na direção iríamos ser poupados de constrangimentos como Batman Eternamente e Batman & Robin.

P.S.: O trailer do Motoqueiro Fantasma é simplesmente demais! Vou conferir semana que vem.

abs!

 
At 7:45 PM, março 02, 2007, Blogger Kamila said...

Cuidado, Túlio. Acabei de ler que "O Motoqueiro Fantasma" é um sério candidato aos piores de 2007.

Beijos e bom final de semana!

 
At 8:23 PM, março 02, 2007, Anonymous Anônimo said...

Tem grandes chances, Kamila! Digo isso também porque gostei muito dos trailers de Mulher-Gato (!) e Elektra, mas na hora do vamos ver foi só decepção...

bjo!

 
At 12:43 PM, março 04, 2007, Anonymous Anônimo said...

Filmes sobre Quadrinhos sempre dividem opiniões: tem que considere desperdício de dinheiro, outros chama de reinventar o gênero, e alguns de pura babaquice. Quando bem feito, pode ser um grande espetáculo (Sin City, Superman - O Filme, Os Incríveis, Estrada Para Perdição, etc), quando realizado visando somente o lucro, sai de baixo (Elektra, Hulk, Demolidor, o recente Motoqueiro Fantasma e por aí vai). Sin City ainda se destaca como o meu favorito e Superman - O Retorno como aquela produção que eu esperei ansiosamente e perdi meu tempo e dinheiro (não consigo aceitar aquela cena do super no hospital tomando carga do desfibrilador). Enfim, há quem goste e outros não. No final das conts fica a dúvida: isso é cinema ou não?

(http://claque-te.blogspot.com): Dreamgirls, de Bill Condon.

 
At 12:41 PM, março 06, 2007, Blogger Otavio Almeida said...

É cinema sim, Roberto! Como em qualquer gênero (e não estou classificando esses filmes como "gênero"), às vezes dá certo, e outras vezes, não.

Abs!

 
At 4:23 PM, março 06, 2007, Blogger Wanderley Teixeira said...

Colocaria no topo Batman Begins,seguido de X-Men 2,Batman O Retorno e Os Incríveis.Adoro filmes sobre hqs,o problema é o exagero e a ansia de transformar tudo quanto é hq em filme e daí vem algumas porcarias tradicionais no pacote.

 
At 11:08 PM, março 06, 2007, Anonymous Anônimo said...

Valeu por passar lá no blog! Gostei bastante do seu também.
Como tô sem tempo de fazer uma lista agora vou fazer uma em cima da sua:

1-Corpo Fechado
-O melhor filme de todos, M. Night Shyamalan criou uma obra densa e arrebatadora, com alma, mistérios e maestria á cada curva, emoção e expressão. Uma obra singular e primorosa. Nota 9.0

2-Batman Begins
-Um excelente filme! Técnicamente impecável e com uma história extremamente bem arquitetada, muito bem atuado e atmosférico aos extremos, exatamente como deveria ser o mundo de Gotham City. Nota 9.0

3-Estrada para a Perdição
Sam Mendes fez o melhor filme de todos os tempos (Beleza Americana) e nesse filme ele cria uma narrativa soberba e brilhante com personagen incrívelmente bem arquitetados. Nota 9.0

4-Homem-Aranha 2
Surpreendentemente bom, tem uma história por trás da ação espetácular imensamente satisfatória e perfeita. Nota 9.0

5-Os Incríveis
Uma animação loucamente divertida e genial. Super intelligente, original e cômico, com espírito de aventura. Nota 9.0

6-Superman - O Filme
Um clássico. Envelheçeu bastante, mas continua tendo momentos genuínamente excelentes. Nota 9.0

7-Superman - O Retorno
Eu amei. Além do lindíssimo visual, tem em Clark Kent e um denso e poderoso personagem e segue numa narrativa muito bonita. Nota 9.0

8-X-Men 2
Achei ótimo. Muitos momentos geniais, muitos divertidos e poucas vezes realmente decepcionantes. É entretenimento de primeira. Nota 8.0

9-Homem-Aranha
Ótimo também, um ponta pé inicial para uma franquia revolucionária. Nota 8.0

10-Batman
Bom, mas bem inferior aos outros. Burton cria clima e personagens mas a história é falhada, com sua ambições e suas pretensões. Nota 7.0


Gosto mais de Batman - O Retorno do que do primeiro, admiro também X-Men 3, Superman II, Mundo Cão, Marcas da Violência e Sin City.

 

Postar um comentário

<< Home