quarta-feira, maio 16, 2007

Lady Vingança

Direto ao ponto: o cinema do coreano Park Chan-Wook não é para todos. Embora seja menos explícito e sangrento do que Oldboy, esse Lady Vingança (Chinjeolhan geumjassi, 2005) também não deixa ninguém indiferente. A principal diferença entre os dois filmes é que Lady Vingança explora a violência dentro de cada um de nós sendo utilizada para fazer justiça com o apoio da ética.

São sentimentos da natureza humana que surgem numa sociedade capaz de punir assassinos impunes - sem esperar pela burocracia da lei. Aproveitando a pronúncia do título nacional é como se o diretor sacramentasse uma "lei de vingança". O diretor Park Chan-Wook leva o público a entender a decisão dos personagens de Lady Vingança e (na agonizante meia hora final) revela a grande força do filme: apontar uma história de redenção por trás de toda a trama de violência e vingança.

Park Chan-Wook analisou o tema em três filmes: Sympathy for Mr. Vengeance (2002), o cultuado Oldboy (2003) e, agora, Lady Vingança (2005), finalmente em cartaz depois de dois anos de espera. A redenção da personagem Lee Geum-ja (a bela Lee Young-ae) a que me refiro é a de sua feminilidade. Depois de 13 anos na prisão, ela sai para executar um plano infalível de vingança, mas o que realmente importa é o seu reencontro como mulher e mãe.

Você pode até lembrar de Kill Bill ao ler críticas de Lady Vingança, mas Quentin Tarantino parece um diretor de ótimas comédias perto do olhar perturbador de Park Chan-Wook. Realmente, o grande diretor de Pulp Fiction é influenciado pela arte do coreano, mas a comparação fica somente no tema (a violência) e na opção pela narrativa fragmentada.

Os momentos mais fortes de Lady Vingança são aqueles que você simplesmente não vê. É o poder da sugestão no cinema e a confiança do diretor na platéia. A violência neste filme é sufocante, mas quase nunca revelada. E ainda assim, muita gente não consegue olhar para a tela. E talvez, o cinema jamais tenha sido tão contundente ao denunciar crimes contra crianças. Não há banalização da violência, mas o cineasta não deixa de mostrar como a mídia se encarrega disso. O que também impressiona em Lady Vingança é como Park Chan-Wook consegue extrair beleza e sensibilidade de um tema tão difícil. Provavelmente, o filme nunca teria saído deste jeito se fosse bancado por um estúdio de Hollywood. É uma experiência de impacto único - por mais que eu tenha gostado, saí do cinema chocado. Acho que nunca encararia uma segunda sessão.

Lady Vingança (Chinjeolhan geumjassi, 2005)
Direção: Park Chan-Wook
Elenco: Lee Yeong-ae, Choi Min-sik, Go Su-Hee e Kang Hye-jeong

8 Comments:

At 6:42 PM, maio 16, 2007, Blogger Marcus Vinícius said...

Depois de séculos, até que enfim esse filme chegou no país. É triste mesmo, a grande maioria dos filmes asiáticos levam milênios até chegarem aqui, tanto que Mr. Vengeance é inédito aqui. Tomara chegue aqui na cidade, senão só em dvd ou por vias alternativas, hehe.

Amigo Otávio, abraços e dá-lhe Grêmio! =D

 
At 6:49 PM, maio 16, 2007, Blogger Otavio Almeida said...

Valeu, cara! E dá-lhe GRÊMIO!!!!!!

Abs!

 
At 9:31 AM, maio 17, 2007, Blogger Túlio Moreira said...

Otavio, Lady Vingança é o mais interessante dos tres - flashbacks das parceiras dela na cadeia sao impagaveis. Nao acho o mais lirico e poetico - Oldboy ganha nesse quesito -, mas o aspecto de vingança comunitaria mostrou algumas das cenas mais chocantes que ja vi no cinema (acho que o efeito so é comparavel ao de Thesis, de Alejandro Amenabar).

abs!

 
At 11:03 AM, maio 18, 2007, Blogger Museu do Cinema said...

Esse filme não chegou ainda ao nordeste do país, mas ainda tenho esperanças de vê-lo.

 
At 2:37 PM, maio 18, 2007, Anonymous Anônimo said...

Amei Oldboy e quero muuuito ver Lady Vinganca...mas sem sinal dele por aqui...

 
At 2:48 PM, maio 18, 2007, Anonymous Anônimo said...

Quando saí do cinema, com meu querido afilhado Otavio Almeida, não encontrava palavras para definir o que havia acabado de ver. Não apssou nem 5 minutos e um pôster do filme me mostrou a definição mais perfeita que já vi em qualquer outro pôster de filme (que geralamente fazem feio ao tentar enganar. Acredito que é pela tentativa de levar públicos que não entram no perfil do filme. Como no caso de Sinais, em que frases de impacto espalhadas em outdoors indicavam ao público uma pelicula a la Vin Diesel, causando a decepção de muitos).
"Dolorasmente lindo" esta era a frase!
Psicologicamente violento,demente, mas de uma docilidade ímpar.

Adorei!

 
At 10:51 AM, outubro 05, 2007, Anonymous Anônimo said...

Lady Vingança é um ótimo filme, mas muito diferente de Oldboy. Nesse filme o fundamental é a redenção.

 
At 8:30 AM, fevereiro 05, 2011, Anonymous Anônimo said...

vplf xrbxr [URL=http://www.porntubescan.com]erotik[/URL] szyhdo u zw x eyt

 

Postar um comentário

<< Home