quarta-feira, maio 30, 2007

All the President's Men

Por Denis Torres Ferreira

Filmes Eternos

Teclas de uma máquina de escrever atingem a folha de papel com a força do disparo de uma arma. Assim começa Todos os Homens do Presidente (All the President's Men, 1976), um dos melhores e mais corajosos filmes norte-americanos da década de 70.

Alan J. Pakula dirigiu com maestria e fez algo extremamente difícil: transformar política e jornalismo investigativo numa obra de arte agradável, sem se tornar chata e que prende a atenção do espectador como todo bom thriller.

O filme conta a história do escândalo do Watergate, que foi um dos casos políticos mais escabrosos da história dos EUA, e que causou a renúncia do presidente Richard Nixon, em seu segundo mandato. Para quem não conhece muito bem, Watergate é o nome do edifício em que se localiza a sede do Democratic National Committee (DNC), lugar onde cinco homens da administração de Nixon tentaram se infiltar e foram pegos em flagrante. Isso gerou outros casos de implantação de provas falsas feitas pelo governo Nixon para derrubar seus oponentes, além de utilização de dinheiro de fontes duvidosas para promover sua campanha de reeleição. O filme é baseado no livro homônimo dos repórteres Carl Bernstein e Bob Woodward, interpretados respectivamente por Dustin Hoffman e Robert Redford. E essa é a grande sacada do filme: a derrocada de Nixon do ponto de vista dos jornalistas, que apenas faziam seus trabalhos.

A verdade é que Todos os Homens do Presidente não teria ido muito longe se não fosse por um funcionário do alto escalão do governo norte-americano, o misterioso (que existiu na vida real) Deep Throat. É ele quem dá dicas quentes ao personagem de Redford para que a investigação siga no caminho correto. Ele lembra muito o outro Deep Throat, aquele da série Arquivo X, de quem o detetive Fox Mulder (David Duchovny) recebia informações. Até os encontros são parecidos!

Vale mencionar que além dos ótimos atores principais, o filme tem um elenco de atores coadjuvantes do mesmo nível, com destaque para Jason Robards, que papou o Oscar interpretando o editor-chefe do jornal Washington Post. O filme também ganhou os Oscar de Melhor Roteiro Adaptado, Direção de Arte e Som.

Todos os Homens do Presidente é uma história tratada com seriedade e não abre mão de apresentar os fatos tais como ocorreram, e recentes na época do lançamento - o filme foi realizado apenas quatro anos após o escândalo. É lógico que há elementos fictícios, mas nada que comprometa o essencial, que é a busca pela verdade e transparência perseguida com tenacidade e persistência pelos dois repórteres, que mudaram e criaram um novo modelo de jornalismo, mais competente e que não aceita desculpas fáceis.

9 Comments:

At 7:13 PM, maio 30, 2007, Blogger Wiliam Domingos said...

Os chamados "thriller" sempre fascinam...
Não conheco este filme, mas adoro ver os jornalistas em ação, invés de policiais sérios e bem vestidos!
Vlw pela dica...
Abraçooo
http://eco-social.blogspot.com/

 
At 7:38 PM, maio 30, 2007, Blogger Kamila said...

Eu tenho vergonha de dizer que nunca assisti "Todos os Homens do Presidente" por completo. Sempre peguei partes do filme. Preciso rever isto urgentemente!!!

 
At 8:17 PM, maio 30, 2007, Anonymous Anônimo said...

Putz, sem dúvida um dos melhores filmes de todos os tempos (o terceiro melhor da década de 1970, só perdendo para "The Godfather" e "Contatos Imediatos do Terceiro Grau"). Ótimo texto!

Abraço!

 
At 9:32 AM, maio 31, 2007, Blogger Museu do Cinema said...

Já gostei do nome "Filmes Eternos", e esse é um deles, vou além, é um filmão. Eu gosto muito desse periodo do cinema norte-americano, final dos 70 e comecinho dos 80, acho que ai houve uma mudança muito importante na industria, valorizando mais o cineasta.

 
At 2:39 PM, maio 31, 2007, Blogger Marcus Vinícius said...

Outro filme que tenho que ver. A minha curiosidade ficou mais aguçada ainda se tem algo de Arquivo X, vou alugar amanhã mesmo. Abraços

 
At 3:47 PM, maio 31, 2007, Blogger Túlio Moreira said...

Imagina se esse filme não é importante pra mim, né? Faço jornalismo!!!!!

É matéria-prima de aulas, discussões e tudo mais na minha faculdade. Além de tudo, um clássico do cinema!

Otavio, respondi o post lá no Kabuki.

abs!

 
At 4:58 PM, junho 02, 2007, Anonymous Anônimo said...

Nunca vi...mas sei que é pecado. A refilmagem no entanto, A Grande Ilusão, foi um resultado apenas correto, tecnicamente impecável e com elenco soberbo mas o filme em sí extremamente mal estruturado.

 
At 7:44 PM, junho 02, 2007, Anonymous Anônimo said...

Todo estudante de jornalismo precisa muito ver esse filme. É interessante enquanto cinema e tbm como lição de como fazer jornalismo investigativo sério e competente. Clássico absoluto (quem era o Dustin Hoffman, hein!!). Valeu Otávio!

 
At 11:55 PM, junho 02, 2007, Anonymous Anônimo said...

Wally, uma pequena correção: A grande ilusão não é a refilmagem desse filme e sim de um outro clássico de 1949, cujo título original é All the King´s Men. Abraços.

 

Postar um comentário

<< Home