segunda-feira, maio 28, 2007

Cannes premia filme romeno

Para quem não suporta os filmes do verão norte-americano e acha que o Oscar tem muito marketing ou que os europeus são bem mais sérios em suas premiações, é hora de se deliciar com a lista dos vencedores do 60º Festival de Cannes. A Palma de Ouro foi para o romeno 4 Meses, 3 Semanas e 2 Dias, de Cristian Mungiu (na foto, ao lado do Presidente do júri, o diretor Stephen Frears).

O blog do meu colega Vinícius Pereira cobriu todo o festival. Depois passa lá. Abaixo, a lista completa dos felizardos. Divirta-se:


Palma de Ouro
4 Meses, 3 Semanas e 2 Dias, do romeno Cristian Mungiu

Grande Prêmio
Mogari no Mori, da japonesa Naomi Kawase

Prêmio do Júri
Persépolis, da franco-iraniana Marjane Satrapi e do francês Vincent Paronnaud, e Luz Silenciosa, do mexicano Carlos Reygadas

Melhor Atriz
A sul-coreana Jeon Do-yeon, por Secret Sunshine

Melhor Ator
O russo Konstantin Lavronenko, por Izganie

Melhor Direção
O norte-americano Julian Schnabel, por Le Scaphandre et le Papillon

Melhor Roteiro
Do Outro Lado, do turco-alemão Fatih Akin

Prêmio Especial
Paranoid Park, do norte-americano Gus Van Sant

Palma de Ouro de Curta-Metragem
Ver Llover, da mexicana Elisa Miller

Câmera de Ouro
Les Méduses, dos israelenses Etgar Keret e Shira Geffen

5 Comments:

At 8:42 PM, maio 28, 2007, Anonymous Anônimo said...

Puxa, obrigado por citar meu blog, valeu mesmo, fico até lisonjeado! :-)

Quanto ao Festival, é o seguinte: continuo achando o Oscar o grande prêmio do cinema, mas a seleção de Cannes também é excelente, ainda que muitos filmes não cheguem ao Brasil - espero ao menos que, como de costume, o vencedor da Palma seja distribuído por aqui.

Abraço e mais uma vez obrigado!

 
At 8:53 PM, maio 28, 2007, Blogger Wiliam Domingos said...

Como o Vinicius disse...
infelizmente as salas brasileiras não costumam exibir os premiados de Cannes, com raras exceções!
Acho uma premiação de altissimo nível!
Estou ansioso para ver o filme premiado pela Palma de Ouro...
abraçooo
http://eco-social.blogspot.com/

 
At 10:11 AM, maio 29, 2007, Blogger Túlio Moreira said...

Otavio, o cinéfilo que você descreve no primeiro parágrafo não é o meu caso - o cinema americano é meu predileto -, mas eu também aprecio bastante o cinema europeu / asiático "de arte", por isso fiquei com muita vontade de conferir os premiados no Festival.

abs e boa semana!

 
At 10:22 AM, maio 29, 2007, Blogger Otavio Almeida said...

Sabe pq não me empolgo? Justamente por causa da distribuição aqui no Brasil. Mas se esse filme cair numa Mostra (onde tem mais chance), estarei lá.

Abs a todos!

 
At 9:34 AM, maio 30, 2007, Blogger Museu do Cinema said...

Otávio, é mesmo hora de ver os filmes europeus, esse romeno parece ser ótimo mesmo, era o favorito.

Acho Cannes o fetival mais charmoso do mundo, perde pro Oscar em marketing e organização, mas o charme é imbativel. Inesquecivel mesmo foi a premiação de Coração Selvagem!

 

Postar um comentário

<< Home