quinta-feira, maio 24, 2007

Ninguém mexe com Jerry Bruckheimer


Para o bem ou para o mal, Jerry Bruckheimer é um dos produtores mais poderosos de Hollywood. Seu nome se tornou forte nos anos 80, ao lado do amigo Don Simpson. Juntos, eles tocaram produções com mais prestígio do que os diretores escolhidos para filmá-las. Foi assim com Flashdance, Gigolô Americano e Top Gun.

Mas rapidamente, Don Simpson e Jerry Bruckheimer viraram sinônimos de cinema de ação. De preferência com muitas explosões, tiros, mulheres sensuais, guitarras, perseguições e muito, mas muito barulho mesmo. E tudo isso vem amarrado com edições pra lá de ágeis. Tem gente que odeia. Tem gente que adora. Ainda nos 80, eles produziram Um Tira da Pesada I e II. Detalhe: a segunda aventura do Detetive Axel Foley (Eddie Murphy) foi exibida em alguns cinemas norte-americanos com o volume máximo para deixar a platéia atordoada. Um simples pedido de Simpson, Bruckheimer e do diretor Tony Scott.

Já na década seguinte, eles atacaram com filmes ainda mais barulhentos: Dias de Trovão, Bad Boys, além dos mais "contidos" Maré Vermelha e Mentes Perigosas - sim, aquele mesmo com Michelle Pfeiffer (Simpson e Bruckheimer também amam). Em 1996, A Rocha marcou a primeira parceria com o diretor Michael Bay. O filme foi um sucesso, mas representou a última colaboração entre a dupla. Don Simpson foi vítima de overdose e faleceu.

Bruckheimer seguiu em frente e lançou Con Air, Inimigo do Estado, Armageddon, 60 Segundos - filmes com ritmos cada vez mais frenéticos. Em 2001, veio o fracasso de Pearl Harbor, tentativa frustrada de Bruckheimer e Michael Bay de pegar carona no sucesso de Titanic. Tirando Bad Boys II, o produtor usou sua influência para projetos mais interessantes como deixar Ridley Scott dirigir Falcão Negro em Perigo, e entre uma bobagem e outra, ele se dedicou ao maior sucesso comercial de sua longa carreira: a trilogia Piratas do Caribe. Sob o comando do diretor Gore Verbinski e a supervisão da Disney, os três filmes não sairam tão exagerados da sala de edição - levando em consideração, claro, o nome de Jerry Bruckheimer na produção.

Incansável aos 61 anos, ele também é o responsável por séries de TV como C.S.I., Close to Home, Justice, Without a Trace e Cold Case. Além disso, seu domínio na indústria está longe do fim. Se os dólares arrecadados no primeiro final de semana de Piratas do Caribe - No Fim do Mundo forem generosos, Jack Sparrow (Johnny Depp) pode voltar. Nada é impossível em Hollywood. Ainda mais com Jerry Bruckheimer por trás de uma produção.

7 Comments:

At 7:09 PM, maio 24, 2007, Anonymous Anônimo said...

Com certeza é um dos nomes mais poderosos de Hollywood, mas já produziu cada filme ruim, hein? Só para citar alguns: "Con Air", "60 Segundos", "Armageddon"... Mas a série "Piratas do Caribe" compensa pela qualidade. Adoro seus trabalhos na TV, especialmente "C.S.I.", "Without a Trace" e "Cold Case".

 
At 12:50 AM, maio 25, 2007, Anonymous Anônimo said...

Esse Jerry Bruckheimer é uma farsa. A única coisa boa que ele fez foi lançar "Piratas do Caribe". E olhe lá.

 
At 10:32 AM, maio 25, 2007, Blogger Otavio Almeida said...

Ah, vai... UM TIRA DA PESADA é legal...

 
At 8:13 PM, maio 28, 2007, Anonymous Anônimo said...

Agora que descobri que os seriados que assisto e adoro são todos dele vou dar um crédito pro terceiro filme dos Piratas porque o segundo só por Deus...mas as séries são imbatíveis...bem melhores que Lost, aquela merda eterna e descabida.

 
At 11:45 AM, junho 04, 2007, Anonymous Anônimo said...

Rodrigo, assista à um episódio de C.S.I ou COLD CASE e depois com certeza vc vai mudar de idéia... Este cara tem uma mente privilegiada, vamos respeitar.. bjim!! Adilanda

 
At 9:47 PM, agosto 15, 2007, Anonymous Anônimo said...

Respeito e muita admiração. Até nos erros esse cara comete vários acertos. Parabéns a ele!
As séries são as minhas preferidas. Acompanho toooooooooodas.

 
At 9:11 PM, outubro 08, 2009, Blogger israel said...

bad boys 2 é o melhor filme de todos os tempos

 

Postar um comentário

<< Home