quarta-feira, julho 18, 2007

Michael Bay, o destruidor

"Eu odeio Michael Bay!" costuma ser um desabafo dentro da comunidade cinéfila. O diretor norte-americano de 42 anos ainda é jovem para o ofício e reconhece que não ameaça o legado de um Stanley Kubrick ou John Ford. Mas ele pode facilmente responder que muita gente paga ingresso para ver os seus filmes barulhentos e poluídos.

Michael Bay pertence ao grupo de diretores de filmes publicitários (ou de videoclipes) que passou para o cinema. A culpa é todinha dos produtores Jerry Bruckheimer e Don Simpson, que o escolheram para comandar Bad Boys (1995). Na verdade, muitos acharam que a montagem rápida juntando cenas em câmera lenta com pôr-do-sol, carros em alta velocidade, belas mulheres, tiroteios, explosões e o som no volume máximo eram toques exclusivos dos produtores.

Hoje, os críticos torcem o nariz para o "estilo Bay", mas lembro até hoje: em 1996, quando saiu A Rocha, li várias críticas elogiando o ritmo frenético de Bay. Outros diziam que Sean Connery finalmente retornava em um grande filme de ação. Já em Armageddon (1998) e Pearl Harbor (2001), o diretor sofreu as piores críticas de sua carreira. E com justiça. Ao lado de Jerry Bruckheimer, Michael Bay tentou apelar para um Bad Boys 2 (2003), mas a longa duração incomodou quem foi ao cinema para ver um filme que era somente mais do mesmo.

Então, os colegas resolveram seguir caminhos opostos para continuar a vida. Bruckheimer foi produzir Piratas do Caribe (2003) para a Disney, enquanto Bay foi dirigir A Ilha (2005) para a Dreamworks, de Steven Spielberg. Ironicamente, o filme foi uma agradável surpresa. É uma ficção científica intrigante, mas que perde um pouco devido aos maneirismos de Bay: dá-lhe montagem rápida, pôr-do-sol, carros em alta velocidade, lindas mulheres, tiroteios, explosões e outros truques fáceis. Embora seja o seu melhor trabalho, o filme foi o primeiro grande fracasso de bilheteria de Michael Bay.

Algumas línguas de cobra já davam como certo o fim de sua curta carreira, mas Steven Spielberg acreditou nele. Repararam em todos os seus "maneirismos"? Michael Bay não deixa de ser um menino que jamais cresceu. Dirige como uma criança, gosta de carros velozes, destruição em massa, fantasia, ficção científica, mulheres bonitas que nunca ficam com garotos comuns nas escolas, etc.

Acho que Spielberg viu isso e confiou Transformers ao diretor. Inicialmente, Bay não acreditou muito no projeto. Mas Spielberg vendeu desta forma: "Transformers não é um filme sobre robôs gigantes. Essa é a história de um jovem normal que compra seu primeiro carro para impressionar belas garotas". No final de uma sessão deste blockbuster, Spielberg mostra que tem razão. Apesar do "estilo Bay".

8 Comments:

At 10:36 PM, julho 18, 2007, Anonymous Anônimo said...

Michael Bay realmente possui certos maneirismos que incomodom em alguns de seus filmes. Devo ter visto todos, mas os únicos que lembro bem são Aramageddon e A Ilha. O primeiro achei bem fraquinho, melodramático, e bem decepcionante no roteiro e direção. Mas gostei bastante de A Ilha, não sei se é porque me diverti pra caramba ou se é porque foi realmente bem feito. Gostei de tudo no filme, desde o visual à trilha, os atores à ação exagerada. Bom entretenimento. Espero o mesmo de Transformers, quem sabe até mais...
Boa matéria.

 
At 12:40 AM, julho 19, 2007, Anonymous Anônimo said...

É bem complicado encontrar algum filme bom do Michael Bay, mas nunca cheguei a odiá-lo. Sempre observo algum ponto positivo em seus trabalhos, quase sempre relativos às cenas de ação, como é o caso de "A Ilha" e "Armageddon" (pra mim seu filme mais 'tolerável'). Acho que "Transformers" facilmente ocupará o primeiro lugar de qualidade em sua filmografia.

Abraço!

 
At 9:46 AM, julho 19, 2007, Blogger Marfil said...

O estilo Bay é um estilo pipoca. Assisto seus filmes sem grandes pretensões. Apenas diversão. Explosões. Bolas de Fogo. Adrenalina e só. É divertido...

 
At 10:36 AM, julho 19, 2007, Blogger Otavio Almeida said...

Lembrem-se que sempre poderia ser pior... E se TRANSFORMERS fosse dirigido por Roland Emmerich, de ID4 e GODZILLA?? Michael Bay faz melhor do que ele, vai... dá um desconto para o rapaz...

 
At 10:57 AM, julho 19, 2007, Blogger Túlio Moreira said...

Então, Michael Bay é um diretorzinho de merda que me chamou a atenção pela primeira vez em A Ilha - talvez mais por Scarlett Johansson do que por ele...

Gostei demais dos efeitos de Transformers e não vejo a hora de ver o filme, mas deve ser mais um emaranhado de diálogos idiotas, como em todos os filmes de Bay até agora.

Abraço e ótimo fds!

 
At 11:03 AM, julho 19, 2007, Anonymous Anônimo said...

Michael Bay é bem meia boca. A Ilha é bacana, o visual do filme é contagiante, Pearl Harbor eu não acho um desastre, é bonito, tem uma fotografia linda, de resto o cine desastre q ele faz, eu passo.

 
At 11:11 AM, julho 19, 2007, Blogger Kamila said...

Eu não odeio o Michael Bay. Acho que ele é bom no nicho de filmes que ele faz.

 
At 1:10 AM, julho 20, 2007, Anonymous Anônimo said...

Faço minhas as palavras da Kamila (ao menos por enquanto, pois ainda não vi o que ele fez com Transformers)
Esse sábado é dia de ir assistir à TRANSFORMERS !!!
Abs à todos e bom fds !!

 

Postar um comentário

<< Home