sábado, janeiro 19, 2008

Clint Eastwood e Pixar dominam o Blog de Ouro



A primeira edição do Blog de Ouro, prêmio da Sociedade Brasileira de Blogueiros Cinéfilos para os melhores filmes que estrearam nos cinemas do país em 2007, foi divulgada na madrugada de sexta para sábado. O HOLLYWOODIANO é um dos membros da Sociedade.

Cartas de Iwo Jima, a extraordinária visão de Clint Eastwood do lado japonês na batalha contra os americanos no Pacífico, ganhou 3 Blogs de Ouro, incluindo os principais: Melhor Filme e Melhor Diretor (Eastwood). Cartas de Iwo Jima ainda levou o prêmio de Melhor Fotografia. O impressionante é que o filme de Clint Eastwood estreou no Brasil em fevereiro, mas parece que os cinéfilos não esqueceram seu impacto.

No entanto, Ratatouille, uma obra-prima da Pixar, ganhou mais do que qualquer outro filme. Foram 4 Blogs de Ouro: Melhor Animação, Melhor Roteiro Original, Melhor Trilha Sonora e Melhor Canção. Eu confesso que votei em Ratatouille para Melhor Filme, a única categoria que a animação perdeu, mas...

Zodíaco, que recebeu o maior número de indicações (oito), decepcionou. O filme de David Fincher ganhou dois prêmios importantes - Melhor Ator Coadjuvante (Robert Downey Jr.) e Melhor Roteiro Adaptado. Acho que foi pouco. Mas Pecados Íntimos superou Zodíaco em decepção. Indicado em cinco categorias, incluindo Melhor Filme, o longa de Todd Field não levou nada.

O brasileiro Wagner Moura foi o Melhor Ator, por Tropa de Elite, enquanto a francesa Marion Cotillard foi a Melhor Atriz, por Piaf - Um Hino ao Amor. Com isso, digo que o Blog de Ouro foi bem internacional, afinal a japonesinha Rinko Kikuchi (Babel) foi a Melhor Atriz Coadjuvante, e lembro que Cartas de Iwo Jima é americano, mas falado em japonês.

Maria Antonieta foi premiado nas duas categorias que disputou (Direção de Arte e Figurino). O Ultimato Bourne também ganhou dois Blogs de Ouro (Montagem e Som).

O resultado do Blog de Ouro, como qualquer outro prêmio, não é unanimidade. Mas eu gostaria de agradecer (e parabenizar) a todos que "deram vida" a Sociedade Brasileira de Blogueiros Cinéfilos. E obrigado também ao Sr. Ricardo Matsumoto, jornalista da Revista SET, que votou no Blog de Ouro como nosso convidado.

A lista completa de vencedores está aqui.

4 Comments:

At 3:48 PM, janeiro 20, 2008, Blogger Kamila said...

Este comentário foi removido pelo autor.

 
At 3:49 PM, janeiro 20, 2008, Blogger Kamila said...

A lista de vencedores do primeiro BLOG DE OURO merece todos os parabéns! Excelente!

Particularmente, fiquei muito feliz com a escolha de "Cartas de Iwo Jima" como o melhor filme de 2007 (porque este tinha sido meu filme favorito do ano passado) e com todos os prêmios conquistados por "Ratatouille" (exceto melhor canção).

A participação de todos os que votaram foi muito legal, Otavio, e espero que a SBBC continue progredindo.

Beijos.

 
At 9:19 PM, janeiro 20, 2008, Anonymous Anônimo said...

Fiquei bem contente com o resultado, votei em 11 dos 19 vencedores.

Vi O Caçador de Pipas hoje, e gostei muito.

Ciao!

 
At 9:30 AM, janeiro 21, 2008, Anonymous Anônimo said...

Eu não gostei do resultado final, como já deve saber. Para mim foi uma decepção ver "Cartas de Iwo Jima" como o grande vencer - ok, o filme estava no meu top 20 do ano, mas era o mais fraco entre os cinco indicados. Uma pena para "Ratatouille"...

 

Postar um comentário

<< Home