sexta-feira, fevereiro 15, 2008

Hollywoodiano escolhe os grandes filmes de 2007

Ou "Os 10 filmes que me impressionaram em 2007". A seleção abaixo está em ordem alfabética:

O Hospedeiro, de Bong Joon-ho


Juno, de Jason Reitman


Na Natureza Selvagem, de Sean Penn


Ratatouille, de Brad Bird


Sangue Negro, de Paul Thomas Anderson


Senhores do Crime, de David Cronenberg


Sweeney Todd - O Barbeiro Demoníaco da Rua Fleet, de Tim Burton


Tropa de Elite, de José Padilha


O Ultimato Bourne, de Paul Greengrass


Zodíaco, de David Fincher


Um desses será escolhido como o Filme do Ano na 2ª Edição do Hollywoodiano Awards. No ano passado, eu fiz uma seleção dos filmes favoritos do blog, mas o arquivo foi atualizado com uma arte nova e sem as categorias de TV. A seleção de 2006 está localizada ali ao lado na barra direita ou aqui.

A edição de 2007 será divulgada ainda nesta semana. Antes do Oscar. Palpites? Discordâncias? Esqueci algum? Grite. Comente.

15 Comments:

At 1:23 PM, fevereiro 15, 2008, Anonymous Anônimo said...

"Empolgante" lista, já que percebi que o filme aguardado imensamente por mim está nela, Sangue Negro. E ai? É o melhor do Oscar ou voce ainda prefere Juno? Dos demais, eu vi O Hospedeiro, Ratatouille, Sweeney Todd, Tropa de Elite, O Ultimato Bourne e Zodíaco. Todos excelentes, daria 5 estrelas para todos menos O Hospedeiro, que receberia 4. Na minha opinião o grande esquecido foi...Atonement.

Ciao!

 
At 3:51 PM, fevereiro 15, 2008, Blogger Alex Gonçalves said...

Otavio, a sua seleção ficou muito bacana. Não gosto muito de relacionar filmes que são lançados oficialmente no Brasil em 2008 numa lista de filmes de 2007, mas a menção de filmes como "Senhores do Crime" e "Tropa de Elite" deixou a lista ótima. Só não gosto de "O Hospedeiro" e sinto falta de "Possuídos", que acredito que ainda não tenha visto.

Excelente semana!

Obs.: conferi o trailer em excelente resolução e com legendas no Cinema em Cena – simplesmente phodastico!

 
At 4:18 PM, fevereiro 15, 2008, Anonymous Anônimo said...

Lista de melhores filmes do ano sempre é uma escolha complicada... Mas gostei da sua lista, somente gostaria de ter visto nela três outros filmes: Once, Longe Dela (Away from her)e Desejo e Reparação (Atonement).
Entretanto entre aqueles de sua lista aponto o Senhores do Crime, de David Cronenberg... Trata-se de umt rabalho fenomenal, onde a parceria do diretor com Viggo Mortensen rende uma verdadeira obra prima... O elenco de apoio e a área técnica também fazer por merecer o meu voto.
É isso...
Ah, nao posso deixar de frisar aqui que encotnrei este site por mero acaso e agora passo pelo mesmo ao menos uma vez por dia...
Hehehehhehhe...
Grande abraço

 
At 4:57 PM, fevereiro 15, 2008, Blogger Kamila said...

2007 está muito bem representado na sua lista, Otavio.

Dos filmes citados, ainda não assisti "O Hospedeiro", "Na Natureza Selvagem", "Sangue Negro", "Senhores do Crime".

E para deixar um palpite. Se dependesse do meu voto, o vencedor seria "Ratatouille".

Beijos e bom final de semana!

 
At 8:04 PM, fevereiro 15, 2008, Anonymous Anônimo said...

Já fico feliz desde já por "Sangue Negro" estar entre os finalistas! Gosto muito de todos aqueles que vi, sendo "Ratatouille" o melhor na minha humilde opinião. E não acho que esqueceu de algum não, está acima da média da maioria das listas de críticos americanos.

Abraço!

 
At 8:51 PM, fevereiro 15, 2008, Anonymous Anônimo said...

Há filmes bons, ruins, ótimos e aqueles que chamo de "experiência cinematográfica", que são filmes que, goste ou não, são obrigatórios. Por exemplo, há gente que detesta Laranja Mecânica, mas isso não importa, pois ele não deixa de ser um filme único e exemplar na história do cinema. Eu vi todos os filmes da lista, menos Senhores do Crime, e acredito que Sangue Negro é o único que entra nessa categoria, pois é um filme de grande densidade e de difícil realização. Juno é um ótimo filme, como Na Natureza Selvagem (que possui cenas marcantes), mas não consigo compará-los em termos de arte cinematográfica com Sangue Negro, que é um filme que contém cenas que ficarão na sua memória ao longo dos anos, não importa quantos filmes você irá assistir daqui para frente. A trilha sonora também é magnifíca e já prenuncia o modo de vida ambicioso, sem limites e destruidor que levará o personagem Daniel Plainview, que de plain (simplório) não tem nada. È um personagem tão complexo, que só um ator com a envergadura de Day-Lewis poderia fazê-lo. Plainview mostra o lado cruel e ao mesmo tão humano de um ser solitário que não encontra o seu par, ou alguém para dividir suas visões de grandeza e megalomania. A cena final é de uma brutalidade contra a religião que poucas vezes vi no cinema. Por se tratar de uma super produção, não sei como chegou a entrar na edição final do filme, pois arrepia até a mais cética das pessoas. Quanto ao filme citado pelo Alex, "Possuídos", é aquele filme do William Friedkin? Achei um filme desagradável e que se perde no desenrolar da história, principalmente na parte final. Os atores devem ter passado por uma de sua piores experiências da carreira, pois Friedkin é conhecido por menosprezar os atores. Além disso, é nítida a falta de orçamento do filme, pois a abertura inicial engana e em nada combina com os espaços fechados que o filme toma daí em diante. Até começa com uma idéia interessante, mas é duro de engolir aquela histeria coletiva no final.

 
At 10:08 PM, fevereiro 15, 2008, Blogger Unknown said...

Me falta conferir a maioria, ahhh... :-( "Sangue Negro", vejo esta semana, "Sweeney Todd" só Deus sabe quando, "Juno" dia 22 de fev, O Hospedeiro (acho na locadora?), "Na Natureza..." também 22 de fev. Os demais eu vi, inclusive ADOREI "Ratatouille" (10,0) e "Zodíaco"(9,0). "Senhores do Crime" nem tanto(7,0); Bourne (8,0) e Tropa (8,5). Grande abraço!!!!!

 
At 3:26 AM, fevereiro 16, 2008, Blogger Museu do Cinema said...

Bela seleção, tirando um, dois ou três dai, pode ser a minha tb Otávio, colocando Onde os Fracos não tem vez e classificando Sangue Negro como obra-prima!

 
At 5:43 AM, fevereiro 16, 2008, Blogger Ivani said...

Otávio,
Gostei da lista, mas não concordo com ela.
Acho que não é válido misturar filmes exibidos no Brasil em 2007 e 2008, na minha opinião seria melhor apenas selecionar os filmes exibidos aqui em 2007.
De qualquer forma, fazer o Hollywoodiano Awards é ótimo.
Abraços!

 
At 3:36 PM, fevereiro 16, 2008, Anonymous Anônimo said...

Otávio, por que o Assassinato de Jesse James ficou de fora?

 
At 8:32 PM, fevereiro 16, 2008, Blogger Otavio Almeida said...

Valeu, pessoal!

Eu pensei em considerar só os filmes exibidos no Brasil em 2007. Mas parece que o resultado fica um pouco ultrapassado... é o que pensei.

Denis, faroeste é coisa de macho! :) Não. Sério agora. Voltando. Eu não gostei. Achei um comercial de margarina com uma família feliz.

Abs!

 
At 8:33 PM, fevereiro 16, 2008, Blogger Otavio Almeida said...

E obrigado, João. Volte sempre. Vc tem blog?

Abs!

 
At 9:20 PM, fevereiro 16, 2008, Blogger Pedro Henrique Gomes said...

Comentar o quê? A lista está perfeita.

Obs: Não vi O Hospedeiro.

Abraço!!!

 
At 10:40 AM, fevereiro 17, 2008, Anonymous Anônimo said...

Otávio, quanto a Jesse James não concordo com você. É justamente pelo filme ter um tipo de abordagem difente e um pacing mais reflexivo que me atraiu a atenção. A fotografia é maravilhosa e há grandes atuações, especialmente de Casey Affleck e Brad Pitt, que tenta desesperadamente e talvez inconscientemente atuar à la Marlon Brando. Pode não ser aquele filmaço, mas é digno de nota e talvez numa revisão ele melhore. Abraços.

 
At 9:06 AM, fevereiro 19, 2008, Anonymous Anônimo said...

Prezado Otávio

Mandei um e-mail para você.
Como nao tenho blog meu e-mail é a melhor forma de~eventuais contatos...
Grande abraço

 

Postar um comentário

<< Home