segunda-feira, fevereiro 05, 2007

Diretores reconhecem Martin Scorsese

Finalmente, o mestre Martin Scorsese ganhou o devido (e tardio) reconhecimento dos colegas de profissão. No último sábado, o Sindicato dos Diretores (Directors Guild Awards - DGA) premiou o cineasta responsável por clássicos modernos como Taxi Driver (1976), Touro Indomável (1980) e Os Bons Companheiros (1990). Depois de seis derrotas, Scorsese ganhou o DGA por outra maravilha que ficará para a história do cinema: Os Infiltrados.

Alejandro González Iñárritu (Babel), Stephen Frears (A Rainha) – ambos indicados ao Oscar –, Bill Condon (Dreamgirls) e o casal Jonathan Dayton e Valerie Faris (Pequena Miss Sunshine) concorreram com Scorsese. O prêmio deixa o cineasta ainda mais perto de ganhar seu primeiro Oscar de Melhor Diretor – em quase 60 anos, apenas seis vencedores do DGA não repetiram o feito no Oscar. Leia: essa é a melhor chance de Scorsese levar o careca dourado em toda a sua carreira.

“Eu só quis fazer um bom filme que as pessoas gostassem. Só isso. Admito que não pensei que estaria aqui nesta noite.”, declarou Scorsese em seu discurso de agradecimento. Chega a ser irônico, afinal o próprio estúdio, ao divulgar Os Infiltrados fez um pedido à imprensa para não rotular o filme de “provável candidato ao Oscar” para “não ferir os sentimentos de Scorsese”. É até uma preocupação relevante – não há razões para o velhinho sair de sua casa pela sexta vez para ouvir outro nome na hora do “And the Oscar goes to...”. Sei não, mas parece que agora vai.

17 Comments:

At 3:57 PM, fevereiro 05, 2007, Blogger Túlio Moreira said...

Aliás, acho que Scorsese já deve estar satisfeito por ser um dos maiores cineastas vivos e por todos os clássicos planejados e executados por ele. Um Oscar agora não ia, sinceramente, fazer muita diferença. Não fez para Kubrick, não fez para Hitchcock, não vai fazer para ele. Aguardem Silêncio, mais uma obra preciosa do mestre.

Abraço!

 
At 4:58 PM, fevereiro 05, 2007, Blogger Kamila said...

Fiquei surpresa quando soube que o Scorsese ganhou o DGA pela primeira vez. Então, o equívoco era geral. A vitória no DGA deixa-o como incontestável para o Oscar de Melhor Diretor.

Vamos ver se, depois do Scorsese ganhar o tão cobiçado Oscar, ele se volta aos bons filmes sem ter essa pressão de ter que ganhar um Oscar nas costas.

 
At 7:08 PM, fevereiro 05, 2007, Anonymous Anônimo said...

Agora não tem jeito. A Academia tem que premiá-lo ou vai ser duramente criticada por longos anos.

 
At 10:05 PM, fevereiro 05, 2007, Blogger Túlio Moreira said...

O pior é que a Academia já premiou Robert Redford e Kevin Costner no lugar de Scorsese... nem dá pra comentar.

 
At 9:44 AM, fevereiro 06, 2007, Blogger Museu do Cinema said...

Bom, todos sabem minha opinião, ver um cineasta do quilate de Scorsese ganhar prêmios inéditos por filmes menores, não vejo isso como mérito. Isso é esmola. Tudo indica que ele vai ganhar o Oscar mesmo.

 
At 1:05 PM, fevereiro 06, 2007, Blogger Unknown said...

...

 
At 1:42 PM, fevereiro 06, 2007, Blogger Marcus Vinícius said...

A torcida pro tio Marty tá grande mesmo e claro que conta com a minha também. Mas sei não, to com um mal presentimento, acho que o Clint vai levar de novo...

 
At 1:43 PM, fevereiro 06, 2007, Blogger Túlio Moreira said...

Muito bom esse comentário do (ou da?) Raoni :D

 
At 2:10 PM, fevereiro 06, 2007, Blogger Otavio Almeida said...

Seja bem vindo (a?), Raoni!

Marcus, o Clint é fogo, mas acho que nessa categoria deve dar Scorsese sim... não é justo... se não é para premiá-lo, deveriam ter deixado o velhinho de fora e indicado... hmm... talvez, o Bill Condon, por DREAMGIRLS, que concorreu ao DGA.

Tô indo ver BORAT hj, galera!!!!!

Abs!

 
At 5:29 PM, fevereiro 06, 2007, Blogger Wanderley Teixeira said...

Scorsese está praticamente pondo suas mãos no Oscar...Só acredito que o mesmo naum acontecerá com Os Infiltrados.Esperava mais indicações do elenco...

 
At 5:50 PM, fevereiro 06, 2007, Blogger Otavio Almeida said...

Sim, a Academia não gostou tanto assim de OS INFILTRADOS. Essa categoria ainda está indefinida, mas caminha para uma possível vitória de PEQUENA MISS SUNSHINE.

Abs!

 
At 6:49 PM, fevereiro 06, 2007, Blogger Otavio Almeida said...

Quais é o filme do Scorsese favorito de vcs?

Abs!

 
At 6:50 PM, fevereiro 06, 2007, Blogger Otavio Almeida said...

Quero dizer: Qual o filme do Scorsese que vcs mais gostam?

 
At 9:31 PM, fevereiro 06, 2007, Anonymous Anônimo said...

Otavio, meu preferido é... "Os Infiltrados"! Sei, é estranho, mais considero esse trabalho tão excepcional quanto o realizado em "Os Bons Companheiros". "O Aviador" feixa o top 3.

 
At 9:32 PM, fevereiro 06, 2007, Anonymous Anônimo said...

* quis dizer, fecha o top 3 (que erro primário, desculpe).

 
At 9:36 PM, fevereiro 06, 2007, Blogger Kamila said...

Meu filme favorito do Scorsese é "Taxi Driver".

 
At 10:21 AM, fevereiro 07, 2007, Blogger Otavio Almeida said...

Hmm... eu sempre tenho dúvidas entre TOURO INDOMÁVEL e OS BONS COMPANHEIROS. Mas o melhor dele desde OS BONS COMPANHEIROS é mesmo OS INFILTRADOS.

Abs!

 

Postar um comentário

<< Home