Mesmo com as escolhas de sindicatos, críticos e, claro, o Globo de Ouro, o prêmio da Academia deste ano pode ir para qualquer um. Sério. Em 2006, O Segredo de Brokeback Mountain perdeu a estatueta de Melhor Filme para Crash, mas ao menos chegou como favorito.
Abaixo, faço uma pequena análise das categorias principais e arrisco alguns palpites. Crianças, por favor, não façam isso em casa. Segunda-feira, essas apostas podem ter ido para o brejo, mas vamos lá.
Melhor Filme
Quem deve ganhar: Pequena Miss Sunshine. É o filme mais leve e agradável entre os indicados. Como quase todo mundo gosta da comédia de Jonathan Dayton e Valerie Faris, isso pode ser decisivo. Mas Babel e Os Infiltrados também têm chances.
Quem deveria ganhar: Os Infiltrados. Em 20 anos, os cinéfilos vão olhar a lista de indicados deste Oscar e o filme de Martin Scorsese será lembrado como clássico. Cartas de Iwo Jima é o meu segundo favorito.
Melhor Diretor
Quem deve ganhar: Martin Scorsese (Os Infiltrados). Seria o primeiro Oscar do diretor de Caminhos Perigosos, Taxi Driver, Touro Indomável e Os Bons Companheiros. Uma vergonha para a Academia que pode ser corrigida neste domingo.
Quem deveria ganhar: Martin Scorsese (Os Infiltrados). Marty perdeu anteriormente para Robert Redford (Gente Como a Gente) e Kevin Costner (Dança Com Lobos) quando ele concorria, respectivamente, por Touro Indomável e Os Bons Companheiros. Não é mentira não. Tudo bem que ele tenha perdido para Clint Eastwood (Menina de Ouro), em 2005, quando estava indicado por O Aviador, mas pelo amor de Deus...
Melhor Roteiro Original
Quem deve ganhar: Pequena Miss Sunshine. O roteiro de Michael Arndt é o grande segredo do filme, mas enfrenta dois concorrentes fortíssimos - Peter Morgan (A Rainha) e Guillermo Arriaga (Babel).
Quem deveria ganhar: Pequena Miss Sunshine. Você também saiu sorrindo da sessão de Pequena Miss Sunshine? Cortesia de um roteiro simples e direto escrito por Michael Arndt.
Melhor Roteiro Adaptado
Quem deve ganhar: Os Infiltrados. Depois de escrever Cruzada para Ridley Scott, William Monahan adaptou o longa de Hong Kong (Conflitos Internos) para o ocidente e entregou um material de primeira com a cara de Martin Scorsese.
Quem deveria ganhar: Os Infiltrados. É o policial com as mesmas intrigas entre tiras e criminosos do passado, mas com uma roupagem para o novo milênio.
Melhor Ator
Quem deve ganhar: Forest Whitaker (O Último Rei da Escócia). Ignorado pela bela atuação em Bird, de Clint Eastwood, em 1989, essa é a oportunidade perfeita para a Academia reparar o erro e premiar um ator de verdade. Mas fontes garantem que Peter O' Toole (Vênus) e Leonardo DiCaprio (Diamante de Sangue) ganharam muitos votos nos últimos dias.
Quem deveria ganhar: Ficaria feliz pela vitória de Peter O' Toole. Oito indicações e nada para o eterno Lawrence da Arábia? Mas não tiro da cabeça que a ausência de Ken Watanabe (Cartas de Iwo Jima) é um absurdo. E Sacha Baron Cohen, por Borat, também merecia uma indicação...
Melhor Atriz
Quem deve ganhar: Helen Mirren (A Rainha). É simplesmente uma das maiores atuações do cinema.
Quem deveria ganhar: Meryl Streep (O Diabo Veste Prada) - porque também é uma das maiores atuações do cinema.
Melhor Ator Coadjuvante
Quem deve ganhar: Eddie Murphy (Dreamgirls). Gosto muito do Eddie Murphy dos tempos de Um Tira da Pesada e Trocando as Bolas. O Eddie Murphy de hoje é lamentável e seu trabalho em Dreamgirls é superestimado e baseado em imitação barata de James Brown.
Quem deveria ganhar: Alan Arkin (Pequena Miss Sunshine). Apesar da ausência inacreditável de Jack Nicholson (Os Infiltrados), o vovô que Arkin criou para o adorado Pequena Miss Sunshine permanece na memória até o fim do filme.
Melhor Atriz Coadjuvante
Quem deve ganhar: Jennifer Hudson (Dreamgirls). Ela canta demais e é mesmo boa atriz. Mas é um exagero ganhar um Oscar por seu primeiro trabalho nas telas. Que sirva de incentivo para uma carreira promissora...
Quem deveria ganhar: Abigail Breslin (Pequena Miss Sunshine). Desde 1994, quando Anna Paquin ganhou nessa categoria por O Piano, que uma criança não leva a estatueta dourada. Qual é o problema? Mais filmes que Jennifer Hudson ela tem...
Onde assistir ao Oscar pela TV na noite de 25 de fevereiro?
- E! Entertainment Television
Às 14h, os especialistas do canal já comentam a festa.
Às 20h, Ryan Seacrest e Giuliana DePandi comandam as entrevistas no Tapete Vermelho.
Às 2h, o canal invade as festas dos estúdios e conversa com os vencedores do Oscar.
- TNT
Às 21h, o canal analisa a chegada das celebridades no Tapete Vermelho.
Às 22h, Rubens Ewald Filho comenta a transmissão ao vivo da cerimônia de entrega das estatuetas.
- Globo
Com apresentação de Maria Beltrão e comentários de José Wilker, o canal só inicia a transmissão da cerimônia quando acabar aquele Big Brother Brasil.